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Como criar um storytelling para apresentações de negócios

Como você pode desenvolver um storytelling para apresentações de negócios?

O storytelling para apresentações de negócios deixam seu picth mais criativo e conectado com o público. Elas também ajudam a desenvolver um conteúdo em direção ao objetivo do material. Isso porque, quando você pensa no formato de storytelling, desenvolve uma narrativa com conexões entre os assuntos, o que facilita o entendimento.

Pense no seguinte aspecto: fazer uma apresentação recheada de dados, números e gráficos. Você vai deixar de envolver a imaginação e as emoções da sua audiência, não vai criar conexões entre as informações, e vai atrapalhar a compreensão. Por outro lado, se você se preocupar em ativar as emoções e imaginação do seu público-alvo, criando pequenas histórias e analogias interessantes entre as informações, com certeza você vai ajudá-lo a compreender e se conectar melhor com o assunto, e além disso, você fará com que a audiência tome as decisões que você precisa que eles tomem.

Mas não é fácil! Criar um storytelling para apresentações de negócios é um desafio para a maioria dos apresentadores, por isso selecionamos quatro dicas para simplificar essa tarefa e colocar as histórias definitivamente em suas apresentações:

1 . Identifique o objetivo da apresentação. E da história.

Antes de pensar em que história contar, pense no porquê você quer contar essa história.  Você não pode perder tempo, ou arriscar confundir o seu público, incluindo uma história que não ajude a didática da sua apresentação.

Para ajudá-lo a desenvolver um pequeno storytelling, que vai acrescentar significado na sua apresentação, comece avaliando o conteúdo da apresentação existente para identificar quais partes dela podem se beneficiar com uma história.

Por exemplo, você pode notar que a parte do meio da sua apresentação é menos dinâmica do que o início ou o final. Pode ter muitas informações pesadas e o público se cansa facilmente. Se assim for, o meio de sua apresentação pode ser o lugar perfeito para uma história.

Ou, você pode descobrir que o principal ponto de sua apresentação não tem apelo emocional e, portanto, você decide adicionar uma história para o início de sua apresentação, onde você apresenta a mensagem principal do material. Assim, você conduz o público a ele com a força de um storytelling.

2 . Descubra a história

Já identificado a parte de sua apresentação que vai se beneficiar melhor do storytelling, agora é o momento de desenvolver esse storytelling. E é nessa hora que muitos profissionais travam. Porque começar a criar uma história do zero é uma tarefa difícil, mas há maneiras para se soltar.

É importante estar aberto a ouvir boas histórias. Referência é tudo para quem quer criar um storytelling que realmente impacte a plateia. Enquanto você está à procura da sua história, você precisa viver e respirar histórias. Se alimente dessas referências: livros, gibis, séries, novelas, filmes, podcasts. Essas são fontes de ideias para qualquer bom escritor de histórias.

Mas não se esqueça do público-alvo. Ele quem vai ditar o tipo e o tom da história. A diretoria de uma empresa provavelmente não se sentirá atraída por uma história medieval cheia de fantasia. Assim como um público mais jovem não vai querer ouvir uma história sobre o mercado financeiro.

3 . Mãos à obra

Uma vez que você já teve uma ideia da sua história, sabendo em qual parte ela entra para melhorar a sua apresentação, pense em como você quer termina-la. Em seguida, escreva o final da sua história antes de escrever qualquer outra parte dela.

É importante que a sua história termine com uma conclusão forte, pois vai ditar a força (da história) da sua apresentação. Não pode ser algo muito simples, que vai ser esquecido rapidamente. Começar por essa conclusão vai te ajudar a escrever o começo e o meio desse arco narrativo com o objetivo já definido.

Não se esqueça do conflito: não existe história sem ele. Ao escrever o início e o meio da sua apresentação profissional, procure um momento de complicação, de desafio, ou a mudança de circunstâncias que podem servir como impulso. É no momento de conflito que o público se conecta à história e presta atenção nela.

Depois de ter criado a história e posicionado ela no momento correto da apresentação, agora pense nas conexões: crie as conexões certas entre os slides, entre os assuntos, e como você vai levar o público da apresentação informativa ao storytelling e vice-versa. Faça a sua história com tom de conversação, para ficar mais próximo da plateia e gerar atenção: assim eles vão se sentir como se estivessem ouvindo a história contada por um amigo.

4 . Faça testes

Depois de ter desenvolvido o storytelling, bem como encaixa-lo na estrutura da apresentação, é hora de praticar. Antes de subir ao palco, veja se essa ideia realmente funciona. Para isso, não esqueça do seu objetivo: toda essa estrutura criada cumpre o que você espera do objetivo?

Esteja preparado para voltar ao PowerPoint, caso sua história não se conecte com o público durante seus treinamentos. Esse é o momento também de fazer pequenos ajustes de informações e ritmo. Sem o ritmo certo, seu não storytelling para apresentações de negócios funciona bem.

O mais importante de se usar a técnica de storytelling para apresentações de negócios é criar uma estrutura narrativa, onde você conecta as informações e deixar tudo mais fácil e confortável para o público. Pense nisso para sua próximas apresentações.

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