fbpx
MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Crie conversas, não anúncios – O conceito de Communiting por Will.i.am

Seja lá o que você pensa sobre o futuro dos negócios
Seja lá o que você acha que a sua marca significa para a massa
Ou qual for a sua estratégia de marketing para os jovens
Uma coisa é certa: estamos no meio de uma mudança épica
Sob alguns aspectos, parece que voltamos ao Século XVII, quando todos estavam na corrida para descobrir o novo mundo
O Google são os franceses, o twitter são os espanhóis
A Microsoft são os holandeses, os malucos da Apple são os portugueses
Os oceanos são a internet e os computadores e softwares são os navios
E todos eles estão navegando para encontrar e conquistar novas terras

A mudança está acontecendo por todas as partes

Na política por todo o mundo, no âmbito corporativo
No ramo do entretenimento, nas fábricas
Os setores da economia e as marcas têm que se perguntar:
Por que isto está acontecendo? Qual é a causa disto?
Se você não se perguntar, não será capaz de se manter relevante quando a energia da transformação terminar
Novos tempos demandam novas ideias
Olhar para o passado não é uma forma de garantir um futuro
Repare nos filmes:
Um novo “Planeta dos Macacos” e um remake de “Conan, o Bárbaro”
Enquanto na TV há as novas “Panteras” e um novo “Hawaii 5-0”
É como se tivéssemos perdido a capacidade de imaginar
Teriam desaparecido todas as mentes criativas?
Ou quem foi que parou de investir nos sonhadores?

A indústria da música continua vendendo discos de plástico – também conhecidos como álbuns

Enquanto os atuais fãs de música compram ou escutam músicas direto da internet ou nos seus celulares
O presente gira em torno do acesso à representação física do consciente coletivo
Antigamente a consciência coletiva era um apenas um conceito
Hoje, a consciência coletiva está no seu smartphone e se chama Twitter
O Twitter é a representação física da consciência coletiva, pela qual pode-se conectar com a consciência de milhões
Você não precisa adivinhar o que se passa na cabeça das pessoas
As pessoas estão conectadas
Para se manter relevante, você, seu negócio ou a sua marca precisam ser parte desta conexão
É preciso participar das conversas, ou mesmo começar as conversas
É preciso inventar ou amplificar culturas
Marcas precisam ouvir a comunidade…

Pense nos setores da economia que estão prosperando e naqueles que estão tendo prejuízo
Muitos dos que estão no prejuízo têm apostado nos comerciais de TV e ainda não encontraram novos maneiras de ofertar seus produtos
Os que estão prosperando não têm comerciais mas ainda assim são bem-sucedidos

Qual foi a última vez que você assistiu a um comercial do facebook?

Qual foi a última vez que você assistiu a um comercial do zynga?
E qual foi a última vez que você assistiu a um comercial do twitter?
Ou de algum outro negócio em ascensão nas suas comunidades?
Há um novo conceito de marcas e negócios que reúnem comunidades
Você não precisa utilizar os canais tradicionais para o marketing e a publicidade
Hoje em dia, você precisa transformar um momento em uma força e uma força em um movimento
Que não pode ser realizado em um comercial de 30 segundos
É preciso iniciar uma conversa com seus consumidores
Então eu digo: crie conversas e não anúncios
Em 2011, se você quer encontrar seus consumidores, não pode fazer negócios como se estivéssemos em 1991 ou mesmo em 2001
especialmente no mercado para jovens

O que prendia a sua atenção ontem não vai mais prender hoje ou amanhã

Práticas antigas não resolverão problemas do presente ou do futuro
Os empresários antes iam onde o dinheiro estava
Atualmente, para se ter um negócio, é preciso ir onde estão as pessoas
Pessoas tem o poder de acabar com as marcas ou fazer delas um sucesso

Penso que deveríamos evoluir do marketing para o Communiting
Comercializamos tanto que matamos as comunidades
Comercializamos tanto que temos feito mal aos nossos clientes
Temos que conduzir os negócios de uma forma que dê condições e sustente as comunidades
Communiting é a comunicação entre pessoas e companhias que dão condições e sustentam uma comunidade
O comércio está nas intersecções dos relacionamentos entre as pessoas e as empresas
Communiting será o novo padrão:
Se o seu anúncio, plano de marketing ou comunicação não acrescenta, remodela, dá condições ou fortalece a comunidade, então não o leve adiante

Crie conversas, não anúncios

Além de um grande músico, produtor e artista inovador, Will.i.am ainda cria um novo conceito para a comunicação. Isto é: a publicidade e a propaganda. De fato diferente de como as conhecemos hoje. Ou seja, o Communiting. Em outras palavras, a comunicação entre as pessoas e as companhias sustentando as comunidades. Isto é, uma nova comunicação, que envolve a participação e o entendimento, tanto das empresas como do público e das comunidades.

Mas por que esse manifesto pelo Communiting está no Macacos me Bloguem? Por que também acreditamos nesse texto. Em outras palavras, a comunicação tem muito mais a ver com o diálogo do que com a simples absorção de mensagens. De fato, sempre defendemos essa ótica nas apresentações. Por exemplo, uma apresentação não acaba quando o palestrante desce do palco. Isto é, ela continua nos comentários do público, em seus Twitters, nas comunidades como o Facebook, e esse diálogo do palestrante e o público continua. Assim, a apresentação é apenas o start de uma conversa que une as pessoas. E por fim, a discussão é importante para que a sua idéia continue e para que novas idéias apareçam.

A saber, a idéia de Communiting do texto é um conceito que acreditamos aqui no MonkeyBusiness. Por isso nos envolvemos com os TEDx e diversos outros eventos. Por isso estamos em todos eles, assistindo apresentações, conversando com palestrantes e com o público. Assim também nos envolvemos com coaching dos palestrantes, com as suas histórias, e trabalhamos para retrata-las da melhor maneira possível em nossas apresentações. Assim também posso afirmar com certeza que aprendemos muito com cada evento novo que participamos. Afinal, esse aprendizado renova a maneira de criar apresentações que temos.

Por isso é importante que pensemos em Communiting ao apresentar.

Em outras palavras, é importante que saibamos que as nossas apresentações devem gerar o diálogo. Bem como a troca de idéias, e que as nossas idéias transmitidas nas apresentações não são carimbos. Ou seja, elas serão discutidas e avaliadas no momento da sua apresentação e nas diversas comunidades online. Em outras palavras, a sua apresentação continuará sendo vista na internet. Assim também como no seu slideshare ou similares. Por fim, o diálogo e as idéias continuarão.

Em suma: a sua apresentação é um meio de te aproximar ao seu público. Assim também de dialogar com ele.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Criativas.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.