Apresentar melhor é o desafio de muitos profissionais. Tanto para quem apresenta bem quanto para aqueles que estão começando. Os dois buscam criar apresentações mais criativas e impactantes. O segredo é como fazer isso acontecer? Um dos caminhos, é pensar com base nas teorias de cognição. Você não terá impacto na sua apresentação enquanto não entender como aplicar cognição nos seus slides. A cognição basicamente estuda a aquisição de conhecimento através das percepções. E isso tem tudo a ver com comunicação. Pense: sua apresentação nada mais é do que uma peça de comunicação.
Um dos primeiros princípios da cognição que podemos aplicar em um PowerPoint corporativo afirma que a nossa memória de trabalho é limitada. Em outras palavras, o nosso cérebro só consegue absorver informação quando novas ideias são apresentadas para nós, de maneira que sentimos que elas são importantes e causam mudanças.
Para alcançar um bom entendimento da cognição na apresentação, devemos entender suas três exigências: intrínsecas, alheias e de conexões. Veja como elas podem te ajudar no processo de apresentar melhor:
Exigência Intrínseca
Esta exigência representa o quão difícil um tópico ou assunto pode ser para ser aprendido. Algumas peças de comunicação são fáceis de digerir, enquanto outras são muito mais complexas. E essa complexidade pode ser proposital ou fruto de um erro de concepção – que é a maioria dos casos em apresentações profissionais. Perceba que apresentar melhor tem a ver com tradução de mansagem. Sua responsabilidade como apresentador para o seu público-alvo é entender melhor sua mensagem e sempre mantê-la simples. Quebre informações, distribua elas em uma ordem lógica, e “ajude” o seu público a compreender melhor todos os passos da sua apresentação.
Exigência Alheia
Refere-se à forma como a informação é apresentada a alguém. Como apresentador, você tem controle sobre ela. É você quem a estrutura. Mas precisa sempre pensar com a cabeça da sua audiência. Por exemplo, eu posso mostrar-lhe um círculo ou em vez de tentar verbalizar como o círculo parece, o que seria uma tarefa muito mais difícil. Lembre-se, o cérebro humano prefere aprendizagem visual. Por isso trabalhar o design da apresentação é tão importante.
Exigência de conexões
Não deixe as informações desconectadas e “jogadas” em slides para que o seu público entenda e faça as conexões necessárias. Essas conexões, exemplos, analogias, figuras de linguagem, todas elas devem ser criadas pelo apresentador a fim de facilitar o processo de aprendizado.
Para isso, certifique-se de que sua escolha de conteúdo e imagens “conecta os pontos” para a plateia, para que eles possam entender mais rapidamente o que você está ensinando. Você pode garantir isso, optando por narrativa visual. Qualquer esforço que ajude no contexto vai ajudar o processo de aprendizagem.
Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Fazer Você Apresentar Melhor.
Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.
Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!
MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas
Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.