MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

As vantagens da aprendizagem multimodal

Você conhece a Aprendizagem Multimodal? É aquela que utiliza diversas mídias para passar uma mensagem. O que antes era um luxo, hoje é necessário: afinal, através da soma de mídias diferentes, você garante mais atenção e melhor compreensão da sua mensagem.

Como é um termo novo, mas reflexo de uma prática muito comum e bastante utilizada nos últimos anos (nós, por exemplo, como estúdio de motion design especializados em apresentações e vídeos, fazemos bastante), vamos entender esse termo como um passo além do que chamamos de transmídia.

Ou seja, é elevar esse conceito de transmídia — a comunicação de uma mensagem através de mídias diferentes e complementares — para a área de aprendizagem prática. Vamos entender as duas palavras desse termo tão utilizado hoje em dia na comunicação corporativa:

Aprendizagem

O termo em si é amplamente reconhecido, e pode implicar um foco na aprendizagem de competências de liderança ou na promoção de relações de aprendizagem positivas. Dentro de uma empresa, aprendizagem tem esse grande leque de significados.

Multimodal

No contexto da aprendizagem, “multimodal” normalmente se refere ao uso de múltiplas modalidades ou canais sensoriais para ensino e aprendizagem. Isso pode incluir texto, apresentações, vídeos, animações e elementos interativos em materiais educacionais.

Assim, dentro desse conceito, os vídeos podem melhorar significativamente a aprendizagem multimodal, incorporando elementos visuais e auditivos no processo de aprendizagem. Vamos ver o porque dos vídeos serem o pivô da comunicação eficiente da aprendizagem multimodal:

Por que os vídeos fazem toda a diferença na aprendizagem multimodal

Envolvimento

Os vídeos podem cativar a atenção dos alunos e tornar o conteúdo mais envolvente. A combinação de recursos visuais, movimentos e sons pode estimular o interesse e a curiosidade, ajudando os alunos a manter o foco no material.

Representação Visual

Os vídeos fornecem representações visuais de conceitos, ideias e informações. Recursos visuais, como tabelas, gráficos, animações e ilustrações, podem tornar tópicos complexos mais fáceis de entender e lembrar.

Aprendizagem Auditiva

Alguns alunos são mais orientados auditivamente e os vídeos oferecem explicações faladas e discussões. Isso acomoda os alunos que se beneficiam ao ouvir informações junto ou em vez de lê-las.

Contexto do mundo real

Os vídeos podem trazer contexto do mundo real ao material de aprendizagem. Por exemplo, podem mostrar eventos históricos, experiências científicas ou entrevistas com especialistas, tornando os conceitos abstratos mais relacionáveis.

Demonstração

Os vídeos podem demonstrar como realizar tarefas, resolver problemas ou usar ferramentas ou equipamentos específicos. Isto é particularmente valioso em domínios onde a aprendizagem prática é crucial, como a formação técnica e profissional.

Conexão emocional

Os vídeos podem evocar emoções e criar uma conexão pessoal com o conteúdo. Esse envolvimento emocional pode levar a uma melhor retenção e compreensão do material.

Aprendizagem multissensorial

A aprendizagem multimodal envolve o envolvimento de vários sentidos. Os vídeos combinam visão e som, tornando o aprendizado uma experiência multissensorial, que pode reforçar a memória e a compreensão.

Acessibilidade

Os vídeos podem ser benéficos para alunos com necessidades diversas, incluindo aqueles com deficiência visual que podem se beneficiar de descrições de áudio ou legendas ocultas.

Aprendizagem individualizada

Os vídeos geralmente estão disponíveis para visualização sob demanda, permitindo que os alunos pausem, retrocedam e revisem o conteúdo em seu próprio ritmo. Essa flexibilidade acomoda diferentes estilos e velocidades de aprendizagem.

Variedade

Incorporar vídeos em um programa de aprendizagem acrescenta variedade aos materiais, evitando a monotonia e atendendo a diferentes preferências de aprendizagem.

Alcance Global

Os vídeos podem ser facilmente compartilhados e acessados on-line, permitindo que alunos de todo o mundo acessem o mesmo conteúdo educacional.

Para maximizar a eficácia dos vídeos na aprendizagem multimodal, é essencial criar conteúdo de vídeo bem estruturado e de alta qualidade que se alinhe aos objetivos de aprendizagem. Além disso, os educadores devem considerar as necessidades e preferências dos seus alunos e garantir que os vídeos sejam usados como parte de um currículo completo que inclua outras modalidades, como texto, exercícios interativos e discussões.

Quando você precisar de um material de comunicação que contemple apresentações, animações e vídeos, conte conosco da MonkeyBusiness! Somos um estúdio de Motion Design especializado neles, e sabemos como melhorar a sua aprendizagem multimodal.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em aprendizagem.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.