MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Como fazer minha apresentação? Com começo, o meio e o fim!

Como fazer minha apresentação: Com começo, o meio e o fim. Parece muito simples criar essa básica estrutura de argumentação. No entanto, saber como construi-la vai te dar uma boa vantagem sobre as outras apresentações.

Todo mundo sabe o que dizer no meio de uma apresentação. O meio da apresentação geralmente é onde o apresentador brilha. Ele já aqueceu, já se conectou com a plateia e com o palco onde apresenta, e principalmente, o assunto que ele está apresentando já começa a ficar mais claro. Afinal, no meio da apresentação, a idéia central aparece e como o apresentador é um especialista nela. Enfim, ele está confortável em apresenta-la (pelo menos esperamos que esteja). Mas afinal, como fazer minha apresentação de forma estruturada?

E se analisarmos friamente, o processo é simples. O meio da apresentação depende do seu começo, e os resultados dependem do fim. Ou seja, de como você acabou a sua apresentação. As suas informações e novas idéias somente serão verdade se o público estiver no clima para acreditar no que você diz. Para criarmos uma situação ideal para a transmissão de mensagens, vamos seguir algumas diretrizes de como fazer minha apresentação: O início da apresentação cria o clima, ao passo que leva a uma situação propensa para a transmissão da sua mensagem (falamos mais adiante) e principalmente prepara as mentes da platéia para entende-la.

No meio chegamos ao clímax da apresentação, onde apresentamos a idéia central e principal dela, e o final fixa a idéia e a sua paixão sobre o assunto. É hora do call to action, fechar em grande estilo e garantir que as pessoas do público levem a sua mensagem para casa.

Em tópicos, veja como fazer minha apresentação:

01. Não trate o seu conteúdo central, a sua idéia principal como uma introdução.

Essas idéias não aparecem simplesmente, sem uma base de argumentos que as suportem. Ao passo que elas são desenvolvidas ao longo da apresentação através de uma série de desafios. Mesmo que você seja um apresentador experiente, você deve se preocupar com o clima geral da sua palestra. Crie o clima ideal para a chegada da sua mensagem principal, e desenvolva seus argumentos para suporta-la.

02. Introduções com histórias são telas abertas.

Cabe a você determinar onde ela vai chegar. A mesma história pode ser engraçada, triste ou inspiradora. Tudo isso de acordo com o seu tom, de acordo com o andamento que você dá a ela. Lembre-se do maestro de uma orquestra quando for conduzir a sua história, e leve-a para o lugar que achar mais conveniente para a sua apresentação. Use a sua introdução e conclusão para levar o público ao clima certo para receber o seu conteúdo. Se você precisar de um clima empolgante para apresentar a sua idéia, crie. Pense qual clima é melhor para eu atingir os meus objetivos, e faça-o acontecer.

Assistimos uma apresentação do grande Gil Giardelli no TEDxCuritiba em julho de 2011. Na qual ela retrata exatamente esse ponto. Gil foi convidado a fechar o evento, e todos sabemos que uma das propostas do TEDx é ser transformador. Então fez com que a sua palestra fosse inspiradora, ao passo que mostra as mudanças do nosso mundo “real” através do mundo “virtual”. Além disso, ponderou com cenas chocantes e algumas vezes, revoltantes. O que criou um clima de indignação com alguns fatos, mas de esperança em outros e um sentimento coletivo de gerar a mudança que o mundo precisa. Giardelli foi impecável nessa apresentação.

03. Feche com convicção!

Não precisa ser agressivo (nem deve). Mas seja completamente sincero no final. É nesse momento que deve aparecer a sua paixão, e se for necessário, reafirme como você resolveu o problema. Lembre-se que o seu objetivo lá é deixar uma marca no seu público e fazer com que eles levem uma mensagem para suas casas.

Construir o conteúdo do início ao fim, garante melhores resultados. Saiba criar os artifícios corretos para a sua idéia central ser entendida. Construa uma introdução para essa idéia. Use argumentos para reforça-la ou negar outras idéias conflitantes. Concluindo, entenda a sua platéia e a mensagem que quer passar. Assim, com isso, crie o clima da sua apresentação. E no final, feche com chave de ouro. Seja sincero, mostre paixão e reafirme suas idéias. Enfim, ninguém gosta de histórias com finais sem graça.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Profissionais.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.