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Como fazer apresentações notáveis (e impossíveis de serem ignoradas)

Antes de querer criar apresentações impactantes, pense nas apresentações notáveis. Elas não são esquecidas.

Não parece uma boa ideia receber o convite (ou comunicado) de que você precisa ficar ao menos uma hora sentado assistindo alguém apresentar algum assunto. Mas você pode ser surpreendido pela carisma que te faz sentir aquela hora passar como se fossem meros minutos. Então, ao final, você sairá tão entusiasmado que desejará ter a mesma experiência todos os dias. Esse é o poder das apresentações notáveis.

Esta sensação acontece em grandes eventos. Como, por exemplo, o TED, que acontece em todo o mundo sob a licença independente TEDx. E ano que vem farão o TED Global no Rio de Janeiro, com palco montado na praia de Copacabana, até onde constam algumas informações que circulam desde o início deste ano. Onde, de fato, a preocupação com a experiência do público em assistir apresentações é sempre excedente.

Para vocês terem uma ideia da proporção do profissionalismo, o preparo de cada palestrante começa mais ou menos um ano antes do evento. E você aí, todo pimposo achando que é tão importante que não pode ceder um dia de seu tempo para treinar sua palestra. Não é à toa que o modelo TED é um dos mais seguidos e admirados em todo o mundo, por diversas empresas. E quem participou sabe que a experiência é encantadora. O entusiasmo corre pelas suas veias, te arrepia, você realmente se conecta com quem está naquele palco. Esse é o poder das apresentações notáveis.

Pois bem, e que tal fazer isso com as suas apresentações (ou as da sua empresa)? Não vamos pedir a você que considere preparar com 365 dias de antecedência, mas sim convidá-lo a, rapidamente, ler as dicas para melhorar e, principalmente, potencializar sua comunicação em apresentações profissionais:

Troque “o que” por “por que”

Não se trata de uma regra literal, mas conceitual. As pessoas querem saber a razão de você fazer/ser responsável pelo que está falando em sua apresentação. Apresentar esse detalhe a elas estimula a conexão emocional da audiência com você. Quer uma inspiração? Assista ao vídeo abaixo, adivinhe de onde: TED.

Saiba no que sua audiência acredita

Saber quem irá te assistir é fundamental e tão simples quanto definir o público-alvo de um produto ou uma campanha. Saber no que as pessoas acreditam é um passo a mais em direção à empatia, pois você poderá usufruir desta informação para saber a melhor forma de falar com eles.

Histórias no lugar de estatísticas

Existe uma pesquisa, de Stanford, que afirma que as estatísticas e o linguajar técnico não são fatos memoráveis. E então, o que é? Emoções. Os alunos de Stanford, quando solicitados a relembrarem de seus discursos, 63% lembraram-se das histórias. Enquanto apenas 5% lembraram de alguma estatística isolada. E não, não sei o que os outros 32% responderam, mas para não serem mencionados na pesquisa deve ter sido algo muito, muito feio e que a mamãe não sentiria orgulho.

Piadas à parte, falamos sobre isso em outro post da agência, que você pode conferir aqui.

Imagens, imagens, imagens

Quem acha bonito um slide branco escrito direto no programa. Independente de ser o tão odiado PowerPoint, o alternativo moderno Keynote ou a inovação-efeito-Pokémon-de-epilepsia-nas-crianças Prezi, sem nada mais adicionado? É como uma grande etiqueta com um texto, preto, com fonte simples, com a mesma aparência dos milhares de documentos que constam na empresa e que tem contato diariamente.

Imagens tornam sua apresentação mais carismática e memoráveis. Pois a audiência associará as mensagens com as imagens. E é exatamente disso que você precisa para sua apresentação. Lembre-se deste princípio do design: imagens são lembradas melhor do que palavras.

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