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Bang! Sua apresentação corporativa morreu

Apresentação corporativa: alguns erros podem ser fatais para a eficiência da sua. Veja aqui como não deixar a sua apresentação corporativa morrer:

Sabia que depois de 10 minutos a audiência para de prestar atenção em sua apresentação corporativa? Mesmo que seu conteúdo seja interessante, o nível de foco da audiência cairá para um número “próximo de zero”. Aliás, o tempo de foco de uma audiência é de, exatamente, 9 minutos e 59 segundos. De acordo com o biologista John Medina (Universidade de Washington).

Carmine Gallo contou uma experiência interessante com sua família em uma igreja. Onde sua filha pedia para ir ao banheiro logo no começo do sermão. Quando ele ia se desculpar com o pastor, este respondia que era normal.

“Acontece todo domingo, parece que a cada 10 minutos uma criança possui uma vontade extrema de sair.”

Graças à estamina nós temos maior controle do que as crianças. De fato, uma das razões que suportamos tantas e longas reuniões ou uma apresentação corporativa lenta. Porém nossa mente fará o papel de escapar daquele ambiente. Mesmo que você não queira, uma hora você se pegará checando mensagens nas redes sociais, verificando e-mails ou curtindo uma foto no Instagram “para refrescar a cabeça”.

De acordo com as dicas que levantamos para aumentar a vida útil de uma apresentação corporativa notei que todas elas tem relação com variedade, isto é, em tornar a experiência mais dinâmica para quebrar a versão “mono”. Veja abaixo:

Vídeos

Somos mais multimídia que antigamente, consumimos vídeos no Vine, Instagram, Facebook, YouTube e outras redes sociais. Também assinamos Netflix, TV a cabo ou assistimos às palestras do TED direto do site. É legal utilizar vídeo no começo da apresentação para esquentar a audiência, e ele pode ser um recurso para utilizar a cada 10 minutos, por exemplo – com essa alternância entre conteúdos, certamente você conseguirá reter mais a atenção da audiência.

Demos

Se você precisa fazer demonstração de algum produto ou serviço não espere para o final da apresentação, procure encaixar o quanto antes. Se a demonstração é o momento de ápice em sua apresentação, então você precisa planejar com cuidado para que a atenção da audiência ainda esteja com foco em você – ou então sua demonstração perderá muita atenção de quem precisa.

Segunda voz

Já reparou nas apresentações da Apple, ao menos na época de Steve Jobs? Ele próprio raramente falava mais que 10 minutos sem introduzir outra pessoa para abordar um assunto. Em 90 minutos Jobs chega a compartilhar o palco com pelo menos cinco palestrantes, todos representando seus departamentos dentro da empresa. Sabe aquela convenção que você está planejando para sua empresa? Espelhe-se nessa técnica utilizada pela Apple.

Engajamento

Saiba alternar sua atenção com os slides que está projetando e foque na audiência. Aprenda a interagir com quem está assistindo você, e pode abusar da criatividade. Por exemplo, você pode escolher a interação tecnológica com avaliações das palestras em tempo real através de algum aplicativo, uma hashtag para criar conversas entre as pessoas que participam do evento (beijo, Twitter), ou simplesmente interagir com a audiência, dando voz a ela através de algumas perguntas durante sua apresentação. Mas o importante é, novamente, buscar a dinâmica e fugir da monotonia.

Nunca listamos “regras” de uma boa apresentação, mas sim formas de alcançarmos melhores resultados com a comunicação que escolhemos e planejamos para nossas apresentações. Talvez você tenha outras dicas de como aperfeiçoar a interação entre palestrante e audiência que sejam diferentes das acima, porém a essência sempre será a dinâmica e o objetivo será sempre manter a apresentação viva até o final.

 

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