MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Como controlar o nervosismo antes de uma apresentação

Como controlar o nervosismo antes de uma apresentação? Essa é uma pergunta muito recorrente no Mercado. Ainda mais para aqueles que apresentam em situações mais decisivas. Ficar nervoso e comum, mas existem agravantes: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Soma-se a isso a questão de que o ato de apresentar é o maior medo da humanidade. Maior ainda do que o medo da morte. Mas vamos entender um pouco melhor como melhorar essa situação:

Nervosismo pode ser ansiedade

Quando falamos de nervosismos, podemos na verdade estar falando de ansiedade. Afinal, alguns profissionais não sabem diferenciar o nervosismos da ansiedade. Então veja: a ansiedade é caracterizada por medo, apreensão, mal-estar, desconforto e insegurança. Enfim, ansiedade tem a ver com o medo de algo de ruim que pode acontecer em breve.

Esse medo de algo de ruim que pode acontecer nos coloca em estado de alerta. Apesar desse estado de alerta ser uma reação natural do nosso corpo, ansiedade é quando essa sensação atrapalha o seu dia a dia. E, quando nos perguntamos como controlar o nervosismos antes de uma apresentação, é porque isso realmente está acontecendo. Ou seja, quando o profissional apresenta sintomas de preocupação extrema diante da possibilidade de subir no palco e apresentar.

Mesmo esse medo de apresentar sendo um problema comum, ele pode ser patológico e demandar ajuda profissional de psicólogos ou médicos. Por isso avalie se esse é o seu caso e busque ajuda. Mas, caso a sua situação seja mais simples, podemos ajudar com algumas dicas:

10 dicas de como controlar o nervosismo antes de uma apresentação

01. Controle a respiração

Controlar a apresentação — ao menos prestar mais atenção na sua — é uma maneira fácil de desviar a atenção do problema em potencial e se acalmar. Assim, ao se questionar como controlar o nervosismos antes de uma apresentação, o primeiro passo é parar, e respirar.

Voltar a sua atenção para o movimento de inspiração pelo nariz e expiração pela boca é uma técnica de meditação para a ansiedade. Além de proporcionar calma, o controle da respiração reduz as reações do sistema nervoso autônomo.

02. Medite

Além de lidar com momentos de crise, como é uma apresentação importante, é essencial que pessoas com ansiedade tratem diariamente o estresse da rotina. Afinal, esses pequenos momentos se acumulam e pesam quando chega um momento decisivo.

Você pode meditar sozinho ou usar aplicativos de meditação guiada alguns dias antes da sua apresentação. Ou até mesmo, sempre que for treinar para elas.

03. Pratique exercícios físicos

A forma mais comum de controlar a ansiedade é a prática de exercícios físicos. Afinal, fazer atividades físicas ajuda a lidar com o transtorno, porque eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer.

Dessa forma, exercícios como caminhada, corrida ou até yoga, onde é possível uma conexão com a respiração, podem ser muito benéficos para a ansiedade. E você pode incluir esses exercícios na sua rotina quando tiver uma apresentação importante para fazer.

04. Acorde mais cedo

Acordar de 15 a 30 minutos antes da hora habitual ajuda a descansar a mente e evitar o estresse, pois permite ter mais tempo para fazer suas atividades antes de sair de casa. E reduz a ansiedade do cotidiano, que vai atrapalhar a sua ansiedade antes de uma apresentação.

Com o tempo, acordar mais cedo torna-se um hábito e, por isso, vai ficando mais fácil, especialmente depois de se perceber os benefícios sobre o humor e bem-estar. Por isso, é importante iniciar antes dias antes da sua apresentação.

05. Organize a sua apresentação

Não tem jeito: ficar alterando e procrastinando a criação da sua apresentação só vai deixar você mais nervoso. Aqui no MonkeyBusiness, somos um estúdio especializado em criar apresentações profissionais para os mais decisivos momentos. E vemos essa questão muito recorrente: os clientes, nervosos, não conseguem parar de alterar suas apresentações.

Isso quando a melhor estratégia e finaliza-la o quanto antes para se ter tempo de estudar, fazer e refazê-la na frente do espelho. Poder treinar vai certamente acalmar seu nervosismo antes da apresentação.

06. Durma melhor

Evite pensamentos que levam a preocupação antes de dormir. Nem sempre podemos prever o que pode acontecer pouco antes de deitar, mas é possível sair das redes sociais e evitar demandas que levam a agitação.

Uma questão importante quando falamos de como controlar o nervosismo antes de uma apresentação, é poder se isolar nos momentos certos para descansar. E a hora de dormir é essencial. Ainda mais um dia antes do dia da sua apresentação.

07. Mantenha o foco no presente

Existe uma frase que diz que depressão é excesso de passado, ansiedade é excesso de futuro. O importante é focar no presente. Ainda mais quando se tem uma apresentação importante para se fazer.

Permanecer dedicado integralmente ao momento atual é a chave para manter a calma e analisar seus pensamentos e controlar a ansiedade. Afinal, não importa os problemas que você teve no momento de criar a sua apresentação. Tampouco o que pode acontecer no dia. Foque no presente, ajustes seus slides e treine. Isso é mais importante.

08. Reduza ingestão de açúcar e alimentos processados

Evitar alimentos processados e ricos em açúcar significa que o corpo experimenta menos altos e baixos de açúcar no sangue, o que ajuda a reduzir ainda mais os sentimentos de ansiedade. O mesmo com alimentos processados, que podem “pesar” e atrapalhar o seu treinamento.

09. Ouça música

A música também colabora para o relaxamento, prevenindo a tensão muscular e diminuindo os sintomas causados pela ansiedade. E pode ajudar muito quando você não consegue se concentrar. Muitas vezes, uma música sem letra ajuda mais. Porque assim você não desvia a atenção para o que se está sendo dito na canção.

10. Diminua seu uso nas redes sociais

Use as redes sociais de forma consciente. É importante se manter informado, mas checar as redes sociais a cada cinco minutos pode sobrecarregar a sua mente e até gerar um desgaste emocional. Assim, dê preferência para você mesmo nesse momento de apresentar. Talvez, ficar de fora das redes sociais por alguns dias não seja tão ruim.

Você precisa de alguns dias sem engajar em discussões, etc. Pode até olhar suas redes. Mas não comece novos posts, não discuta. Tente não acessar conteúdos que te dêem gatilho. Agora é preciso relaxar e focar na sua apresentação.

como controlar o nervosismo antes de uma apresentação não é uma tarefa fácil. Mas é possível, podendo controlar todos os aspectos que podem te atrapalhar. Foque na sua tarefa, se dedique à sua apresentação e não perca o foco. E conte conosco do MonkeyBusiness para planejarmos, roteirizarmos e produzirmos a sua apresentação!

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em apresentações profissionais.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.