MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Como apresentar para Baby Boomers e outras gerações

De fato já ouviu falar na geração Baby Boomer. Mas por que um post sobre como apresentar para eles? Ou seja, eles tem alguma particularidade na hora de “consumir” uma apresentação? Acreditamos que sim.

Mas antes de tudo, o que são os Baby Boomers?

Eles são a geração que compreende pessoas que nasceram entre 1946 e 1964 (na concepção da palavra, são os nascidos nos Estados Unidos, mas podemos projetar suas características para o Brasil). Eles são marcados pela Guerra do Vietnã, mas se há algo que une culturalmente os Boomers de forma inigualável é a televisão. Os Baby Boomers foram a primeira geração que cresceu em frente à TV.

Eles puderam compartilhar eventos culturais e marcos com todas as pessoas no seu grupo de idade, independentemente de onde elas estavam. Todos eles assistiram “Bonanza” (e grande parte dos filmes e séries que vemos hoje no canal TCM) e viram a Guerra do Vietnã nas suas salas de estar, conforme cresciam. Esses momentos compartilhados ajudaram a estabelecer um vínculo da geração nunca antes visto. Podemos dizer que os Boomers são a primeira geração a se conectar, mesmo que sem receber o feedback um dos outros, mas estavam lá, compartilhando os mesmos momentos.

Outro elemento cultural que distinguiu os Boomers foi o rock and roll. Elvis Presley, Little Richard, Buddy Holly e, posteriormente, Bob Dylan, Beatles, Rolling Stones e The Who tomaram conta das ondas sonoras e deram aos Boomers a identidade de uma geração. Eles foram os primeiros a aceitar o Rock como estilo de vida e como filosofia. O Rock entrou na vida das pessoas e moldou algumas personalidades. Valores que esse estilo musical pregava foram absorvidos pelos fãs.

Mas o ponto principal dos boomers que queremos citar hoje é em relação aos negócios. Eles são a geração mais emblemática da atualidade (acredito que junto da geração Y). Eles estão a frente de grandes negócios e ainda com apetite para consumir mais, para realizar mais, para aprender mais.

Como apresentar para os baby boomers

O que acontece é que essa geração tem suas peculiaridades que tentamos resumir em 3 dicas simples a seguir:

1. Vamos aos fatos:

Os Baby Boomers tendem a olhar para os fatos: o que é? Quando isso será relevante para minhas necessidades? No geral precisamos de apresentações rápidas e direto ao ponto. Esqueça o abstrato. Histórias devem ser contadas rapidamente, e sem rodeios. Na hora de pensar no seu roteiro, tente deixar claro desde o começo qual o seu objetivo com aquela apresentação. E norteie as suas idéias para que diretamente apoiem os seus pontos. De uma maneira símples, desenvolva o conteúdo para que você alcance o ponto principal da apresentação rápida e diretamente.

2. Rapidez e objetividade:

Somada à primeira dica, é importante não se encher de detalhes. Eles são um grupo altamente competente e capaz e que não tem dúvidas sobre sua capacidade. Mas além de confiar nas suas capacidades, também tendem a confiar nas capacidades do seu apresentador. Eles preferem confiar em um conselheiro ao invés de aprender todas as nuances de um problema. Seja eficiente ao pensar na sua estratégia de como apresentar. Mostre para o que veio, seu objetivo e talvez um pouco das suas habilidades. Ganhe a confiança de um Boomer e terá um bom começo para o sucesso da sua apresentação.

3. Boomers Tecnológicos:

Os boomers são a perfeita personificação da diferença entre uma pessoa que aprendeu a lidar com os avanços tecnológicos (e acreditem, eles aprenderam) e a pessoa que já nasceu com os avanços acontecendo (como os nossos amigos da geração Y que já nasceram com uma conta no Facebook). Um boomer pode estar familiarizado e ativo no Facebook e ainda não entender exatamente como Mark Zuckerberg ganhou bilhões com aquilo.

O ponto é, mesmo que a tecnologia seja presente para muitos membros desta geração, procure não tratá-los como se eles vivessem e respirassem e tecnologia da mesma maneira que um blogger de 16 anos. Eles estarão dispostos a tomar o seu conselho sobre questões que envolvem tecnologia. Porém mais de uma perspectiva gerencial do que uma perspectiva de mudança de hábitos pessoais.

Lembre-se que junto de uma grande tendência da tecnologia existe um desejo a ser atendido. Vale mais a pena se ater aquele desejo do que exatamente à mecânica da rede social ou tecnologia que o atende. Poder ser que o seu público boomer não a conheça ou não dê valor a ela.

Agora, vale a pena a dica. como qualquer tipo de comunicação de massa (e uma apresentação pode ser considerada uma), é sempre importante empregarmos equilíbrio e cautela. Não comece com estereótipos sobre essas pessoas. Há boomers com fazendas gigantes no FarmVille. Então vá com calma na hora de pensar em como apresentar para ele. No entanto,  pense em fazer alguns ajustes básicos seguindo as dicas acima, e se prepare para fechar o negócio com o seu boomer. Lembre-se: rapidez, objetividade e menos embasamento em novas tendências tecnológicas. Essa é a ideia básica de como apresentar para esse tipo de público

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Criativas.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.