Se você sente que o público “some” no meio da sua apresentação, não é paranoia: quando a pergunta é como fazer apresentações corporativas, a disputa por foco ficou brutal. E isso não é novidade. Aqui na MonkeyBusiness, no início da nossa jornada com pioneiros no Mercado de Criação de Apresentações Profissionais em 2009, uma apresentação corporativa tinha uma média de 60 slides. Hoje elas não passam de 15 slides. Assim, não só os números mostram essa questão, mas a percepção geral de todos nós é que cada dia que passa, precisamos nos comunicar mais rapidamente e de forma mais eficiente. E não acho que na sua apresentação profissionai isso não aconteça. É exatamente o contrário: nos materiais corporativos a atenção se mostra menor ainda.
Então, como fazer apresentações corporativas nesse novo momento? A solução que percebemos no nosso dia-a-dia trabalhando com esse paterial para as maiores empresas do Mundo é acelerar a entrega de sentido. Pense assim: cada slide precisa responder uma pergunta do público. Como, por exemplo, “por que eu deveria me importar com essa proposta?”. Ou “Essa solução se encaixa com o que preciso?”. Ou seja, precisa se conectar com o seu público, mesmo sendo uma plateia corporativa, antes que a próxima notificação chame a atenção deles e interrompa a sua atenção.
Como fazer apresentações corporativas sobreviverem à essa nova realidade
Assim, como fazer na prática para que seu público-alvo não tire os olhos dos seus slides? Vamos pensar em algumas ideias novas e práticas, que aplicamos aqui na MonkeyBusiness todos os dias para entregar mais resultados para as apresentações, vídeos e animações dos nossos clientes:
Acabe com o slide-cerimônia
O primeiro passo prático é matar o slide-cerimônia. História da empresa? Vai para o final como apêndice/QR. Agenda longa? Troque por 3 tópicos com linguagem de promessa. Agradecimentos? Deixe para a última fala, depois de entregar valor. E não precisa de um slide só para isso. Mate todos os slides que não dizem nada em relação ao objetivo do seu material.
Transforme o seu conteúdo em Prova Visual
Segundo passo: transforme o conteúdo da sua apresentação, slide a slide, em prova visual. Em vez daquelas frases mais óbvias como “o mercado cresceu”, mostre um gráfico simples que demonstre isso. Em vez de “temos expertise”, mostre um antes/depois real. E use títulos que já tragam a conclusão. Assim, o slide é entendido em segundos e o seu obejtivo de comunicação corporativa fica mais fácil de ser alcançado. Esses ajustes seguem princípios clássicos de reduzir carga cognitiva. Slide é menos enfeite e mais comunicação.
Adote um ritmo de comunicação
Terceiro passo: adote um ritmo para a sua apresentação corporativa. Um bom padrão é “1 ideia por slide + 1 evidência por slide + 1 implicação. Assim, se você precisa de 6 bullets para explicar, seu slide virou documento — e documento se manda por e-mail, não se projeta em tela. Cuidado com isso: todo slide de uma apresentação profissional deve ser pensado visualmente, não apenas se elencar textos para eles.
Aqui na MonkeyBusiness, a criação de apresentações profissionais está no nosso DNA e levamos elas muito a sério. Afinal, somos a melhor empresa de criação de apresentações profissionais do Brasil, com mais de 17 anos de trabalho, mais de 2 mil grandes empresas atendidas no Brasil e no mundo com mais de 7 mil apresentações, vídeos e animações entregues com sucesso. Siga essas três dicas para melhorar os resultados da sua apresentação corporativa e, se precisar de ajuda, fale conosco. Somos os melhores na criação de Apresentações profissionais e sabemos como transformar a sua em um show.