MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Como roteirizar uma vídeo-aula?

Roteirizar uma vídeo-aula pode ser desafiador. Afinal, aulas geralmente devem ser espontâneas, então por que seria necessário um roteiro? Afinal, como roteirizar uma vídeo-aula?

Com o mercado de cursos online crescendo, é importante se destacar com vídeo-aulas interessantes e que engajem o aluno. Você não quer ficar 40 minutos falando para a câmera sem parar, esquecer um assunto, ir para outro, voltar no primeiro porque se lembrou de algo e não apresentar nenhum ponto de conexão com seu aluno, certo?

Certamente você quer uma vídeo-aula compacta, que intercale falas suas com materiais de arquivo interessantes, que você consiga discorrer sobre os assuntos de forma coesa e lógica, com storytelling, e ainda fazer com que o aluno se envolva no tema. Pois é. Para isso você precisa de um roteiro.

“Como roteirizar uma vídeo-aula significa escrever em um documento todo o texto e lê-lo de frente para a câmera??” Claro que não! Tenha em mente, desde o princípio que você não vai roteirizar todas as suas falas durante a aula. Mas, sim, as ideias e algumas frases-chave.

O Passo a passo de como roteirizar uma vídeo-aula

O primeiro passo é elencar todo o conteúdo a ser ensinado no vídeo, mesmo que de forma superficial. Nesta etapa, busque entender qual o melhor ponto para começar a aula e qual seria o último tópico a abordar.

Depois, agrupe o conteúdo em subtemas. Por exemplo, vamos super que você esteja roteirizando uma aula sobre regras de acentuação. Você terá subtemas como ‘tipos de acentos’, ‘proparoxítonas’, paroxítonas’, ‘oxítonas’ e ‘monossílabas’. Dentro de cada subtema, você vai tratar todo o conteúdo que se refere a ele, como todas as regras de acentuação de cada grupo, e também trazer exemplos.

Então, elenque a ordem em que você vai tratar desses assuntos. Aqui você vai traçar tanto a ordem dos subtemas, quanto a ordem dos conteúdos de cada subtema. Com isso pronto, você já terá um bom esqueleto da sua aula e vai poder, além disso, inserir algumas frases prontas que vão te ajudar a conduzir a gravação. Aqui, a dica é ir atrás de falas despojadas, que vão te conectar com seu público. Mas, até aí, não parece muito diferente de um roteiro de aula comum, certo?

Usando novos elementos na sua vídeo-aula

Para fazer bom uso da sua mídia, ou seja, o vídeo, é fundamental que sua aula use ferramentas que só são possíveis aqui. Então, inclua em quais momentos da sua aula você gostaria de inserir trilha sonora, imagens, trechos de vídeos de arquivo, animações, letterings e todos esses elementos audiovisuais que vão enriquecer o conteúdo.

Quais elementos utilizar é uma escolha que vai depender do seu conteúdo e do estilo e tom de voz das suas vídeo-aulas. Se o seu perfil for mais sério, você pode recorrer a letterings reforçando conceitos e apenas algumas imagens e vídeos de arquivo. Mas se o seu tom de voz beirar ao divertido, o céu é o limite! Use, por exemplo, trilha e efeitos sonoros para guiar a narrativa.

Por fim, você terá um roteiro de vídeo-aula que vai te ajudar a conduzir as explicações diante da câmera e também vai inspirar seu editor a transformar a gravação em um vídeo único, que vai se diferenciar dos outros na internet.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em vídeo-aulas.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.