Como encerrar uma apresentação? Saber concluir a sua argumentação é primordial para alcançar resultados.
Você será julgado por cada pessoa que assistir a sua próxima apresentação. Da mesma forma como já foi julgado nas apresentações anteriores que você realizou – isso não deveria ser intimidador, pelo contrário, deveria te encorajar a fazer o melhor. Sempre que for desenvolver um material, pense em como encerrar uma apresentação.
Ninguém disse que se apresentar é uma tarefa simples ou fácil. Existem vários detalhes para prestar atenção durante a concepção. Sendo uma delas a forma como você inicia sua apresentação. Agora, falaremos de como encerrar uma apresentação:
Não. O slide escrito “obrigado” não é suficiente. Aliás, por que você deixa a parte mais humana – agradecimento – a cargo de um slide? Imagino que, ao chegar no slide, você fale “obrigado” também. Tornando-se um eco e, principalmente, sem qualquer surpresa ou novidade, pois a audiência já leu o slide. Achou que era simples assim?
Como encerrar uma apresentação é tão importante quanto o início. Pois trata-se da última impressão que você deixará, as palavras de sabedoria, a informação que mais ficará retida na cabeça de cada um. Então que tal prestar atenção nas dicas abaixo?
Dê a volta
Deixe claro – na informação e no visual – que você está encerrando sua apresentação, mostre que o assunto percorreu o tempo necessário e agora chegou ao fim. Pegue, por exemplo, o filme Apocalypto, do Mel Gibson: ele começa com a câmera entrando na floresta e termina com a mesma câmera saindo da floresta. Senso de encerramento.
Construa algo
De acordo com M. Night Shyamalan, o final deve ser impactante, climático. Busque surpreender a todos, traga algo novo, encerre com algo inesperado. Entendeu por que o slide escrito “obrigado” deve ser extinto?
Tenha um call-to-action
Incentive a audiência a fazer algo após sua apresentação, ao invés de apenas sair da sala, convide-os a experimentar algo, como utilizar o que você apresentou em suas carreiras nos próximos dias, ou então a fazer o download de algum material que tenha mais informações, caso você tenha um livro que tenha ligação com o assunto sugira-o no final, enfim, você pode instigar as pessoas a fazerem algo. Entendeu, de novo, por que o slide escrito “obrigado” não significa nada, nem mesmo que você é grato pela atenção das pessoas?
Inspire
Traga algo inspirador, que mexa com o emocional da audiência, que faça o final ser memorável e, principalmente, que instigue as pessoas a fazerem algo naquele momento. Os eventos TED e TEDx são um ótimo exemplo, sempre vi as pessoas saindo desses eventos com os olhos brilhando e conversando entre elas sobre como seriam seus próximos dias. Como fazer isso? Convide as pessoas a darem o primeiro passo, a aplicarem o que ouviram em suas vidas (pessoais e/ou profissionais), mostre que é possível e como elas sentirão diferença – mexa com o fator curiosidade das pessoas.
Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Profissionais.
Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.
Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!
MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas
Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.