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10 dicas de Elevator pitch: sua ideia em pouco tempo

A saber, aqui no MonkeyBusiness nós desenvolvemos apresentações de tudo quanto é jeito. Existem aquelas bem longas, em que o apresentador levará de 30 a 40 minutos para apresentar tudo. Outras mais curtas, onde 15 minutos são suficientes. Existem também as TEDTalks, que variam bastante, mas nunca passam de 18 minutos. E a Pecha Kucha, que fixou um formato de apresentação que compreende exatos 6 minutos e 40 segundos. Seja qual for o tempo disponível, o importante é que a mensagem seja transmitida com objetividade. E um dos mais interessantes é o Elevator Pitch.

Porém, ultimamente a questão do “tempo” tem sido um problema. Isso porque quase ninguém mais tem disponibilidade de sentar e prestar atenção no que você tem a dizer. Assim sendo, conquistar a atenção de alguém nos dias de hoje é dificílimo. Além de você não vai querer perder a chance de vender sua ideia/produto/projeto quando os olhos estiverem voltados pra você.

Mas e se esse momento for dentro de um elevador? É praticamente impossível pensar em um lugar mais inóspito do que um elevador para se fazer uma apresentação. Mas, por outro lado, uma vez que ele está em movimento, ninguém pode sair dali. Tá bom vai, a chance de isso acontecer é minúscula. No entanto, pensar em sua apresentação, ou Elevator Pitch, como se ela fosse ser feita enquanto o elevador vai do térreo ao 12º andar, pode ajudar muito na compreensão de quem o assiste.

Nos baseamos no conceito do “elevator pitch”, adaptamos para nossa realidade. E reunimos 10 dicas sobre como a sua apresentação pode (e muitas vezes, deve) ser apresentada em poucos minutos:

01. Seja sucinto

De acordo com a Wikipedia, o índice de tempo de atenção de um adulto gira em torno de 8 segundos. Praticamente nada, mas esses poucos segundos serão fundamentais para que a pessoa continue interessada no que você está dizendo.

02. Faça ganchos

Um gancho sempre irá fazer com que seus ouvintes se perguntem “o que vem por aí?” Ao gerar essa curiosidade, a chance de você responder a várias perguntas ao final da sua apresentação é bastante grande.

03. Fale de suas ideias, não de você

A menos que seja uma entrevista de emprego, o interesse de sua plateia está no que você tem a dizer sobre o seu projeto ou ideia. Só fale de detalhes pessoais se eles forem realmente relevantes para o assunto principal da sua apresentação.

04. Esqueça os mínimos detalhes

Esse é o momento de falar do projeto como um todo. Se você conseguir transmitir sua mensagem com objetividade, naturalmente as pessoas irão querer saber mais detalhes, e aí, com mais tempo, você poderá sanar todas as dúvidas e curiosidades.

05. Fale de forma simples

Nada de jargões corporativos, frases feitas ou palavras difíceis. Use termos condizentes com a sua apresentação: ninguém gosta de alguém que quer chamar a atenção sendo um dicionário ambulante.

06. Pratique

Essa pode parecer óbvia, mas existe muita gente que não se prepara para uma apresentação. Mesmo se o assunto estiver tinindo na sua cabeça, perca alguns minutos para olhar novamente seus slides e afiar ainda mais seu discurso.

07. Escreva seu discurso

Colocar as ideias no papel pode ser um ótimo treino para uma apresentação, pois isso demanda uma organização mental que muitas vezes perdemos ao falar. Mentalize e passe para o papel; você pode se surpreender com novas abordagens que podem surgir.

08. Revise seu material

Revise quantas vezes puder! Tudo por ir por água abaixo se você escrever alguma palavra errada ou se alguém duvidar de um número devido a uma falta de fonte. Enfim, erros simples podem chamar muita atenção e dispersar a audiência.

09. Contextualize

Contexto é tudo. Ele mostra o que aconteceu anteriormente e aponta possibilidades para o futuro. Isso facilita a recepção da mensagem pelo seu interlocutor.

10. Escute

Depois de falar, ouça o que as pessoas têm para lhe dizer. Muitas vezes, novas ideias podem surgir a partir dessa conversa. E o primeiro passo para isso é saber ouvir para poder usar posteriormente esse novo conhecimento, informação ou opinião.

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