MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Como manter a criatividade e as boas ideias em épocas de crise?

Como manter a criatividade em épocas de crise? Em momentos críticos, ela passa a ser mais e mais importante.

Em momentos de crise, onde todos se perguntam o que será da economia em 2016, do mercado e da comunicação em relação a criatividade, qual é o melhor caminho para se destacar em apresentações nesse momento de instabilidade? Existem de fato diversas maneiras de como manter a criatividade em épocas de crise.

É sempre importante lembrar que as Ideias originais são valiosas em tempos de crise. O problema é que o estresse e o desânimo trazidos pelo momento econômico jogam contra a imaginação. E então muitas vezes, os profissionais buscam soluções simples para não arriscar perder tudo. Mas a criatividade não sobrevive em ambientes adversos.

De acordo com Adriana Baraldi, que integra o Fórum de Inovação da FGV (Fundação Getúlio Vargas) “Para ser criativo, um profissional precisa se sentir livre de julgamentos e pressões, o que raramente acontece num contexto como o que estamos vivendo”. Eu concordo em partes. Isso porque o ambiente de agência é extremamente estressante, e mesmo assim as ideias surgem, todos os dias. Então é importante saber definir o tipo de estresse que mata a criatividade. Em outras palavras, no caso da crise, o estresse negativo é aquele que coloca as equipes das empresas em cheque e que não tolera erros.

Na prática, o nervosismo dos gestores bem como o medo de errar inibem soluções que poderiam ser a salvação do negócio. Ou seja, a busca por culpados, a geração de ambientes negativos e a fomentação do trabalho sob pressão podem minar a criatividade no momento que você mais precisa dele. E pode sobrar para as suas apresentações também.

Mas existem 4 maneiras para superarmos o momento e criarmos materiais mais criativos mesmo em situações adversas. Veja como manter a criatividade em crise:

Não se contamine

Ter novas ideias requer energia e referências. Para isso, você deve se manter fora da onda de negativismo. Não se deixe levar pelos outros e mantenha um ambiente ideal para a sua criatividade.

“Para se manter positivo, tente se cercar de pessoas otimistas, que ainda têm gás para trabalhar”. Também é importante investir em lazer e alimentar o seu ânimo com pequenos prazeres cotidianos.

Mudança de ares

Esse é um erro muito comum no ambiente criativo. Acontece quando o profissional acerta algumas vezes com a mesma ideia, então ele deixa de criar coisas novas e começa a repetir somente variações daquela mesma ideia. Sua cabeça está começando a se repetir? Mude de posição ou saia da sala para dar uma volta.

Além de relaxar os músculos, movimentar o corpo ajuda a desprogramar um raciocínio viciado. Acesse um site de referências, veja algo novo. Tente se deprender da obrigação criativa do momento e volte depois, quando estiver mais relaxado.

Olhe para o outro

Não fique fechado somente no seu setor, no seu mercado. Busque conhecer o que outras empresas, outros mercados estão fazendo. Conhecer outros desafios, de outros mercados pode abrir a sua mente para novas possibilidades criativas. Ter contato com muitas visões é o ingrediente básico para a criatividade.

Trabalha com automóveis? Discuta sobre seus problemas com quem trabalha com cosméticos. Buscar referências que podem parecer “estranhas” ao seu mundo é um impulso interessante para a criatividade quando todas as fórmulas da sua área parecem já ter sido testadas.

Colaboração já!

Você não precisa inventar todas as soluções sozinho. Pois a criatividade muitas vezes nasce do trabalho colaborativo. Trabalhar com equipes é essencial para potencializar a criatividade. Portanto, não se feche para buscar soluções criativas. Peça ajuda.

Em momentos de crise e de instabilidade, muitas vezes a criatividade pode ser a salvação de um negócio. Por isso, não tenha medo de tentar e seja ousado. Você só tem a ganhar! Explore as diversas possibilidades de como manter a criatividade e não caia na mesmice.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Criativas.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.