MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Como roteirizar um vídeo institucional

Como roteirizar um vídeo institucional? Na sua empresa, já surgiu a necessidade de produzir um vídeo institucional para clientes, um evento, ou de comunicação interna, mas você não sabia por onde começar? Bom, todo trabalho audiovisual que se preze começa com um roteiro. Mas o que é um roteiro? Um roteiro é um documento que pauta toda a criação de um vídeo. Nele, deve estar escrito tudo o que será visto e ouvido no vídeo final.

E sim, o roteiro é o primeiro passo para você que se pergunta como roteirizar um vídeo institucional. Um roteiro deve seguir algumas etapas para garantir um vídeo de sucesso. Então, vamos entender esse método para fazer um roteiro incrível!

1- Se faça perguntas sobre o intuito do vídeo

Antes de qualquer coisa, é preciso entender qual será o uso final do seu vídeo. Será um vídeo institucional de convenção? Para clientes? Para divulgação da empresa nas redes sociais? Para comunicação interna? Perceba que o mesmo vídeo institucional pode ter diversos formatos.

Depois, pense como você imagina este vídeo? Em animação? Com depoimentos de funcionários? Com atores? Com uma narração em off ou apenas trilha sonora? Isso também é crucial para o desenvolvimento do seu roteiro. Afinal, se for uma animação institucional, podemos ilustrar questões mais abstratas ou complexas. Se for uma captação simples de escritório, temos outra vertente.

E o mais importante: qual mensagem você quer passar? Quer mostrar a credibilidade da sua empresa? Contar sua história? Descrever serviços? Entenda seus objetivos e intenções. Com essas questões definidas, é possível iniciar o roteiro do seu vídeo institucional.

2- Organize o conteúdo institucional

Organize todo o conteúdo que vai colaborar para a construção da mensagem que quer passar. Sim, porque, ao se estruturar como roteirizar um vídeo institucional envolve a reunião de materiais importantes para esse vídeo. E, na enorme maioria das vezes, esses materiais já estão prontos e podem ser cruciais para o sucesso do seu vídeo institucional. Nesse caso, vale tudo: materiais institucionais, PDFs, história da empresa, missão, visão, valores, etc.

3- Escaleta: estruturando a ideia

Antes de partir direto para o roteiro, existe uma importante etapa intermediária: a escaleta. Esse é mais um segredo de como roteirizar um vídeo institucional. Vamos entender melhor o papel da escaleta:

Uma escaleta é um material utilizado para ajudar a estruturar um roteiro. A forma mais simples de fazer uma escaleta é simplesmente elencando em tópicos a ordem de todo o conteúdo a ser trabalhado no vídeo.

Você quer, por exemplo, começar com o logo da empresa, depois falar o slogan, apresentar um panorama do que fazem, descrever com mais detalhes os principais serviços, mostrar como esses serviços impactam positivamente o cliente por meio de um case de sucesso, apresentar os prêmios já ganhados, e encerrar com um breve fechamento que retome de forma mais explícita a mensagem passada ao longo do vídeo.

Monte uma estrutura coesa, em que um tópico leve ao outro, para ser um vídeo fluido e interessante. Nesta etapa, comece a pensar no storytelling visual a ser trabalhado no vídeo. Nosso roteiro vai ganhando forma!

4- O roteiro, em si

Com a escaleta em mãos, finalmente partimos para o roteiro. Organize um documento com duas colunas: áudio (tudo o que será ouvido em seu vídeo) e vídeo (tudo o que será visto).

Pegue os tópicos da escaleta e os desenvolva em cenas. Escreva os textos e descreva as imagens que vão comunicar exatamente os conteúdos que você elencou nas etapas anteriores. Selecione as palavras que vão se conectar melhor com seu público-alvo e as imagens que vão apelar melhor à sua audiência, e use ainda letterings para reforçar mensagens principais.

Por fim, revise até estar do jeitinho que você imaginava!

Viu só como montar um roteiro não é um bicho de sete cabeças? Se você seguir etapas e, desde o começo, entender o objetivo do seu vídeo, vai ter um roteiro de sucesso!

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em vídeos institucionais.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.