MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Como criar uma apresentação criativa? Com metáforas!

Em primeiro lugar, escrevemos em diversos posts aqui no Macacos Me Bloguem sobre a importância de se contar histórias. Afinal, elas são um meio de transmissão de ideias e pensamentos E quase sempre usando se de metáforas. O aprendizado que temos com metáforas vem das parábolas. Elas são histórias contadas com um ensinamento de vida implícito. E a metáfora é algo tão simples quanto usar uma palavra com o significado de outra. Ela é a primeira figura de linguagem que aprendemos, e que praticamente serve como um guarda-chuva para todas as outras. No final das contas, saber trabalhar com elas é o segredo de como criar uma apresentação criativa. Aprenda aqui.

Trazendo-as para o nosso tempo. As metáforas não estão mais presas aos cenários bucólicos e ingênuos da poesia, como aprendemos no colégio. Elas são uma poderosa ferramenta de comunicação. E isso é porque principalmente nos ajudam a explicar algo que ainda desconhecemos com algo que nos é familiar. Ela traça um paralelo entre as realidades. E é um método perfeito de aprendizado. Aos poucos, aproxima o novo ao conhecido, criando conexões semânticas entre eles. E a base para quem quer aprender a como criar uma apresentação criativa.

Veja como criar uma apresentação criativa com James Geary:

A apresentação acima de James Geary, no TED em Oxford, exemplifica muito bem esse tipo de aprendizado. Ela fala sobre os segredos das metáforas e do pensamento metafórico. Além disso, coloca como esse pensamento dirige a invenção, inovação e a nossa criatividade. Como a metáfora nos ajuda a desdobrar pensamentos para chegar a novas teorias. Tudo o que precisamos para saber como criar uma apresentação criativa.

O pensamento metafórico permite-nos estabelecer ligações entre dois assuntos diferentes, ligando-os em algumas partes com traços comuns. Desta forma, as metáforas ajudam a criar laços entre os atributos de algo novo com a nossa experiência anterior conhecida. Afinal, bons professores ajudam seus alunos a compreender novas ideias, colocando-as em paralelo de algo que os alunos já haviam compreendido, fazendo assim conexões. Você também pode aproveitar este recurso em suas apresentações e discursos. Você pode explicar situações com metáforas e histórias.

O erro na concepção de como criar uma apresentação criativa:

Um erro que observamos muito em apresentações é quando o apresentador coloca o assunto novo e desconhecido como se fosse claro para o público. É constrangedor, pois o apresentador deixa claro que a sua percepção é que o assunto é claro e óbvio para todos. No entanto, esse não o percebe desse jeito, e a apresentação deixa de ser interessante. Pois passa ao nível do desconhecimento geral. É como se as novas ideias apresentadas dependessem de uma compreensão que o público ainda não tem. Assim como essa compreensão foi colocada como óbvia, a certeza de que ela não será retomada, tampouco explicada. Consequentemente causa o desinteresse total no que será apresentado. O público precisa de conexões. Veja por exemplo essa apresentação que criamos para o RH da Ultragaz explicar a possibilidade de mudanças para seus funcionários:

Não aprendemos nada sem conexões: aprendemos algo novo quando entendemos como ele se relaciona a algo que já sabemos. Utilize metáforas para criar essas ligações. Boas metáforas geram sempre novas metáforas. E as conexões continuam. E assim como as histórias, as metáforas tem o poder de unir o apresentador e o público, diminuindo o espaço entre eles. Quando o assunto novo se relaciona a um que já conhecemos, a dispersão diminui.

Lembre-se sempre do poder de aprendizado de uma boa metáfora e use-o para introduzir novos assuntos e ideias nas suas apresentações.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Criativas.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.