MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Candy Crush Saga e as apresentações corporativas

Hoje temos um novo jogo mais jogado no mundo. É o já bastante conhecido Candy Crush Saga. Ele alcançou 50 milhões de usuários em maio desse ano em todas suas plataformas (Facebook, IOS e Android). Batendo o até mesmo o antigo líder Angry Birds e suas variações. Então, podemos aprender muito sobe apresentações corporativas com ele. Entenda:

O número de usuário impressiona, mas o que mais chama atenção mesmo é a frequência de uso. São mais de 600 milhões de vezes ao dia. Lançado em novembro de 2012 pela King, fatura 600 mil dólares por dia através da venda de vidas e chances novas. Sim, o download é grátis, mas algumas fases são tão difíceis que incentivam seus jogares a passarem seus cartões de crédito em troco de uma “ajudinha” – mais vidas. Tão difíceis que já são até bastante conhecidas, quem não teve problemas para passar pelas fases 30, 50, 65, 92, 97, 147 ou 213?

Qual é o sucesso do Candy Crush Saga?

Mas tudo isso tem uma explicação: para os psicólogos. O sucesso do jogo Candy Crush Saga pode ser entendido através do efeito Zeigarnik, de Kurt Lewin. Segundo essa teoria, sempre que você tem uma tarefa incompleta, um problema a ser resolvido, você não consegue tira-lo da sua mente. É como se o seu cérebro continuasse ligado naquela tarefa até que você finalmente conseguisse resolve-la, e só assim ele a exclui da sua “agenda” e passa a pensar em outras coisas, novos problemas.

O que acontece com este jogo é que ele te passa uma tarefa, um problema a ser resolvido. E apenas cinco vidas (chances) para conseguir finaliza-lo. Se elas acabam, você deve esperar trinta minutos para ganhar uma nova vida, e isso mantém aquele problema no seu cérebro, e ele só vai sair quando você tiver vidas o suficiente para resolvê-lo.

Mas qual a relação do jogo com apresentações corporativas?

Um dos segredos de uma apresentação eficiente é não entregar tudo para o seu público. Não podemos resolver todos os problemas nos primeiros slides. A ideia é colocar as perguntas no começo da apresentação e apenas responde-las no seu final. Seguindo o seu ritmo para isso.

Essa técnica de roteiro não funciona apenas com apresentações. Podemos afirmar que “roubamos” ela do storytelling. As melhores histórias que vemos são aquelas em que os problemas não são rapidamente resolvidos. Mas sim colocados no começo da trama e resolvidos durante o andamento da história. Assim, você coloca um problema sem resolução na cabeça do seu público e deixa-os intrigados com a resolução, os mantêm atentos à sua história, ou, no nosso caso, na sua apresentação.

Segundo Kurt Lewin, ao propor um problema você instaura a linha de tensão que se manterá enquanto estiver sem solução. O que prova que tarefas não concluídas são mais lembradas que as concluídas.

Você mantém o problema e vai mostrando caminhos de como resolve-lo. Montando argumentos positivos e desconstruindo argumentos negativos. Até que, no final da sua apresentação, você tem a resolução desse problema. E não é imposto pelo orador, mas construído juntamente com o público, uma vez que ele acompanhou a sua linha de raciocínio.

Mais fácil que tirar doce de criança. Mas, diferente do jogo, se você perder a oportunidade em apresentações corporativas não terá mais vidas para utilizar.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Corporativas.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.