MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Como apresentar para Introvertidos e extrovertidos

Muitos manuais de como apresentar melhor sugerem que os apresentadores se usem da interatividade para ganhar a plateia e obter sucesso. Mas usar a interatividade não é tão simples assim. Afinal, existem diversos tipos de pessoas no seu público. Então, como apresentar para introvertidos ou extrovertidos?

Quando vemos um vocalista de rock interagir com a sua plateia e ganhar aquele retorno caloroso, pensamos: é isso que devo fazer quando for apresentar. Mas não levamos em consideração que esse vocalista está lá por que é o que os americanos chamam de frontman. Ou seja, um cara que representa a banda e dá a cara a bater na ponta do palco. Sem contar que o público já o venera, e que na maioria das vezes ele é mais bonito e charmoso que nós, simples mortais.

Grandes erros de como apresentar para um público diverso

Já vi apresentadores que tentam “chamar” a plateia para participar da sua apresentação. E na maioria das vezes caem de cara no chão. Perguntas que não são respondidas. Assim como mãos não são levantadas. E piadas passam no silêncio. Não estou dizendo que a interação com a plateia não é boa, ela é maravilhosa e acredito ser uma das chaves para o sucesso das apresentações. Mas essa interação tem que ser feita com cuidado.

Interatividade em apresentações é um dispositivo extremamente útil para os dois tipos de público que você pode contar. São os introvertidos e extrovertidos. No entanto, cabe aos apresentadores entender as diferenças entre cada grupo para evitar um pesadelo. Assim, os extrovertidos, naturalmente, querem chegar lá e se envolver. Já os introvertidos vão se contentar em assistir. Desse jeito, a interatividade deve ser sempre apresentada como uma oportunidade de voluntariado.

Enfim, não há maneira mais rápida de arruinar seu relacionamento com um público que pressioná-los publicamente para ser diferente do que eles desejam ser.

Dicas de como apresentar para pessoas diferentes

Para aumentar a sua segurança, deixe as partes interativas para depois que a apresentação aqueceu. No começo, tanto os extrovertidos quanto os introvertidos ainda estão te conhecendo, entendendo por que você está lá, e qual a sua habilidade sobre o assunto que apresenta. Nessa fase, dificilmente a interação retornará bem. Passe a fase de quebra de gelo, aqueça o assunto, até use piadinhas leves para que você possa finalmente interagir.

Mas é importante saber pesar os dois lados do seu público. Um discurso orientado para a ação que pede a ação do público estimula os extrovertidos, enquanto pausas e momentos de reflexão pode ser um alívio para os introvertidos.

É lógico que o público não resume-se a duas simples características. Personalidade reúne muitas qualidades. Talvez a maior lição a se aprender com esse post é que o público que assiste uma apresentação é heterogêneo. E que temos que pensar que a apresentação não pode ser constrangedora para nenhum deles. Se eles se sentirem como alunos que não estudaram em uma chamada oral, esperando o professor escolhe-los para falar, alguma coisa está errada. O sentimento geral do seu público é essencial para o sucesso da sua apresentação.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Criativas.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.