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Apresentações criativas: como usar figuras de linguagem

Apresentações Criativas e Analogia

As analogias têm o poder de fortalecer bastante a sua mensagem e garantir a eficiência da transmissão dela na sua apresentação. Elas abrem caminhos para a criação de apresentações criativas. Enfim, para quem se esqueceu das aulas de português do colégio, aqui vai um refresco:

Uma analogia é uma comparação entre dois elementos, geralmente de universos diferentes, que fazem sentido para a sua estrutura e que tenham como objetivo a explicação, facilitando o entendimento.

Ou seja, é um processo cognitivo de transferência de informação. Processo esse que estamos acostumados, porque aprendemos através dele desde pequenos.

As analogias mais conhecidas e mais usadas (não apenas em apresentações criativas) são as metáforas.

Quando o assunto é apresentações criativas, usamos uma figura de linguagem bastante parecida com a metáfora: a símile. Ela funciona como uma metáfora de comparação direta. Quando usamos metáfora, dizemos que X = Y (“Amor é fogo que queima”, por exemplo). Assim como, quando usamos símiles, fazemos uma comparação entre dois universos (“o doce é doce como mel”, “o branco é claro como o dia” etc.).

Parece uma diferença pequena mas faz muito sentido quando apresentamos. Isso porque as metáforas apelam para o emocional (por isso são usadas em poesias e músicas). Enquanto as símiles apelam para a razão. Quando comparamos, usamos o nosso racional para buscar o sentido, o ponto de conexão daquela comparação. E o que você ganha ao usar esse tipo de analogia na em suas apresentações criativas? A atenção da audiência.

Veja algumas dicas sobre como usar analogias, não só metáforas ou símiles, de maneira inteligente nas suas apresentações criativas:

Uso de dados, gráficos e afins

Sabemos por experiência própria que um dos maiores desafios de atenção numa apresentação é slides de gráficos e dados. Onde normalmente o apresentador perde a atenção. Dados e números não vão fazer sentido para o seu público se não forem apresentados dentro de uma estrutura que ofereça seu significado. Os números devem estar relacionados com algo que mostre o verdadeiro valor deles, o significado. Números sozinhos não funcionam sem um referencial. E, em muitas vezes, esse referencial é uma boa analogia.

O grande mestre de criar analogias em apresentações de dados é o aclamado médico sueco Hans Rosling com suas apresentações sobre saúde pública. Hans sempre posiciona os números da apresentação com histórias das populações. E isso faz toda a diferença para o público entender a mensagem. Veja aqui:

Analogias em escalas

Um dos usos mais comuns para analogias é para representar escalas. O quão grande ou pequeno é alguma informação? Escolha um universo para a sua analogia que dê uma impressão convincente para sua audiência. Esse universo deve fazer parte do mundo de cada pessoa da audiência para fazer sentido. Se for falar com perfis adolescentes, o universo será um, para diretores de empresas será outro. A analogia que funciona como escala para um público não vai funcionar para o outro.

Por isso, a principal dica na questão de analogias de escala é criar pensando em cada público que assistirá às suas apresentações criativas. Para públicos diferentes, analogias diferentes.

Cuidado e sabedoria

As analogias e as apresentações criativas servem para melhorar a experiência da audiência com as informações. Mas precisamos usar com cautela. Ao mesmo tempo em que elas ajudam, é fácil confundir as pessoas com o uso de uma analogia complicada ou fora do universo do seu público. Portanto, entenda quem é a audiência antes de criar as analogias e pense nelas com cuidado.

O objetivo principal de aplicarmos as figuras de linguagem nas nossas apresentações criativas é deixar o assunto mais confortável e fácil de entender. Preste atenção nesse ponto para cada analogia escolhida e reflita: ela realmente me ajuda a transmitir minha mensagem?

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