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9 dicas para transformar sua apresentação em um diálogo

Você sabe a importância de transformar sua apresentação em diálogo? Ou então se lembra das aulas de colégio? Principalmente da dinâmica das aulas. Quem estudou há poucos anos ainda se lembra de como eram feitas as dinâmicas das aulas. O professor ficava em pé lá na frente, falava, escrevia na lousa, e a sala ficava quieta, em silêncio (nem sempre) anotando o conteúdo. Algumas horas se passavam dessa maneira quando finalmente, era a hora de ir embora.

E hoje? Quando você está prestes a assistir uma apresentação na sua empresa e percebe que ela terá esse mesmo formato: um fala, muitos escutam. O que você sente? Normalmente, o sentimento é de pensar em maneiras do tempo passar mais rápido e então aquela tortura acabar. Mas transformar sua apresentação em diálogo pode ajudar no impacto do seu material.

Porque isso acontece? Estamos ficando menos pacientes? Para falar a verdade, sim. O mercado precisa de apresentações em menos tempo e mais espaço para discussões e diálogos. Então se esse for o seu caso, colocamos abaixo 9 dicas de como transformar a sua apresentação em diálogo e criar mais interação com a audiência:

1. O assunto é sobre eles, não você.

Fazendo um rápido paralelo com a jornada do herói, de Joseph Campbell, é interessante entendermos que em uma apresentação, o herói é de fato a plateia. O apresentador é apenas o mentor, que vai guia-la pela apresentação e facilitar o entendimento do conteúdo. Então, basicamente, o material deve ser feito com foco no público e não no apresentador. Quando você constrói o material dessa maneira, cria uma conexão de empatia com a audiência que vai te ajudar a transmitir suas ideias.

2. Procure um Especialista, não um vendedor

Quando você apresenta, o público busca por conclusões e a sua opinião sobre os assuntos. Como um especialista. Portanto, não se afunde em números, estudos, gráficos sem fim que desviam a atenção e no final, não ajudam a provar suas conclusões. Lembre-se que suas conclusões são mais importantes que seus gráficos. Aposte nelas.

3. Não leia os slides

Quando você lê os slides em uma apresentação, cria distância para o público. O ato de ler o slide desvia a sua atenção da audiência, e, ao repetir as informações que estão no slide no seu discurso, gera desinteresse sobre ele.

Bons apresentadores costumam criar um vínculo próximo com sua plateia e se conectam com eles em um lugar comum, onde criam diálogo.

4. Tudo é energia

Se você não colocar energia, sua apresentação não vai passar de uma pilha de slides, cheios de informações. Em outras palavras, é função do apresentador envolver a audiência emocionalmente com a apresentação. Não precisa fazer rir nem chorar, e sim compartilhar sentimentos. Fazer isso tem a ver com empregar energia na sua dinâmica. E existe uma lei da ciência que diz que energia é contagiosa. Portanto acredite nisso na hora de apresentar seu conteúdo.

5. Olho no olho

Não existe diálogo sem contato visual. Os olhos criam conexão, proximidade, até cumplicidade. Conseguimos dividir ideias e sentimentos através do contato olho no olho. Mantenha-se conectado com os integrantes da sua plateia através dos olhos o tempo todo da sua apresentação.

6. Conte histórias

Todos nós, quando dialogamos, contamos histórias. O tempo todo. Estamos acostumados a ouvir e a contar histórias, por isso é fácil nos conectarmos com elas e com quem as conta. Além das histórias, se preocupe em criar bons exemplos, com figuras de linguagem, analogias, etc. Tudo isso deixa a sua apresentação mais rica e interessante.

7. Não seja preguiçoso

Fuja dos clichês. Dos termos usados por todos. Lembre-se que se um termo funciona para todos, não funciona para ninguém. Frases como “a internet veio para ficar” ou “uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa” já tiveram sua importância, mas agora são apenas frases jogadas sem muito sentido. Não trazem nada de criativo para a audiência e por isso, não chama a atenção.

8. Dê a eles espaço para pensar

Ritmo no discurso. Estude os slides mais importantes da sua apresentação e aposte em trabalhar com pausas e silêncios para separar informações importantes e ressalta-las. Garantir as pausas fará com que os assuntos ganhem mais destaque.

9. Não seja corporativo

Você não precisa deixar a sua personalidade em casa toda vez que for apresentar. Ser sério não quer dizer ser asséptico. Tente não se robotizar. Assim você perde uma característica importante da apresentação e do diálogo: personalidade. Sem ela, ninguém vai querer conversar com você. Tampouco te ouvir fazendo uma apresentação.

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