MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Criando apresentações Twitáveis. Aprenda a criar a sua

Apresentações Twitáveis?

Sim, hoje vamos falar de apresentações twitáveis. A saber, o Twitter é uma ótima ferramenta para divulgar nossas idéias além do público que está nos assistindo ao vivo. Nos últimos anos, todos os grandes eventos que participamos dispunham de uma boa rede Wi-Fi (inclusive o TEDxAmazônia, que foi no meio da floresta), visando que os participantes divulguem as palestras e idéias que estão sendo apresentadas em tempo real pelas redes sociais, e a mais usada nesse caso é, sem dúvida, o Twitter. Com essa ferramenta, a sua apresentação vai além da sala de conferências e atinge muitas outras pessoas, o que é maravilhoso para espalhar idéias e fazer suas apresentações twitáveis.

Costumamos ver tweets do público com opiniões sobre o que estão assistindo, sobre complementos, novas idéias que melhoram o assunto, experiências pessoais, ou somente frases ditas pelo apresentador. Mas como podemos fazer parte dessa cultura, e facilitar que nossas apresentações e idéias sejam espalhadas pelo Twitter? Fizemos um pequeno guia de como facilitar a divulgação e tornar suas apresentações twitáveis. Em primeiro lugar, a primeira condição é que a sua apresentação, o seu assunto, seja interessante. Sem isso, dificilmente alguém o endossará nas redes sociais.

Abertura para opiniões

Existem estudos que dizem que não nos lembramos de mais de três ideias quando deixamos uma apresentação. Quanto mais idéias você foca, menos lembrado será. Tenha isso em mente: Uma tema, uma idéia central a ser defendida, e no máximo três idéias menores que a sustentem. Não entregue tudo. Desperte o desejo por mais. Com essa abertura, o público pode twittar suas idéias, seus pensamentos, e complementar a sua apresentação. Essa abertura de colaborar com a apresentação é um ótimo atrativo para que as pessoas espalhem a sua idéia, junto com as delas.

Separe as idéias por slides

Dividir idéias por slides é importante por diversas razões: Melhora a clareza do seu discurso, o entendimento da apresentação em geral e dá tempo para que o público reflita, participe, e twite. Hoje a participação não está somente no entendimento do discurso, em levantar a mão para fazer uma pergunta. A participação está online. As pessoas compartilham hashtags sobre o evento que você está apresentando ou até sobre a sua apresentação. Acompanhando a sua hashtag, o público troca idéias. Dê tempo e clareza suficiente para que o seu público possa twitar impressões.

Apresentação Profissional

O seu objetivo principal com a apresentação é comunicar claramente uma idéia. Para isso você precisa de um esforço em ter uma apresentação profissional. Só ela garante a minimização da entropia que pode acontecer durante a passagem da mensagem. Para isso é necessário que você pense no roteiro da sua apresentação. Consideramos aqui no MonkeyBusiness a área de roteiro como essencial para a criação de uma apresentação marcante. Uma apresentação marcante contém uma história. Lembre-se das histórias que ouviu e das apresentações de gráficos que viu. Quais te marcaram mais?

Além de um bom roteiro, um design atraente sempre captura e prende a atenção. Mais que isso, comunica profissionalismo. Por isso o MonkeyBusiness investe numa área de criação completa e competente, para que os slides da sua apresentação sigam uma unidade e tenham um cuidado de direção de arte único, justificado em defesas de criação. Tudo isso pensado para que você encante com a sua apresentação. Transforme a sua apresentação em uma superapresentação.

Links para mais informações

As informações da sua apresentação podem ir além dela. Lembre-se do tema dos eventos TEDx: “idéias que merecem ser espalhadas”. A idéia é que você mostre a idéia, mas que também mostre como as pessoas podem saber mais sobre ela. Links, nomes de pesquisadores e profissionais da área, sites de referência. Enfim, tudo vale para que o seu público sinta-se motivado a procurar esses links. Além disso, passarem esses links para frente com a ajuda das redes sociais.

Storytelling: conte uma história

Nos conectamos com as histórias, não com números e estatísticas. Sabemos que muitas vezes precisamos apresentar números, dados. Podemos apresenta-los no contexto de uma história. E não precisa ser nada que supere Tolkien. Apenas contar os fatos humanos que geraram aqueles números, como foram colhidos, qual problema enfrentamos, já é um começo. Afinal, histórias são mais fáceis de serem passadas por redes sociais. São lembradas mais facilmente para quem quer fazer um post no blog sua a sua palestra.

Deixe espaço para o diálogo

Audiências são participativas. Portanto, crie apresentações de modo que o público possa participar, tanto quem está na sala onde você apresenta, como os que os seguem em redes sociais. Abra espaços para a participação. Assim como faça pausas para ouvir o que eles têm a dizer. Não espere uma eternidade para terminar. Não force a participação. Afinal, hoje as apresentações são como grandes conversas. E você tende a não conversar com pessoas que não te deixam dar a sua opinião.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentação de Impacto.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.