Você sabe utilizar a tipografia à favor da sua comunicação? Afinal, qual é a melhor fonte para a minha apresentação?
O formato das letras é uma das maiores complexidades do design. Não no sentido pejorativo, mas sim da razão de ser. Ou seja, da fonte (ou tipo) é desenhada de um jeito específico por uma razão. Seja ela temática ou planejada para uma aplicação específica. E quando estamos tratando da melhor fonte para a minha apresentação? Para escolher corretamente, siga essas dicas:
Ela combina com a identidade de sua empresa?
Se a sua empresa possui um Manual de Marca (também conhecido por Style Guide), respeite-o. Ele é a base para escolher a melhor fonte para a minha apresentação. pois sua função é preservar a identidade da empresa. E em 100% dos casos possuem quais fontes devem ser utilizadas em todos os seus materiais. Sejam eles digitais ou impressos. Dessa forma, você evita criar algo que fuja dos padrões e perca a identidade.
Três é demais
Sabe aquela festa de tipografia por slide? Esqueça. Quando você se questionar sobre “qual a melhor fonte para a minha apresentação?” passe longe disso. Regra básica para iniciantes é escolher até duas fontes por apresentação. Uma fonte apenas pode ser entediante (se não souber trabalhar suas variações). Duas fontes oferecem contraste, dinamismo (apenas cuidado para não escolher duas fontes discrepantes entre si). E três…bom, é um exagero.
Tamanho é documento
Letras grandes facilitam a leitura, e para isso será preciso diminuir a quantidade de texto (pura física, certo?), portanto menos texto porém com tamanho grande melhora bastante a forma de se comunicar visualmente por slides.
Destaque
Alguns trechos ou palavras de uma frase ou parágrafo podem ser tão importantes que mereçam um destaque. Você pode escrever, por exemplo “Mudança de Tendência”, e desejar que a mudança seja o conceito transmitido para sua audiência, então nada melhor do que escrever “Mudança de Tendência” – percebeu a diferença de se trabalhar corretamente com os destaques?
Simplicidade
Não é o acúmulo de detalhes que tornará cada slide mais belo ou melhor construído, mas sim a simplicidade do visual, como um todo, no final de sua criação. Se você precisar decifrar o que está escrito por causa de uma tipografia muito complexa, é melhor substituí-la por outra que tenha traços e espaçamentos mais comuns.
Tipografia é um assunto bastante complicado, e você não tem a obrigação de se tornar um profissional da área da noite para o dia, porém você pode seguir nossas dicas e buscar por mais informações na Internet que o auxiliem nessa busca.
Quer uma dica de onde buscar fontes? Dafont.
Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentação Corporativa.
Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.
Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!
MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas
Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.