MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Como usar A Arte da Guerra em apresentações estratégicas

O general chinês Sun-Tzu nasceu em 544 a.C, portanto viveu no século VI a.C. E escreveu o livro da estratégia militar mais famoso de todos os tempos: A Arte da Guerra. Mais do que um manual sobre práticas e estratégias militares, é um ensaio filosófico sobre como resolver conflitos. Sejam eles militares ou não. No A Arte da Guerra grandes lições podem ser aprendidas para aplicação em muitas situações da vida cotidiana. E principalmente na vida profissional, para quem trabalha com estratégias para o mercado, por exemplo. Aplica-lo também em apresentações estratégicas é muito importante. Afinal, você quer vencer a guerra de apresentar uma nova ideia, certo?

Não preciso dizer que ele se tornou uma referência clássica no campo da gestão empresarial. Muitas faculdades de negócios como a ESPM colocam a Arte da Guerra como leitura obrigatória para seus alunos. Definitivamente, o livro migrou das estantes dos generais para as estantes dos administradores. E nas apresentações estratégicas não poderia ser diferente.

Aplicando a Arte da Guerra em apresentações estratégicas

A Arte da Guerra é um livro que não se desatualizou. Assim, os ensinamentos dele podem ser aplicados ainda hoje, considerando uma linguagem figurativa do autor. Um dos capítulos do livro mais conhecidos é: “Conhece teu inimigo e conhece a si mesmo, e sairá vitorioso em mil batalhas.” Sem querer retratar seu público como inimigo ou o ato de apresentar como uma guerra. No entanto, poderíamos reescrever essa frase como “Conheça o seu público e conheça a si mesmo” com o objetivo de que em toda apresentação. Assim, faremos de tudo para conhecer o público antes de nos apresentarmos. Consequentemente, antes mesmo de conhecermos o público, temos que nos conhecer.

Pode parecer um absurdo, mas muitos palestrantes não se conhecem. Há palestrantes que não tem inclinação alguma para o humor. Porém querem contar piada. Ou aqueles que não se acertam com storytelling. E precisam de um trabalho de coaching para poderem contar uma história. Saiba quem você é. Se precisar ser algo que não é, se julgar importante para a sua apresentação, faça um laboratório. Enfim, observe mestres nesse assunto e tente aprender com eles. Por exemplo, se precisar criar um clima engraçado e não sabe como, observe os grandes comediantes de stand up comedy.

Agora, falando em conhecer o seu público, uma estratégia falha é apresentar a mesma palestra. Assim com os mesmos dados e ênfases para todos os públicos, independente do caso. É importante considerarmos a nossas apresentações estratégicas como um diálogo com o público. Nunca como um monólogo, ou seja, algo imposto de cima para baixo. Por exemplo, muitos palestrantes consideram que aprendem mais do que ensinam em suas apresentações. Assim, sendo a melhor maneira de demonstrar respeito pelo público é se preocupar e trabalhar para isso.

Questões para conhecer seu público em apresentações estratégicas:

01. O que a plateia sabe sobre você?

Eles são especialistas no assunto, são estudantes e querem conhecer mais? O seu assunto está na mídia, e pode ter uma pergunta relacionada a atualidades para a qual você deva se preparar? Essas informações são muito importantes principalmente na construção de apresentações estratégicas.

02. O que o seu público espera aprender com a sua apresentação?

Quais são os objetivos dele quando estão sentados, ouvindo um palestrante? O público assiste a uma apresentação com expectativas específicas. Se ignorá-las, o público pode considerar a sua apresentação uma perda de tempo. Assim, entregue para eles o que eles vieram buscar.

03. Como a minha apresentação e o meu discurso podem ser útil para eles?

O protagonista deve ser o seu público, não você. Lembre-se que você deve subir no palco com o objetivo de se comunicar. Afinal, cada ideia, cada slide, cada palavra deve estar presente com a única intenção de ajudar o público compreender a mensagem principal.

04. Descubra quem falou antes de você. Se possível, assista as apresentações.

É importante para sentir os assuntos abordados, as reações do público e como está o clima do evento. Fui palestrante em um evento que o penúltimo apresentador antes de mim foi bastante infeliz em algumas colocações e acabou com o clima na plateia. Com isso comecei a me preparar para enfrentar aquele clima pesado. E cortei alguns pontos mais descontraídos da minha apresentação. Felizmente o próximo apresentador (o que falou diretamente antes de mim) foi muito bem e retomou o clima do evento. E isso me deixou mais a vontade para apresentar.

Concluindo: Uma apresentação com o conteúdo preparado com a intenção de responder a estas perguntas tem mais chances de sucesso. Mais do que aquele que ele só está preocupada em mostrar o quanto você sabe sobre algum assunto. Enfim, não podemos apenas apresentar, sem considerar esse ambiente externo como o clima da apresentação e o público que está lá. Desse jeito, conheça o seu público e conheça a si mesmo, e parafraseando Sun-Tzu, obterá sucesso em um mil apresentações.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Estratégicas.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.