Como trabalhar em um estúdio de animação? Nesse artigo nós gostaríamos de dar algumas dicas para você, profissional de animação, que busca emprego em um estúdio de animação. Para muitos, conseguir uma vaga em um estúdio de animação pode parecer uma tarefa impossível, se você imaginar que só existem os grandes por aí, como a Disney ou a Pixar. Mas na verdade não, existe um Mercado grande e bastante consolidado de estúdios de animação para você trabalhar.
O importante é saber direcionar seus talentos e forças para o estúdio de animação certo para você. Afinal, como nós do MonkeyBusiness, existem diversos outros estúdios. Mas cada um focado em um tipo de atuação no Mercado. Por exemplo, alguns são especialistas em animação 2D por exemplo. Outros só fazem 3D. Ao passo que temos aqueles que são mais direcionados para o Mercado Corporativo e buscam profissionais com skils mais “tradicionais” e outros que querem aquele designer, ilustrador ou animador mais criativo. Enfim, responder à questão como trabalhar em um estúdio de animação? não é fácil. Mas vamos tentar!
Importante dizer que, ao escrever esse artigo com dicas de omo trabalhar em um estúdio de animação nós focamos mais no setor de criação. Isso porque acreditamos que nesse setor estejam as maiores dúvidas, e uma possibilidade de direcionamento maior da nossa parte. Afinal, somos um estúdio de Motion Design com mais de 12 anos no Mercado, e reunimos aqui algumas dicas que podem te ajudar. Vamos lá:
Dicas de como trabalhar em um estúdio de animação
01. Conheça os seus poderes
Existem diversos tipos de estúdios de animação no Mercado. E cada um deles busca um profissional criativo diferente. Assim, se você não foi chamado para uma vaga específica não quer dizer que não seja bom. Às vezes não era o que aquele estúdio buscava para aquela vaga em específico.
Assim, antes mesmo de sair se candidatando às vagas, faça um trabalho de introspecção e determine as suas forças como profissional de animação. Você é mais focado em criar, ilustrar ou animar? Gosta dos 3? Quais softwares você gosta de trabalhar? Que estilo criativo você tem? Quem é você como profissional?
Parecem perguntas básicas, mas são essenciais para você se conhecer e escolher aqueles estúdio de animação que tem mais a sua cara. Isso é legal não apenas para o estúdio que está em busca de profissionais, mas também para você não acabar trabalhando em um lugar que não é o que você estava buscando. Afinal, trabalhar em um estúdio que não faz o que você faz é ruim para você e para o estúdio.
02. Atualize e direcione seu portifólio
Tenha sempre um Portifólio atualizado e, se possível, a reunião das peças que mais gosta em reels. Nesse momento aposte nas suas habilidades e coloque aquilo que sabe e gosta de fazer. Tente não abranger muitos tipos de entregas, pois isso pode confundir o contratante.
E não esqueça de que, para vagas na criação de estúdios de animação, candidatos sem portifólio não chegam a ser considerados. É preciso mostrar o que você sabe fazer para que o contratante possa te considerar para vaga. Assim, mande seu reel, e explique de forma rápida, quem você é e o que faz como um criativo. Caso tenha peças no seu reel que tiveram o trabalho de terceiros, deixe os créditos.
Então, caso você esteja buscando um vaga em estúdios com focos criativos muito específicos, escreva na sua carta de apresentação o porque você seria um bom profissional para eles. E selecione as peças audiovisuais que mais tem a dizer sobre o seu trabalho para aquele nicho específico.
03. Facilite a vida do Contratante
Saiba que estúdios de animação recebem milhares de candidatos quando abrem vagas. Com todo esse volume, os profissionais que farão uma primeira triagem dos candidatos não tem muito tempo para perder, e alguns candidatos que apresentam dificuldades de se ver os portifólios e reels são rapidamente descartados. Por isso, deixe tudo muito rápido para que as pessoas que estejam selecionando, sejam elas do time de RH, Produção ou Criativo do estúdio, entendam rapidamente quem é você e o que faz.
