Quando você apresenta uma marca, um produto, serviço ou um novo conceito, quais histórias está contando?
Vamos mais fundo: qual é a história de sua marca? Qual é a história da sua empresa ou da empresa em que trabalha? Ou melhor, ela tem uma história? De fato, apresentar a sua marca através de histórias está se mostrando cada vez mais eficiente. Também conhecido como Brand Storytelling, essa técnica quando utilizada em apresentações basicamente estimula o seu público a se identificar uma marca através de uma história sobre ela.
Assim, é considerada uma técnica de marketing bastante significativa e eficaz. Ou seja, ela reforça a mensagem da sua marca através de um enredo lúdico, que todos podem se identificar facilmente.
O Brand storytelling e a forma da mensagem
E o Brand Storytelling é cada vez mais popular na medida em que pode fazer a diferença na forma como os clientes percebem a sua marca, produto ou serviço. Ainda mais hoje em dia, no meio de um oceano de apresentações chatas e planas. É a oportunidade de você comunicar sua marca por meio de experiências da vida real. As quais todos facilmente se identificam e se espelham. Quem não vibra ou se esquece de uma boa história?
A melhor parte de tudo isso é que você pode contar até mesmo com a sua platéia para comunicar a sua marca. Sim, por que boas histórias são passadas para frente com extrema facilidade.
Existe uma frase bastante emblemática de Scott Cook que retrata bem o que estamos falando: “Uma marca não é mais o que ela diz aos consumidores que é. Ela é o que os consumidores dizem uns aos outros que ela é.” Esse endosso é sincero e hoje essencial para a propagação da sua mensagem. O mesmo acontece com as apresentações. Veja como utilizamos essa verdade na apresentação que criamos para a Globo, onde criamos um paralelo entre a emissora e o Mercado de varejo:
Sabemos que elas não terminam quando o palestrante desce do palco. A sua audiência continua propagando suas ideias naturalmente. Não é maravilhoso? Afinal, ninguém quer que as mensagens da sua apresentação morram.
Encurtando a distância entre seu público e sua marca
A descrição mais comum de uma marca é:
“um nome, termo, design, símbolo ou qualquer outra característica que identifica um serviço e o distingue dos outros” (definição da American Marketing Association). Com o Brand Storytelling, no entanto, esta definição torna-se simplista. Uma vez que uma marca inclui também as experiências dos consumidores, suas histórias, mensagens e sentimentos.
No entanto, sabemos que as marcas são comunicadas ao público-alvo por meio de técnicas de branding diferentes. E essa comunicação faz toda a diferença. Assim como quando apresentamos. As histórias e emoções colocadas são fundamentais para a empatia do público com nossas ideias. Como podemos ver nessa Apresentação de Planejamento que criamos para a Havaianas:
Concluindo: Brand Storytelling encurta a distância entre a marca e o cliente. Ao passo que reduz a distância entre o apresentador e seu público. Ao ouvir uma história sobre uma marca, a audiência é capaz de definir a marca por si mesmo. A marca reforça a identidade, enquanto os valores fundamentais dela se relacionam com os clientes.
Não são todas as apresentações que podemos contar uma história e gerar uma empatia. Mas sempre que for possível, os palestrantes podem usar do Storytelling para passar suas mensagens e principalmente para engajar sua audiência. Poder trabalhar com a possibilidade de que sua mensagem vai continuar sendo transmitida é ótimo. Não custa tentar!
Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Brand Storytelling.
Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.
Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!
MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas
Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.