MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

como roteirizar um vídeo de depoimento?

Você já pensou em fazer um vídeo de depoimento para a sua empresa? Em que diretores, funcionários ou clientes falam sobre suas experiências com o seu negócio? Esse é um tipo de vídeo muito utilizado para humanizar sua marca, onde o maior segredo é o roteiro. Assim, como roteirizar um vídeo de depoimento?

Um vídeo de depoimentos pode agregar muito valor à sua companhia. Por ser mais pessoal e natural, dá mais credibilidade à empresa e te aproxima melhor do seu público-alvo. Ou seja, é um sucesso para fazer um vídeo de apresentação, case ou jornada interna! Essa naturalidade é a questão mais importante que o vídeo de depoimento pode lhe trazer. E saber como roteirizar um vídeo de depoimento é essencial para isso.

Mas então, como roteirizar um vídeo de depoimento? Definir o que as pessoas vão dizer parece uma tarefa difícil, mas estas dicas vão te ajudar. Vamos lá?

1- Defina quem vai depor

Escolha as pessoas certas para falar em seu vídeo. Se é um vídeo institucional, traga gerentes ou diretores, com uma visão macro sobre a empresa; se é um vídeo para comunicação interna, chame funcionários; se é um vídeo de case, convide clientes. Lembre-se que a pessoa a dar o depoimento vai dar o tom e o clima do vídeo.

2- Estabeleça o conteúdo

Quais são os principais tópicos a serem abordados sobre o tema? Defina os pontos principais que não podem ser esquecidos pelo depoente. Assim, seu roteiro não precisa ser completo. Se o profissional a dar o depoimento for mais espontâneo, você pode escrever um roteiro somente com os pontos principais e deixa-lo improvisar. Por outro lado, se for uma pessoa mais tímida, o roteiro pode ser completo.

3- Faça um pré-roteiro

Como um vídeo de depoimento depende muito do material a ser colhido durante as gravações, o ideal é que antes delas seja feito um pré-roteiro, ou seja, um documento que não é final, mas que vai guiar seus depoentes na hora de desenrolar um assunto! Quando nos perguntamos como roteirizar um vídeo de depoimento, a resolução pode ser apenas um simples pré-roteiro, para, como falamos antes, profissionais mais despojados.

Mas como roteirizar algo que é para ser falado por outros? Há algumas formas de fazer isso. Sim, esse é o grande desafio de como roteirizar um vídeo de depoimento. Como saber escrever para outra pessoa falar com naturalidade? Eis algumas dicas:

Elabore um texto a ser decorado

Esta é uma possibilidade quanto o assunto é muito factual e, portanto, não vai mudar de pessoa para pessoa e ainda apresenta alguns detalhes que não podem ser esquecidas. Por exemplo, um texto sobre a história da sua empresa pode ser totalmente roteirizado para que todas as datas importantes sejam lembradas! Porém, o depoimento pode ficar robótico e ainda exigir vários takes até ser concluído…

Improvise em torno de tópicos principais

Este método funciona para aqueles depoentes que falam bem e tem total domínio do conteúdo a ser tratado, como diretores, que querem dar o seu tom e a sua personalidade ao vídeo. Mas quando a pessoa não tem pleno domínio do tema, o depoimento pode até começar sendo sobre a empresa, mas terminar sendo sobre a vez que o Joãozinho quebrou a perna em Itaquaquecetuba….

Simule uma entrevista

Esta é a forma mais indicada por se adequar bem a qualquer depoente. Nela, você vai elaborar perguntas que contemplem o conteúdo a ser tratado no vídeo e, na hora da gravação, os entrevistados vão respondê-las. Assim, os depoimentos ficam naturais, espontâneos, mas quem guia o desenrolar do conteúdo é você! É um método ótimo também para se debruçar sobre experiências pessoais, já que você pode perguntar a opinião das pessoas sobre, por exemplo, a nova organização da empresa, e receber depoimentos mais humanizados.

4- Elabore um roteiro final

Após as gravações, principalmente se você foi pelo método do improviso ou da entrevista, é fundamental que haja um segundo processo de roteirização, no qual todo o material captado será assistido e os melhores trechos serão selecionados e organizados em um roteiro coeso que, aí sim, será passado para editores darem um show!

Seu negócio tem muito o que ganhar agora que você sabe como um roteiro de vídeo de depoimentos funciona!

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em como roteirizar um vídeo de depoimento.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.