MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

As diferenças entre animação cut-out e a animação frame-a-frame

Dentro do maravilhoso mundo da animação e do Motion Design, podemos fazer uma divisão de técnicas quando o assunto são as animações 2D: a animação cut-out e a animação frame-a-frame. Afinal, quais são as diferenças entre esses dois tipos de animação? Vamos detalhar os dois tipos de animação aqui:

A ANIMAÇÃO CUT-OUT VS A ANIMAÇÃO FRAME-A-FRAME

A animação cut-out é uma das técnicas de animação mais antigas e simples. Basicamente, trata-se de uma que envolve a produção de animações usando personagens 2D, objetos, elementos, adereços e cenas recortadas. Ou com efeito de recorte. Que pode ser produzida de forma analógica com uma câmera e objetos como papel, cartão ou tecido. Assim como podem ser feitas de forma digital, com a criação dos elementos em pedaços e animados.

Dessa forma, os animadores dividem, por exemplo, os personagens em segmentos menores (pensando nas dobras naturais do corpo como cotovelos, joelhos, etc), juntam as formas recortadas individuais e as animam em pequenos passos. Seja em softwares como o After Effects ou tirando fotos  — quando falamos da animação de cut-out analógica — a cada passo, para criar a ilusão de movimento. Um exemplo bastante conhecido é o South Park. Ele foi um dos precursores dessa técnica de animação e deu início a todo um Mercado. Veja mais exemplos de animação cut-out aqui:

Ao contrário da animação cut-out temos a animação frame-a-frame. Ela é o que podemos chamar de animação clássica, imortalizada por estúdios como a Hanna Barbera e a Disney. Trata-se de uma animação onde se desenha, do zero, todos os frames que criam a sensação de movimento ao olho humano. Assim, temos uma base de 24 frames por segundo. Ou seja, para cada segundo de animação frame-a-frame são ilustradas 24 cenas. Super trabalhoso, demorado, mas com resultados lindos:

Assim, a animação cut-out acaba sendo mais rápida de ser produzida. E, mesmo com uma enorme gama de recursos, acaba, por outro lado, apresentando animações um pouco mais restritas. Principalmente quando exige uma mudança de planos. Dessa forma, animação cut-out presta-se bem a movimentos decisivos e rápidos em um único plano por cena, que disfarça algumas das limitações dos personagens recortados.

Essa limitação vem alinhada com uma grande vantagem da animação cut-out: ela requer muito menos desenhos do que a animação frame-a-frame. Dessa forma, o animador pode usar um único desenho, cortado em pedaços, para representar o movimento que, se fosse em frame-a-frame, exigiria centenas de células. Então acabamos ficando entre a velocidade e a praticidade que a animação cut-out oferece contra a beleza e a fluidez que a animação frame-a-frame possibilita.

QUAL TIPO DE ANIMAÇÃO ESCOLHER?

Agora, se você ponderar qual das duas técnicas de motion design seria a melhor para você, pense que a animação cut-out é um pouco mais restrita na questão dos planos, mas é mais rápida e, consequentemente, mais barata. Já a animação frame-a-frame é mais fluída, tem mais cara de cartoon, mas demora mais tempo para ser realizada e é mais cara. Assim, tudo vai depender do seu projeto.

Se quiser falar mais sobre sua animação, entre em contato conosco do MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design especializado em animações. E vamos saber guia-lo na melhor escolha. Seja uma animação cut-out ou uma animação frame-a-frame.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Animações.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.