Dessa forma, não perca tempo com textos batidos de apresentação pessoal que falam em “dedicação”, “trabalho em equipe”, “bom humor”, “resolução de problemas”, etc. Percebe que essas frases não sizem nada sobrem quem é você como criativo? São frases super batidas que até podem funcionar no Mercado Corporativo, mas não dizem nada para quem busca saber como trabalhar em um estúdio de animação.
Ao invés disso, escreva um texto breve sobre quem é você como criativo. O que faz, como faz e como trabalha. Que tipo de trabalho de animação você é bom e porque acha que suas habilidades serão importantes para esse estúdio de animação em específico. E, claro, fale um pouco mais de você como pessoa. Mas cuidado: sem frases feitas como “sou perfeccionista”. Fale sobre você, quem é, o que gosta de fazer nos tempos livres, o que lê, assiste e se interessa.
Profissionais de RH buscam montar times também com afinidades.
E saber mais sobre você desse ponto de vista é importante. Assim saberemos com quem você trabalharia melhor, e que tipo de cliente seria legal para você trabalhar. Não tenha medo de ser você! quando o assunto é Como trabalhar em um estúdio de animação, quanto mais diferente você for, melhor. Afinal, sabemos que times diversos de pessoas e profissionais diversas criam melhor.
No mais, certifique-se o link para seus trabalhos esteja funcionando, e deixe ele clicável já no seu email de apresentação. Ele será o primeiro a ser clicado. Não esconda o link do seu portifólio no final do seu CV em PDF, sem possibilidade de click, o que faz com que o selecionador tenha que redigitar o link em seu browser para ver seus trabalhos. Acredite, se o volume de candidatos é grande, você será deletado.
04. Mantenha contato
Pode ser que aquela vaga em específico não seja bem para você. E isso pode acontecer por diversos motivos que não querem dizer que você não é bom. Pode ter a ver com perfil, expectativa salarial, senioridade ou temas muito específicos que nunca saberemos: como o perfil do cliente que pode ser conflituoso com alguns tipos de criativos (clientes que cobram muito, com perfis mais agressivos por exemplo, não funcionariam com profissionais mais introspectivos).
Mas, como falamos, sempre existem oportunidades. Então, mantenha contato. Mas calma! Não seja um stalker. Uma dica interessante para se manter no radar é ficar próximo. Siga o estúdio em redes sociais, comente os posts. Sempre que atualizar seu reel mande para o pessoal do estúdio. Você pode adicionar os selecionadores de vaga no Linkedin e de vez em quando mandar um alô. Manter-se próximo faz toda a diferença para quem busca como trabalhar em um estúdio de animação.
05. Faça parte das comunidades
É importante lembrar que muitas das melhores vagas em estúdio de animação estão nas comunidades de redes sociais como o Facebook e o Linkedin. Também aparecem nos perfis dos estúdios. Portanto, faça parte delas. Se você é mais introspectivo, não precisa se expor. Mas fique atento às oportunidades lá. E comece a montar a sua rede de relacionamento.
Nós mesmos do MonkeyBusiness sempre divulgamos oportunidades de emprego aqui no estúdio nessas comunidades. São lugares perfeitos para você que busca como trabalhar em um estúdio de animação.
Para finalizar, mantenha sempre o foco e a empolgação. O Mercado tem seus altos e baixos e pode ser que uma vaga que você queria muito não tenha dado certo agora, mas em breve ela pode dar certo. Portanto, continue melhorando suas habilidades, atualizando seus trabalhos e aumentando sua rede de contatos. E seja sempre você.
E caso você que busca vaga em estúdio de animação queira trabalhar aqui no MonkeyBusiness nós temos uma plataforma para você mandar seus lindos trabalhos. É só ir na nossa página de contato e preencher os dados na área de vagas. Esperamos você!
Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e em ajudar profissionais em como trabalhar em um estúdio de animação.
Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.
Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!
MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas
Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.