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Como usar A Arte da Guerra em apresentações estratégicas

O general chinês Sun-Tzu nasceu em 544 a.C, portanto viveu no século VI a.C. E escreveu o livro da estratégia militar mais famoso de todos os tempos: A Arte da Guerra. Mais do que um manual sobre práticas e estratégias militares, é um ensaio filosófico sobre como resolver conflitos. Sejam eles militares ou não. No A Arte da Guerra grandes lições podem ser aprendidas para aplicação em muitas situações da vida cotidiana. E principalmente na vida profissional, para quem trabalha com estratégias para o mercado, por exemplo. Aplica-lo também em apresentações estratégicas é muito importante. Afinal, você quer vencer a guerra de apresentar uma nova ideia, certo?

Não preciso dizer que ele se tornou uma referência clássica no campo da gestão empresarial. Muitas faculdades de negócios como a ESPM colocam a Arte da Guerra como leitura obrigatória para seus alunos. Definitivamente, o livro migrou das estantes dos generais para as estantes dos administradores. E nas apresentações estratégicas não poderia ser diferente.

Aplicando a Arte da Guerra em apresentações estratégicas

A Arte da Guerra é um livro que não se desatualizou. Assim, os ensinamentos dele podem ser aplicados ainda hoje, considerando uma linguagem figurativa do autor. Um dos capítulos do livro mais conhecidos é: “Conhece teu inimigo e conhece a si mesmo, e sairá vitorioso em mil batalhas.” Sem querer retratar seu público como inimigo ou o ato de apresentar como uma guerra. No entanto, poderíamos reescrever essa frase como “Conheça o seu público e conheça a si mesmo” com o objetivo de que em toda apresentação. Assim, faremos de tudo para conhecer o público antes de nos apresentarmos. Consequentemente, antes mesmo de conhecermos o público, temos que nos conhecer.

Pode parecer um absurdo, mas muitos palestrantes não se conhecem. Há palestrantes que não tem inclinação alguma para o humor. Porém querem contar piada. Ou aqueles que não se acertam com storytelling. E precisam de um trabalho de coaching para poderem contar uma história. Saiba quem você é. Se precisar ser algo que não é, se julgar importante para a sua apresentação, faça um laboratório. Enfim, observe mestres nesse assunto e tente aprender com eles. Por exemplo, se precisar criar um clima engraçado e não sabe como, observe os grandes comediantes de stand up comedy.

Agora, falando em conhecer o seu público, uma estratégia falha é apresentar a mesma palestra. Assim com os mesmos dados e ênfases para todos os públicos, independente do caso. É importante considerarmos a nossas apresentações estratégicas como um diálogo com o público. Nunca como um monólogo, ou seja, algo imposto de cima para baixo. Por exemplo, muitos palestrantes consideram que aprendem mais do que ensinam em suas apresentações. Assim, sendo a melhor maneira de demonstrar respeito pelo público é se preocupar e trabalhar para isso.

Questões para conhecer seu público em apresentações estratégicas:

01. O que a plateia sabe sobre você?

Eles são especialistas no assunto, são estudantes e querem conhecer mais? O seu assunto está na mídia, e pode ter uma pergunta relacionada a atualidades para a qual você deva se preparar? Essas informações são muito importantes principalmente na construção de apresentações estratégicas.

02. O que o seu público espera aprender com a sua apresentação?

Quais são os objetivos dele quando estão sentados, ouvindo um palestrante? O público assiste a uma apresentação com expectativas específicas. Se ignorá-las, o público pode considerar a sua apresentação uma perda de tempo. Assim, entregue para eles o que eles vieram buscar.

03. Como a minha apresentação e o meu discurso podem ser útil para eles?

O protagonista deve ser o seu público, não você. Lembre-se que você deve subir no palco com o objetivo de se comunicar. Afinal, cada ideia, cada slide, cada palavra deve estar presente com a única intenção de ajudar o público compreender a mensagem principal.

04. Descubra quem falou antes de você. Se possível, assista as apresentações.

É importante para sentir os assuntos abordados, as reações do público e como está o clima do evento. Fui palestrante em um evento que o penúltimo apresentador antes de mim foi bastante infeliz em algumas colocações e acabou com o clima na plateia. Com isso comecei a me preparar para enfrentar aquele clima pesado. E cortei alguns pontos mais descontraídos da minha apresentação. Felizmente o próximo apresentador (o que falou diretamente antes de mim) foi muito bem e retomou o clima do evento. E isso me deixou mais a vontade para apresentar.

Concluindo: Uma apresentação com o conteúdo preparado com a intenção de responder a estas perguntas tem mais chances de sucesso. Mais do que aquele que ele só está preocupada em mostrar o quanto você sabe sobre algum assunto. Enfim, não podemos apenas apresentar, sem considerar esse ambiente externo como o clima da apresentação e o público que está lá. Desse jeito, conheça o seu público e conheça a si mesmo, e parafraseando Sun-Tzu, obterá sucesso em um mil apresentações.

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