DED Talks é uma grande brincadeira com o maior festival de ideias do mundo. Com certeza você já ouviu falar de TED. De fato, um dos mais importantes eventos de inovação e inspiração que existe desde 1984. Assim, ele trouxe os formatos TEDx para diversos países do mundo. Como o Brasil, por exemplo. Mas se não ouviu falar, por favor, invista seu tempo acessando ao site deles e assistindo a diversas palestras dos melhores anônimos (e até mesmo alguns famosos) do mundo.
Eis que o Official Comedy fez bom uso do humor e criaram, com maestria em detalhes, a primeira DED Talk do mundo. Sim, um morto-vivo (ou zumbi, ou errante, ou qualquer outro nome que você os chame) falando no palco com o famoso tapete redondo vermelho.
Enfim, humor à parte, vamos ao que interessa? O vídeo de DED Talks mostra uma apresentação que nós também admiramos bastante, e os pontos que levantaremos você pode considerar muito bem para as suas apresentações profissionais:
1. Menos é mais
Reparem slide a slide do palestrante (?) que a quantidade de informação por slide é bastante reduzida. Geralmente são ilustrações simples que se associam perfeitamente com o discurso.
2. Informação na medida certa
Ele poderia falar tudo sobre sua experiência. Mas atentou-se ao básico e necessário tanto para o seu tempo quanto para o seu objetivo: despertar a atenção. Apesar do público deste vídeo ser composto por figurões não muito despertos (tudumpish). Essa preocupação é importante para não fazer as pessoas se entediarem enquanto você fala, ou tenta alcançar um assunto.
3. Comparativos
Se você tiver dificuldade em explicar algo a alguém, tente usar de elementos comparativos. Neste vídeo ele faz a comparação sobre comer um ser humano enquanto é vivo e depois de morto, e ele mostra a vantagem (!?) tanto com descritivos de resultados como, visualmente, com gráficos – simples, objetivos).
4. Bom uso do humor
Uma característica importante de se usar o bom humor em uma apresentação é saber inserir este tom dentro do contexto: bem o que vemos no DED Talks. Piadas internas ou que exija muito raciocínio da audiência não apenas a fará ficar dispersa, ausente, quanto principalmente não causará o que você deseja: risos.
5. Surpreenda
Uma apresentação com começo, meio e fim é o básico e dever de qualquer palestrante, porém um palestrante que saber guardar o elemento surpresa no final pode surpreender a audiência.
Humor e ficção podem ser fontes de inspiração para uma apresentação profissional de sucesso. E você deve esse favor a quem te assiste: nada mais frustrante do que matar as pessoas de tanto tédio.
Tudumpish.
Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Profissionais.
Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.
Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!
MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas
Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.