MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Como falar bem em público: 5 lições (e o Obama segue cada uma delas)

Como falar bem em público? Existem livros, cursos e manuais que te ensinam a criar uma melhor experiência em apresentações. Nosso time de planejamento levantou 5 dicas que podem te ajudar a falar melhor para plateias diversas:

Como falar bem em público é uma questão que tira o sono de muito apresentador. Até dos mais experientes. Barack Obama é um dos homens mais poderosos do mundo. Mesmo tirando uma selfie durante a cerimônia de Nelson Mandela, essa semana, e até mesmo ele precisou (e muito) de treino para falar em público. E não apenas falar, mas se expressar e transmitir melhor as mensagens presidenciais.

Quem foram seus professores? Mark Halperin e John Heilemann (que, inclusive, lançaram um livro sobre o assunto, Double Down). E as cinco lições abaixo fazem parte dos bastidores de treino de Obama de como falar bem em público. E você deve ler cada uma com muita atenção:

1. Admita que você precisa de ajuda

É impossível mudar quando não se admite que precisa mudar. E admitir um problema é não apenas o primeiro passo, mas também um dos passos mais fortes e importantes para se transformar em um excelente palestrante. O próprio Obama admitiu alguns erros em seu primeiro debate. Mas levantou críticas a si mesmo e permitiu-se ser transformado.

2. Busque feedback

Bons palestrantes não confiam em suas próprias avaliações. Mas sim na avaliação de terceiros. Colegas de trabalho, por exemplo, ou um amigo de confiança. A cada prática de sua apresentação, busque fazer para alguém em quem confie ser avaliado e saiba que o feedback será construtivo e embasado no que você precisa. Eu, particularmente, não aconselho buscar feedback com familiares pois, geralmente, eles tendem a serem mais solidários e menos exigentes.

3. Simplicidade

Quando o palestrante sabe que o seu conteúdo é importante, surge então a tentação de analisar demais seu material, divagar ou esquecer alguns detalhes. Mas palestrantes experientes sabem não apenas encontrar o foco, mas mantê-lo, e isso é muito simples de se fazer. Como Obama, por exemplo, que pode resumir seu debate em poucas palavras-chave que serviriam como um elemento mnemônico (isto é, um elemento que desperta a lembrança/memória de algo).

4. Relaxe

Assim como os atletas, palestrantes também devem dar importância para o dia anterior de sua apresentação. E, não apenas descansar, mas ter uma boa refeição e livrar a cabeça de preocupações. No caso de Obama, em seu primeiro debate, ele não conseguiu fazer nada do que havia planejado antes do debate para relaxar. Seu voo chegou atrasado em Denver, sem tempo para jantar ele comeu qualquer coisa rapidamente. E, antes de dormir, ficou ansioso por não conseguir falar com a filha ao telefone. No segundo debate, sua esposa, Michelle Obama, disse a equipe de seu marido que eles precisavam planejar com perfeição todos os momentos (comida, descanso, academia e onde iria dormir). Pois isso faria ele sentir-se relaxado, e nada o atrapalharia no dia seguinte.

5. Pratique (muito)

Palestrantes profissionais praticam sua apresentação para cada evento que participam. Mesmo que seja a mesma palestra sobre o mesmo assunto que ele já está acostumado. E Obama aprendeu do jeito errado: em seu primeiro debate, ele evitava as sessões de prática de debate até ver o resultado. Assim, percebeu a diferença que fez a ausência desse treino e, para o segundo e todos os outros debates que surgiram, ele fez questão de ater-se à agenda em busca do melhor resultado.

Se você busca falar bem em público, contrate o MonkeyBusiness para criar a sua apresentação. Somos especialistas em criar experiências melhores em apresentações através da criatividade e assertividade do material e também do apresentador: temos times completos de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e design, e também cursos e treinamentos para você apresentar melhor. Conte conosco para a sua próxima apresentação.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentação de Evento.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.