MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Como roteirizar um vídeo de treinamento

Se você trabalha em uma grande empresa que frequentemente passa por grandes processos seletivos para trazer novos talentos à casa, você já deve ter se perguntado: como vou treinar todas essas pessoas? Nós do MonkeyBusiness, que trabalhamos com treinamentos em apresentações e vídeos há mais de uma década sabemos como é difícil. Por isso vamos falar um pouco de como roteirizar um vídeo de treinamento.

Afinal, treinar novos funcionários envolve uma série de desafios. É preciso apresentar a empresa, seus negócios, áreas, funcionamento e cultura. E, eventualmente, pode ser necessário também falar de temas específicos de cada área: como cada funcionário vai trabalhar em seu setor, por exemplo. E esse é apenas o conteúdo. Temos que pensar na argumentação e também no visual desse treinamento.

Vídeos de treinamento se mostram como bons aliados neste momento, por permitirem uma flexibilidade e mobilidade maior do processo. Afinal, ao invés de uma pessoa palestrar sobre as diretrizes da empresa, necessitando que funcionários e novos contratados estejam disponíveis em um mesmo horário, com os vídeos de treinamento os novos talentos podem ir aprendendo no seu ritmo. E não é necessário mais reunir todos no mesmo local — que sabemos que é um desafio cada vez maior.

Além disso, os vídeos de treinamento oferecem uma possibilidade fundamental: a de demonstrar. Para que falar se você pode mostrar, certo? Ao invés de só contar sobre a cultura da empresa, você pode demonstrar na prática como ela funciona. Com ilustrações, infográficos, imagens e animações. Dessa forma, esse conteúdo (que pode ser massivo) fica mais fácil de ser entendido.

OS PRIMEIROS PASSOS DE COMO ROTEIRIZAR UM VÍDEO DE TREINAMENTO

O primeiro passo para saber como roteirizar um vídeo de treinamento é entender o que você precisa e o que você quer. Se você tem o hábito de fazer grandes contratações, para setores diferentes da empresa, o ideal pode ser pensar em uma série de vídeos: alguns gerais sobre a sua empresa, que vão se aplicar a todos os novos funcionários, e outros específicos, que vão se aplicar a cada área.

Esta decisão deve ser feita a partir da sua necessidade. Principalmente se pensar em como esses vídeos de treinamento serão distribuídos para o seu público. Assim, pode ser apenas um grande vídeo, projetado em um evento. Ou, diversos vídeos de treinamento menores, que serão assistidos aos poucos.

Com isto pensado, você vai pensar em toda a locução do seu vídeo, ou seja, tudo aquilo que vai ser falado no seu produto final. Aqui é importante ter clareza dos tópicos que você quer abordar e saber como distribuir esse conteúdo:

ROTEIRIZANDO A LOCUÇÃO

O primeiro passo para roteirizar a locução é elencar todos os temas que você precisa tratar em seu vídeo. Dessa forma, faça uma lista: o que é a empresa, quais os seus principais serviços, quais as áreas, qual a cultura, o propósito, e as principais atividades dos novos funcionários. Muitas vezes, na hora de organizar o conteúdo do seu trainamento, vamos do macro para o micro. Assim, você inicia dos temas maiores, até chegar no detalhe.

Depois, monte uma ordem coesa para tratar destes tópicos. O que faz sentido vir primeiro? Talvez o ideal seja ir do geral para o específico, ou seja, fale primeiro da empresa como um todo e depois especifique as tarefas que seus funcionários vão encarar no dia a dia.

Com os tópicos bem organizados, redija o texto que vai conectar todos esses pontos. Lembre-se de que é um vídeo de treinamento, ou seja, o roteiro deve ter caráter pedagógico. Portanto, foque em frases claras e busque uma cadência de ideias, que faça com que seus novos funcionários entendam perfeitamente o que é este universo no qual eles estão entrando.

Mas um roteiro não é apenas a locução. Como será o visual?

O primeiro passo para transformar seu texto corrido em um roteiro que articula som e imagem, é separar sua locução em cenas. Busque seguir a divisão de tópicos proposta na primeira etapa de roteirização.

ROTEIRIZANDO AS CENAS VISUAIS

Uma animação de treinamento tem vantagens importantíssimas: você pode demonstrar, com personagens e elementos gráficos diversos, qualquer situação que ocorra na sua empresa.

Sendo um vídeo de caráter pedagógico, o ideal é, de fato, que as imagens propostas no roteiro demonstrem o que está sendo dito. Assim, a assimilação da mensagem será muito facilitada.

Então, leia seu texto agora dividido em cenas. Que tipos de imagens você pode propor em seu roteiro para que o espectador possa visualizar o que está sendo dito? Aqui, é fundamental a criação de personagens que representam diferentes agentes na sua empresa, por exemplo, alguém que represente seu novo funcionário, gerando, assim, uma identificação maior com os vídeos.

Por exemplo, se na locução você diz que este novo funcionário vai atuar junto a clientes revisando documentos, escreva uma cena em que o funcionário e cliente estão lado a lado, segurando um documento e conversando.

Faça uso, também, de letterings, termos que aparecerão escritos na tela, para intensificar mensagens-chave. Esse é um dos grandes segredos de como roteirizar um vídeo de treinamento: distribuir bem o conteúdo (entre locução, lettering e ilustrações).

Com essas dicas, você terá um vídeo interessante e didático, para engajar de cara seus novos talentos! Mas, você sempre pode contar conosco do MonkeyBusiness! Somos especialistas em criar vídeos de treinamento!

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em vídeos de treinamento.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.