MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Case Animação para o SUS Conitec

Você sabia que o Governo Federal possui uma comissão exclusiva para avaliação de novas tecnologias para o SUS e que você pode participar e ter voz ativa nas decisões para nosso sistema de Saúde?

É aqui que entra a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS, mais conhecida como CONITEC. E nós da MonkeyBusiness recebemos um chamado muito importante em uma parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) para produção de um material que explicasse o que é a CONITEC e como cada cidadã e cidadão brasileiro pode ajudar na construção de um SUS melhor e mais eficiente.

Mas afinal o que é a CONITEC?

A CONITEC é um órgão que assessora o Ministério da Saúde na tomada de decisões relacionadas à incorporação, exclusão ou alteração de novos medicamentos, produtos e procedimentos no SUS. Além disso, ela também é responsável por contribuir para a constituição ou alteração de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas. Seu objetivo principal é promover um sistema de saúde igualitário, eficiente e de alta qualidade para todos os brasileiros.

O foco da CONITEC é fazer a Avaliação de Tecnologia em Saúde, a chamada ATS. Mas o que é bem isso?

A ATS é o coração da atuação da CONITEC. É um processo multidisciplinar que utiliza metodologias sistemáticas e se baseia em parâmetros estabelecidos na literatura científica para determinar o valor de uma tecnologia de saúde em diferentes estágios de seu ciclo de vida. Essa avaliação considera diversos aspectos, incluindo a efetividade clínica, segurança, custos, implicações econômicas, questões éticas, sociais e legais, bem como aspectos organizacionais e ambientais. Além disso, leva em conta as implicações dessas tecnologias para pacientes, familiares, cuidadores e a população em geral.

Assim como objetivo para a animação, ficamos com a responsabilidade de contar um pouco sobre a função da CONITEC dentro do SUS e como são realizados na prática os mecanismos de participação social, como audiências públicas, formulários online, dentre outros.

E porque a participação social na CONITEC é tão importante?

A participação social na ATS implica na coleta de informações valiosas vindas da perspectiva do público e dos pacientes. Isso significa que as vozes daqueles que vivenciam diretamente a doença e as tecnologias em saúde são levadas em consideração. Essas experiências são cruciais, uma vez que fornecem insights únicos sobre como uma determinada tecnologia afeta a vida das pessoas no mundo real.

Agora que entendemos o contexto do projeto e quais os seus objetivos, vamos destrinchar quais as estratégias e diretrizes que foram seguidas na construção dessa animação.

Criando a animação

Para a animação com um objetivo informativo, é necessário que as informações visuais estejam apresentadas de modo a transmitir a mensagem de forma clara e objetiva. Para isso a aposta em ícones que ilustram funções e situações, foi aplicada neste projeto.

Ícones visuais desempenham um papel fundamental na comunicação em animações explicativas. Eles simplificam conceitos complexos, facilitam a compreensão e agregam apelo estético. Ao condensar informações em elementos visuais claros e memoráveis, os ícones ajudam a empresa a transmitir sua mensagem de forma eficaz, tornando a comunicação mais acessível e atraente para o público. Além disso, ícones visuais podem transcender barreiras linguísticas, alcançando audiências globais de maneira universal.

Também foram escolhidos traços mais simples, com personagens humanizando situações, prezando pela diversidade e composição mais para um estilo “clean”. A identificação com personagens permite que o espectador se coloque no lugar deles, criando empatia e conexão. Essa identificação ajuda a reforçar mensagens-chave tornando-as mais memoráveis e significativas para o público.

A montagem nesse contexto também desempenha função fundamental para comunicar a mensagem da animação de forma clara e acessível. Construída de forma dinâmica, o grande desafio foi condensar o volume de informações em um espaço curto de tempo, evitando sobrecarregar o espectador com detalhes irrelevantes. Desafio concluído junto ao roteiro, com o uso de letterings nos conceitos mais importantes para o destaque necessário e facilitação da leitura e interpretação das informações. Veja o resultado final aqui:

Assim, o que foi buscado para construção de todos os elementos é de que a mensagem fosse o mais acessível, clara e que ao mesmo tempo tocasse o público e o sensibilizasse da importância da informação e chamá-lo para uma posição ativa, de participação e engajamento com a CONITEC.

Este é um dos inúmeros exemplos que podem ser encontrados em nosso portfólio e mostram o poder das animações em sistematizar informações e comunicá-las de maneira simples e eficiente, mantendo um estilo único e uma marca de identificação com o público. Acesse nosso portfólio e descubra como a animação é uma ferramenta poderosa para alavancar a comunicação do seu negócio!

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em animações.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.