Por que a minha empresa não faz apresentações criativas? Essa é uma das perguntas que mais respondemos em cursos e treinamentos in company do MonkeyBusiness. Muitos ficam frustrados com a qualidade criativa de suas apresentações e buscam selecionar esse problema. Mas, muitas vezes, de maneira errada. Escolhendo programas que oferecem mais animações, acreditando que nelas mora a criatividade. Não é só isso.
Apresentações criativas não são aquelas que transbordam cor, animação, luzes e brilhos. Isso é a abertura do Carnaval da Globo. E funciona para eles, mas provavelmente não vai funcionar para você. Se você se pergunta “como criar apresentações mais criativas constantemente, vamos te dar algumas dicas que vão ate ajudar a entender o seu caminho de criatividade. Vamos lá:
1 . Você é criativo? Melhor: você precisa ser criativo?
Existem dois adjetivos que norteiam uma apresentação profissional de qualidade: impacto ou criatividade. Para muitos, uma apresentação só é boa quando ela é impactante ou criativa. Será? Nem toda apresentação de qualidade tem essas características. Por isso, se suas apresentações não são criativas não se preocupe.
Avalie se você é um profissional criativo, que precisa refletir essa característica nos seus slides, ou se a empresa que você trabalha tem a criatividade no DNA. Se não tiver, tudo bem! Abandone a busca pela criatividade em suas apresentações e se concentre em montar uma apresentação eficiente, direta e clara para o seu público. Muitas vezes esse tipo de material se sai até melhor do que aquela apresentação cheia de criatividade, apresentada em um ambiente onde ela não é bem-vinda.
2 . A criatividade ajuda você a vender a sua ideia?
Por mais que trabalhemos o roteiro, direção de arte e design da sua apresentação, ela está longe de ser uma peça de entretenimento. Apresentações criativas devem dar resultado. Alcançar o objetivo. Esse é o ponto principal do material, e deve ser perseguido e alcançado. Avalie: uma apresentação criativa me ajudaria na venda da minha ideia? Pense no ambiente, mercado, empresa em que você está apresentando, público-alvo, etc, para chegar a uma conclusão. Existem situações onde temos que apostar em outras qualidade, e não a criatividade para alcançar um resultado na apresentação.
3 . O que é criatividade para você?
Muitos profissionais se frustram com a criatividade porque encaram ela como algo muito maior do que realmente é. Criatividade não é fazer algo nunca feito antes pela humanidade. Se você pensa assim vai ter sempre dificuldades de alcançá-la e vai se sentir frustrado com isso. Abaixe um pouco o sarrafo: ser criativo é pensar em um caminho novo para alcançar um objetivo. Dentro desse parâmetro, temos vários níveis de criatividade.
Você pode criar uma linha de argumentos nova, inédita, e isso já é ser criativo, ou abandonar tudo e fazer um storytelling, o que também é ser criativo, mas muito mais difícil de se alcançar. Se você entender que a criatividade em uma apresentação nos mostra vários níveis, talvez reconheça que já está sendo criativo, mas dentro de um espectro confortável para você/sua empresa/seu mercado.
4 . A busca por culpados
No livro “Criatividade SA”, Ed Catmull, presidente da Pixar e da Disney Animation afirma que, em empresas que têm a característica da “busca por culpados’ em sua cultura organizacional, a criatividade será repreendida. Ed lutou muito para criar esta cultura organizacional, tanto na Pixar, e mais recentemente na Disney: manter um ambiente (tanto físico como cultural) onde os funcionários se sintam à vontade para criar. Mas, criar envolve riscos. O risco de errar.
Porque tentar coisas novas é um desafio que pode não dar certo. E só empresas abertas ao “erro” podem ter profissionais criativos. Portanto, se você trabalha em uma empresa que “busca culpados”, pune o erro e não aceita desvios, provavelmente ousar na criatividade é um problema. Nesse caso, entenda o nível criativo que você pode chegar, e tente se manter nele. Lembre-se do tópico 3: criatividade não é fazer o que nunca foi feito antes. É inovar no caminho para se conseguir algo.
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