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Apresentações impactantes: menos é mais

Esse post veio de uma inspiração momentânea. Sempre falamos que menos é mais, e podemos ver essa máxima aparecer nas mais diversas áreas. Não é só na publicidade, design e em apresentações impactantes. Mas até em engenharia já nos deparamos com o bom e velho “menos é mais”. Vamos pensar um pouco melhor o que isso quer dizer?

Ao se construir apresentações impactantes, naquele momento em que ainda estamos pensando no seu conteúdo, é importante que tenhamos bastante claro qual a nossa principal mensagem e que ela seja evidenciada. Afinal, todo o resto passa a ser superficial. Isso porque grande objetivo das apresentações impactantes é a transmissão da sua mensagem. E para isso, precisamos de um bom trabalho de roteiro e de direção de arte.

Mas como tudo no mundo acaba se desvirtuando em algum momento. Motivado pela oportunidade de transmitir muitas mensagens ao mesmo tempo e apoiados pelos recursos visuais de uma boa apresentação, apresentadores tendem a sobrecarrega-las com informações demais. O resultado, então é o inverso do que essa ferramenta nos proporciona. Assim, esqueça o que você buscava com as apresentações impactantes.

Aquela apresentação que era super importante, a base do seu argumento, torna-se extremamente confusa. Muita informação, que muitas vezes não se conectam. Assim como ícones lotam todo o espaço, e caixas de texto gigantes são esmagadas slide por slide. Com tantos detalhes, a apresentação fica tão complexa que a mensagem acaba perdida no meio dessa confusão. Qual é a saída mais comum? Mais slides. E ai o que você ia falar em 20 minutos demora 2 horas.

Para concluir, para se ter apresentações impactantes você precisa simplificar essa apresentação. O que deve fazer?

Pensamos em três passos simples para te ajudar a recuperar o controle da sua apresentação. Afinal, como já dissemos, menos é mais:

01. Desconstruir:

Dê um passo para atrás e olhe para o que você realmente está tentando apresentar. Sabe aquele movimento que os americanos chama de Vôo da Águia? Saia do problema e o observe de cima. Não importa o tema da sua apresentação e até mesmo a sua mensagem. Em seguida, procure redesenhar sua apresentação usando apenas os títulos, as mensagens principais. Não se preocupe: é apenas para montarmos um esqueleto, uma versão mais simplificada. Essa versão não resolve o seu problema ainda, ela serve para fornecer uma visão geral do conceito e da mensagem principal que você tem que passar. Guarde esse exercício e pense o que pode ficar de fora desse esqueleto. Como fizemos nessa apresentação para a Uber:

02. Construir:

Cada parte principal da apresentação transforma-se num slide. Lembra-se dos títulos? Exatamente eles. Assim você divide sua mensagem de uma maneira que funciona numa apresentação. Agora é a hora de rechear cada parte dela com (pouca) informação. Esse formato irá te dar mais espaço para mostrar os detalhes e as relações referentes a cada parte do seu discurso. O que você está fazendo, quebrando as partes principais do seu conteúdo em slides é dividi-lo em cenas, que devem fazer o papel de deixar a sua informação mais concisa, e digerível. Além disso, é importante que você, como apresentador, entenda qual a quantidade de informações prefere apresentar por slide. Como fizemos nessa apresentação do Twitter:

03. Conectar:

Você quebrou o seu conteúdo em slides para facilitar a compreensão, mas apresentar sua informação nem sempre é um processo linear, como os programas de apresentação como o Powerpoint e o Keynote nos obrigam a pensar. Apresentadores devem corresponder às necessidades do seu público, e precisam de flexibilidade para discutir os detalhes da sua apresentação que são mais relevantes. Não se esqueça que a entrega da sua apresentação, ou seja, o momento em que você sobe no palco, é tão ou mais importante que a criação do seu Powerpoint. Como fizemos nessa apresentação do SBT:

Dê uma olhada de fora para sua apresentação. Ela cumpre com o que você pretendia quando a criou? Passa a sua mensagem com clareza? Vende a sua ideia? Se o seu público está levando muito tempo para decifrar a informação em cada slide, então eles não estão ouvindo o que você está dizendo. Simplifique suas apresentações, passe sua informação com mais clareza e menos voltas. Use o design e o roteiro, e quem sabe um pouco de Storytelling para isso. E conte com o MonkeyBusiness para criar a sua apresentação impactante.

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