Quando falei aqui sobre Tony Stark, com certeza você já o conhecia. Ou tinha ouvido falar ou pelo menos sabia que era um personagem de algum dos filmes famosos da atualidade. Mas se eu citar o nome Justin Hammer, talvez você nunca tenha ouvido falar. Você precisa conhece-lo, principalmente para saber como apresentar melhor que ele.
Se você assistiu Homem de Ferro 2, com certeza conhece Justin Hammer. O CEO das Indústrias Hammer, que tenta a todo custo fazer frente para sua principal concorrente, as Indústrias Stark. Criado no final da década de 70, ele é um dos vilões das histórias em quadrinhos do Homem de Ferro. Saiba que ele pode te ensinar a como apresentar melhor.
Mas o que isso tem a ver com minha carreira? Tudo. Analisando o perfil deste vilão no filme, interpretado por Sam Rockwell, podemos aprender três lições importantes sobre o que não fazer nas suas apresentações. E esses erros são frequentes no mundo corporativo.
Não quer mais errar? Então fique atento:
1. Não tente imitar outro apresentador famoso, principalmente se for seu principal concorrente.
Hammer começa sua apresentação tentando imitar seu concorrente Tony Stark. Fazendo dancinhas e piadas, crendo que a plateia gostará dessa exibição (pois ela já gosta quando Stark faz). Evite isso se você busca aprender a como apresentar melhor. Na verdade, o que ele está fazendo é um belo de um papel de ridículo. Seu maior concorrente já é caricato pelas extravagâncias, entradas triunfais e brincadeiras colocadas na hora certa. Ao tentar imitá-lo, Hammer mostra que não tem personalidade e que está literalmente atrás da concorrência.
2. Conheça bem o conteúdo que pretende apresentar.
Hammer sobe ao palco crente de que apresentará a última novidade em termos de tecnologia e armamentos. Mas não sabe exatamente o que ele está apresentando. Pois ele confiou a produção das armaduras e robôs a um terceiro, sem saber quais as verdadeiras funcionalidades do produto e como a sua apresentação estava fadada ao fracasso desde o início. Para saber como apresentar melhor, conheça bem o produto que vai apresentar. E principalmente, saiba exatamente qual rumo sua apresentação irá tomar e qual caminho pode seguir com ela.
3. Acompanhe sua apresentação, desde o momento inicial de sua produção.
O maior erro de Hammer, talvez, tenha sido confiar o seu conteúdo cegamente para outra pessoa e não saber exatamente o que ia acontecer em sua apresentação. Quando você colocar outro profissional, seja um assistente ou colega de trabalho, para cuidar de sua apresentação, certifique-se de que ele está fazendo exatamente o que foi pedido e não colocando surpresas ao final. Hammer confiou o ponto alto da sua apresentação, os robôs, a Ivan Vanko, que se tornaria o vilão principal do filme e, desde o começo, Vanko já demonstrava que iria aprontar alguma coisa desagradável e Hammer decidiu seguir mesmo assim.
O apresentador, porta-voz do projeto, ideia ou departamento, precisa estar ciente do começo ao fim do conteúdo que irá apresentar – é sua credibilidade, no último slide, que estará em cheque.
E você? Não vai querer fazer papel de ridículo na frente da sua plateia, certo?
Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Profissionais.
Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.
Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!
MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas
Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.