MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Como conquistar sua audiência em uma Apresentação?

Como conquistar a audiência da sua apresentação pode ser a primeira estratégia para você perder o medo de falar em público.

Como conquistar a audiência e falar em público não é o tipo de atividade que todos nascem sabendo, tampouco confortáveis em realiza-la. Nos preocupamos, principalmente, com o julgamento que farão de nós quando a Apresentação terminar – e ninguém gosta de ser julgado.

Pior que ser julgado é o sentimento de estar sendo julgado, mesmo que não! Você olha para a audiência e vê uma pessoa te olhando fixamente, sem esboçar uma reação, e sua cabeça começa a borbulhar de pensamentos como “ele está odiando” ou “impressionante o desdém em seu olhar”. E, na verdade, a pessoa pode estar adorando, mas está apática demais para demonstrar isso facialmente.

Uma das principais razões deste medo existir é porque damos muito poder para a audiência. E, ao mesmo tempo, tiramos esse poder de nós. O jogo fica desequilibrado, certo? Esse poder que todo palestrante precisa significa autoconfiança, compreender o momento de forma correta e sentir-se bem com a situação.

Mas como conquistar a audiência na próxima Apresentação?

Analise (e compreenda) a situação

Está ansioso? Nervoso? Pare por um bom momento e analise pragmaticamente as razões. Não vale “por que sim” ou “por que vou falar em público”, vá mais fundo e entenda o que realmente está te incomodando – geralmente, quando analisamos friamente, conseguimos nos sobrepor às dificuldades, às vezes até mesmo rindo delas de tão bobas que são.

O principal é ter a mente pragmática. Você ficará na frente de um grupo de pessoas para comunicar uma mensagem. Teoricamente é simples, e a prática também pode ser! Como? Através de muita dedicação com planejamento e prática da Apresentação – se você deixar tudo para a última hora, estará apenas dando razão para o nervosismo existir.

O poder está em você

Não precisamos do Mestre Yoda para afirmar isso. Você é o palestrante da vez, o profissional convidado para realizar uma Apresentação e comunicar uma mensagem. Se você fez tudo direito (planejamento, estudo e prática), se sentirá mais confiante – é porque você sentirá o controle do momento em suas mãos.

Tenha um mantra

Não importa sua crença, religião ou filosofia. O “mantra” em questão é uma afirmação para você reforçar em sua mente. Você repetirá esse mantra sempre que surgir algum pensamento de dúvida ou que questione você mesmo. Pode ser algo como “eu estou aqui porque todos neste lugar precisam ouvir esta mensagem”. Ou “Meu trabalho é interessante e importante para ser compartilhado com todos”.

De que forma criar um mantra pode ajudar? Repetir ele constantemente o condicionará a pensar dessa forma, e os pensamentos que não forem condizentes com essa afirmação começarão a se adaptar. Você irá “reprogramar” seus pensamentos para este momento.

Olhe pelo lado bom

Olhares apáticos ou pessoas mexendo no celular te deixam apreensivo e imaginando um monte de besteiras que vão contra sua performance? Busque na audiência por pessoas que tenham expressões mais positivas e foque nelas. A diferença é que quando você foca apenas nos “desagradáveis” todas as interpretações negativas a respeito começam a te puxar para baixo, enquanto focar nos “agradáveis” onde as interpretações costumam ser positivas darão a injeção de ânimo e confiança que você precisa.

Por último, lembre-se sempre de optar por um discurso calmo e tranquilo ao invés de falar correndo e utilizar pausas adequadamente entre as mensagens. Aliás, já falamos sobre a estratégia de pausa em nosso blog, você pode conferir o artigo completo clicando aqui.

A ideia de como conquistar a audiência é mudar o mindset. Aquele conjunto de pensamentos e interpretações sobre um determinado assunto. Se toda vez que você pensa em Apresentações o suor e a ansiedade começam a surgir. Aos poucos você irá trabalhar e mudar essa perspectiva para uma mais positiva, onde destaque que uma Apresentação é um momento muito confortável onde você transmite conhecimento a um grupo de pessoas interessadas em não apenas ouvi-lo, mas conhece-lo também.

Nada é do dia para a noite, lembre-se de que é preciso paciência e muita determinação para transformar essa perspectiva negativa. A melhor notícia é que esse “medo” é totalmente reversível. Assim você já começa estudar pensando em como conquistar a audiência.

Você tem esse poder, basta fazer a lição de casa direitinho.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentação Corporativa.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.