MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Apresentações, vídeos e animações: a tríade da comunicação remota

Sejamos sinceros: ninguém deveria ter de ficar confinado no mesmo lugar durante tanto tempo. E, mesmo que ainda estejamos vivendo no olho do furacão do Coronavirus, segue uma reflexão sobre a comunicação remota.

Pois é. Dessa vez nós não vamos nos preocupar com a “data de validade” do artigo. Afinal, mesmo que vinte anos se passem entre o dia de hoje e o dia que você parou para lê-lo, o motivo da afirmação ainda será bastante claro.

O mundo parou para ficar em casa. Por um motivo nobre, sim. Mas isso não quer dizer que o cenário ao redor não sofra as consequências disso. Vivemos agora um momento sem precedentes na história moderna. Um momento que nos obriga a olhar para um horizonte de incertezas e vulnerabilidades, pois o status quo foi interrompido por tempo indeterminado.

O desafio de avançar nos negócios sem sair do lugar

Em praticamente todo o mundo, as pessoas lutam contra o mesmo inimigo invisível. E enquanto fazem isso com responsabilidade – leia-se: ficando em casa sempre que possível – precisam encontrar meios alternativos para continuar tocando seus projetos e fazendo seus negócios continuarem funcionando.

Mais do que nunca, a comunicação é um fator essencial para a sobrevivência dos negócios. Tanto do ponto de vista interno – visto que o diálogo entre equipes de trabalho é determinante para manter o controle dos prazos e a qualidade das entregas – quanto do ponto de vista externo. Afinal, os seus clientes e a sua audiência habitual precisam saber que as suas atividades estão em pleno funcionamento, mesmo que todo aquele movimento típico do seu local de trabalho não seja mais uma realidade (por enquanto).

Comunicação remota: entrando de cabeça na era da comunicação 4.0

Por mais desafiador que manter essas duas pontas de comunicação funcionando possa parecer, há de se admitir que esse já era um movimento previsto para os próximos anos. Com a consolidação da Indústria 4.0 e da iminente revolução nas dinâmicas de trabalho por tecnologias de automação, armazenamento em nuvem e compartilhamento de dados, era evidente que, aos poucos, a tendência das companhias seria exatamente a de economizar em estrutura para investir em tecnologia e praticidade nas relações de trabalho.

Algumas empresas já vinham, inclusive, adotando medidas remotas de comunicação e execução de tarefas muito antes da crise. Porém, tudo o que antes era de ordem idiossincrática no comportamento de algumas, se tornou a norma do mundo corporativo da noite para o dia.

Copo cheio e copo vazio da comunicação remota

Mas existe um “copo meio cheio” nessa história toda: o fato de podermos nos espelhar em estratégias que já foram adotadas antes. E, principalmente, que já se mostraram bem-sucedidas. Para que possamos continuar fazendo parte dos movimentos da indústria com uma comunicação efetiva e livre de ruídos.

Mas quais são essas estratégias?

Apresentações remotas via Hangouts Meet

Vamos começar falando um pouco sobre apresentações. Como vimos anteriormente nesse artigo, uma ótima maneira de manter as suas equipes atualizadas sobre metas, resultados, estratégias e quaisquer outras informações relevantes, ou de prospectar novos clientes e levar seu produto ou serviço adiante sem precisar se deslocar, é o Hangouts Meet. Esta e outras plataformas especializadas em videoconferências facilitam muito o dia a dia de empresas que precisam se comunicar à distância.

A grande vantagem dessas plataformas é que elas são capazes de reunir pessoas que estejam em qualquer lugar do mundo para assistir às suas apresentações. Tudo com altíssima qualidade de imagem e som, e possibilidade de compartilhamento de telas. Ou seja, você, como speaker, pode aparecer para os seus espectadores ao mesmo tempo que mostra as telas da sua apresentação.

Essa é uma alternativa de comunicação perfeita para empresas que precisam manter a normalidade de seu fluxo de trabalho mesmo em momentos de crise. E o melhor: todos os envolvidos conseguem se reunir sem precisar deixar a segurança de seus próprios lares.

Apresentações em Vídeo e Animação

Uma estratégia tão efetiva quanto realizar apresentações remotas via Hangouts Meet, é aderir às apresentações em vídeo e animação. Essas duas maneiras de comunicar as qualidades do seu negócio são inusitadas para muitos. Por isso mesmo, estavam caindo nas graças das empresas antes mesmo do “êxodo” da população para dentro de suas casas.

O grande diferencial dessas modalidades de apresentações é que elas não precisam necessariamente de um local e um horário certo para acontecer. Elas só precisam de um motivo. Neste caso, basta disponibilizar esses materiais em alguma plataforma digital ou compartilhá-los com colaboradores e/ou prospects. Assim como orientá-los para que assistam à apresentação onde quer que estejam.

Além disso, como essas apresentações são construídas através de vídeos e animações, elas podem dar um passo a mais no quesito “abstração”. Isso porque estes são elementos mais maleáveis, que podem assumir diferentes formas, cores e movimentos para construir as metáforas visuais que melhor representem o seu negócio.

Imagine uma nova comunicação remota

Imagine, então, uma alternativa que possibilite falar sobre os seus produtos e serviços e, de quebra, ofereça à sua audiência um espetáculo lúdico e aprazível aos olhos. Essas características únicas das apresentações em vídeo e animação contam, e muito, na hora de fisgar a atenção de uma pessoa que esteja assistindo o conteúdo de maneira remota.

Como você pode ver, o fato de estarmos todos isolados em nossos lares não precisa influenciar negativamente os resultados do trabalho que fazemos. Muito pelo contrário. Se soubermos utilizar essas novas dinâmicas de comunicação e execução de tarefas a nosso favor, não apenas conseguiremos continuar crescendo e prosperando nos negócios, como faremos história ao assumir o pioneirismo do cenário de comunicação remota. Um cenário que redefinirá praticamente todas as relações humanas depois da crise.

 

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Comunicação Remota.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.