MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Como roteirizar um vídeo explicativo?

Vídeos explicativos são essenciais para esclarecer algo sobre a sua empresa para clientes ou funcionários. Você pode fazer um vídeo destrinchando seu negócio, algum produto específico (como um aplicativo ou plataforma), ou demonstrando a estrutura organizacional da sua empresa. O primeiro passo é escrever então as suas ideias para esse vídeo. Então, como roteirizar um vídeo explicativo?

Se você já precisou de um vídeo assim, deve ter se perguntado como roteirizar este material. Afinal, explicar algo complexo é sempre um desafio.

Neste texto, você vai passar pelos principais passos de como roteirizar um vídeo explicativo.

Primeiramente, é preciso entender o que você quer explicar. Nesta etapa, é importante selecionar um recorte do tema. Por exemplo, ao invés de explicar a estrutura organizacional de toda a sua empresa, trate apenas de um setor.

Ou ao invés de falar de todos os produtos que oferecem, selecione um para abordar em profundidade. Assim, você consegue manter o foco do vídeo e garantir clareza durante toda a explicação.

Tendo em mente o tema a ser tratado, você precisa elencar todas as informações sobre ele em uma lista. Não deixe nada de fora! Este é um momento de brainstorming.

ESTRUTURANDO O SEU VÍDEO EXPLICATIVO

Com uma lista bem completa, você vai passar por um processo mais criativo de organizar todas essas informações em uma estrutura coesa, que faça sentido para explicar sobre aquele tema em específico. Aqui, você vai:

Filtrar informações

Nem tudo o que foi levantado na etapa anterior vai fazer sentido para contar esta história. Por exemplo, se você está explicando o funcionamento de um aplicativo, não precisa incluir a informação de como baixá-lo.

Estruturar a linha narrativa

Busque agrupar as informações levantadas em subgrupos de informação e encadear esses grupos em uma ordem lógica. Se você está explicando o trabalho de um dos setores da sua empresa, por exemplo, organize as informações em subgrupos como ‘cargos’, ‘dia a dia de trabalho’, ‘serviços’ e ‘relação com outras áreas da empresa’.

Acrescentar uma introdução e uma conclusão

Não subestime o começo e o final do seu vídeo! Eles não são meras pontes para o conteúdo de fato. Uma boa introdução não só fisga o espectador, como também pavimenta o seu entendimento do vídeo que vai se seguir. Enquanto a conclusão pode reforçar a mensagem e assegurar a fixação dela na mente de quem assistiu.

Agora sim! Com as ideias encadeadas, podemos escrever o roteiro! Dessa forma, busque trabalhar com um roteiro de duas colunas, uma para áudio e outra para vídeo.

FINALIZANDO O SEU ROTEIRO

Na coluna de áudio, você vai colocar todo o texto que será lido por um ator ou funcionário da empresa, e que irá explicar de fato seu tema. Em um vídeo explicativo, é fundamental que todas as ideias sejam encadeadas de forma clara. Então busque utilizar palavras de fácil entendimento, frases concisas e transmitir ideias objetivas. Não deixe espaço para dúvida!

Na coluna de vídeo, pense nas imagens que vão compor o vídeo. Elas vão ajudar o espectador a visualizar a explicação que está sendo dada na locução. Pense quais captações ou animações podem complementar, de forma didática, a mensagem de seu vídeo.

Pronto! Seu roteiro está no caminho para virar um vídeo explicativo de sucesso!

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em como roteirizar um vídeos explicativo.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.