MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Apresentações profissionais: o equilíbrio entre design e conteúdo

Antigamente maltratavam as apresentações a tal nível que despertaram o ódio da maioria pelo PowerPoint. Seja pela tia que adorava enviar os “pepetês” de gatinho com trilha da Celine Dion. Ou então uma poesia da Cecília Meirelles erroneamente creditada ao Arnaldo Jabor. Seja pelas reuniões nas empresas com slides incompreensíveis que mais confundiam do que orientavam. Até que essa situação mudou com o despertar de alguns criativos que resolveram dar forma às informações das apresentações. Afinal, o que faz arquivos PPT se transformarem em apresentações profissionais?

Mundo perfeito? Quase. Alguns profissionais (e até mesmo agências especializadas) passaram a acreditar que apenas “maquiar” os slides com um bom design era essencial para o sucesso. O que despertou o ódio daqueles que valorizam o conteúdo de uma boa história. Esses, aliás, costumam ser extremistas e odeiam qualquer intervenção artística, pois consideram “uma enganação proposta pelo departamento de propaganda e marketing”.

Apresentações profissionais e as placas de desabrigados na rua

Para compreenderem melhor a situação desse debate, proponho compararmos as apresentações com o projeto Signs for the Homeless. Ele propõe o redesign dos cartazes dos moradores de rua em Boston e Cambridge. Isso com o objetivo de compreender se apenas o design pode ajuda-los a conquistarem seus objetivos. Afinal: design e informação transformam a comunicação. Isso é a base das apresentações profissionais.

A primeira conclusão foi de que os moradores daquela região específica usavam mais mensagens com teor filosófico ou político do que diretamente pedirem dinheiro. O teor humano ajuda, mas e o design? Aí que entra a segunda conclusão: o design aplicado nos cartazes dos moradores de rua despertava a atenção das pessoas. Que naturalmente tendiam a ignorá-los. Até mesmo perguntando a eles aonde havia conseguido aquela placa. As chances de receberem dinheiro aumentavam.

O design é a única solução proposta para uma boa comunicação? Não, a mensagem que você passa é fundamental e de grande relevância. Porém não adianta ter uma boa mensagem se a forma como você a apresentação não desperta interesse.

Voltando para as apresentações profissionais

O mais natural é encontrarmos slides sem qualquer cuidado visual, pois o apresentador aposta apenas na mensagem que precisa passar. Ao invés do extremo, proponho equilibrar conteúdo e design, pois ao contrário do que alguns profissionais pensam (e, graças a Deus, são poucos). O design não é uma alternativa descartável e sem importância, mas sim um pilar tão importante quanto o conteúdo que soma forças na hora de se comunicar (ou então não haveriam diversas agências de publicidade, nem estúdios de design, por exemplo).

Mas tirando as características extremas, o profissional é como um morador de rua. Ele tem uma mensagem a passar e precisa que outra pessoa a “compre” – ou ele repensa sua comunicação e conquista seu objetivo. Ou passará a vida toda se comunicando de forma precária – mesmo que seus slides não sejam feitos de papelão e caneta retroprojetora.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações Profissionais.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

Array


® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.