MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Apresentações à distância: inovação em tempos de pandemia

Nos últimos anos, nós observamos uma tendência no aumento de distopias ficcionais no mercado de entretenimento, sejam em livros, filmes e até jogos. Por ter se tornado uma temática tão comum, não me seguro em afirmar que, de certa forma, somos fascinados pelo nosso futuro e todas as possibilidades que podem surgir dele. E até em coisas bem pequenas, como as Apresentações à distância, nós vemos a mudança chegando.

Somos fascinados porque o papel em branco que está diante de nós é instável.

Ele nos remete a uma insegurança completamente humana de tentativa de tentar controlar o que vem pela frente. O futuro é tão abrangente que há milhares de caminhos possíveis para serem desvendados. E é por isso que é tão interessante entender como essa jornada pode se desenvolver.

Em meio a uma pandemia, vemos surgir diante de nós diversos cenários desses filmes. De uma hora para outra, parece que estamos vivendo dentro de uma peça de ficção.

A nossa vida, atualmente, é o roteiro de um livro que, em alguns meses, estará disponível em todas as livrarias do país.

Vamos fazer um exercício de imaginação.

Quem exatamente é esse escritor que datilografa o nosso futuro?

Nós não sabemos. Mas ele pensou em tudo. No início, no meio e no fim. Cada reviravolta que acontece está sendo construída em sua mente criativa. E, como somos objetos da sua criatividade, não sabemos o que pode acontecer. Todo o nosso futuro está na mão desse grande escritor.

Diferente de nós, o escritor está calmo no conforto de um café. Ele não passa pelos terrores dos seus personagens. Afinal, ele não faz parte do mundo que ele mesmo criou. Para ele, é fácil imaginar reviravoltas surpreendentes. No momento, por exemplo, o escritor está desenvolvendo os capítulos de uma grande pandemia.

Talvez não tão grande, mas a única pandemia que os personagens estão vivendo em muitos anos enquanto sociedade.

A pandemia se alastra. O escritor se esforça para manter as coisas reais, mas bastante dramáticas. Países inteiros em quarentena, líderes políticos do mundo inteiro se esforçando para achar uma cura, milhares de pessoas trabalhando de home office.

Os heróis do nosso escritor, porém, são confiantes de que tudo vai passar.

Mesmo nos piores momentos, temos que manter uma mentalidade de herói: tudo vai passar e eu vou fazer o possível para atingir um estado de normalidade novamente.

É isso que o escritor ensina para nós, os seus personagens, os seus heróis.

Afinal, ele sabe que, apesar de estar criando situações difíceis, eventualmente, teremos um fim.

E esse fim será feliz. Poderemos finalmente fechar o livro. Relembrar em todos os detalhes de tudo aquilo que passamos juntos e imaginar como se fosse uma grande peça de ficção. A história acabou, voltamos a nossa rotina de antes.

Sempre que acabamos de ler um livro, algumas questões sempre ficam martelando em nossas cabeças.

Ao adentrar de cabeça em uma experiência excepcional (como ler uma grande história), nós podemos tirar grandes proveitos e aprender, como os personagens aprenderam.

No livro escrito sobre a pandemia em que estamos vivendo, o escritor deixou claro uma vontade de descrever certos aspectos da sociedade que mudaram. Afinal, enquanto escritor, ele sabe que, quanto mais detalhes desse mundo construído nos é fornecido, mais criamos um sentimento de verossimilhança com aquilo que estamos lendo.

É interessante ver como cada aspecto da sociedade se transformou.

Se realmente lidarmos com a nossa realidade como se fosse um livro de ficção, em um dado momento do livro uma grande empresa precisaria fazer uma apresentação. Como em um cenário de pandemia, a nossa economia precisa continuar movendo, é importante que nós encontremos métodos rápidos de adaptação.

Porém, como fazer Apresentações à distância em tempos de pandemia?

O escritor chegou a pensar muito em uma solução. Ele testou diversas saídas em diversos personagens. Alguns obtiveram grande sucesso.  É na história deles que vamos focar agora.

Com o cenário da crescente pandemia, alguns eventos grandes que ocorriam anualmente tiveram que ser cancelados.

Nessas convenções, era comum o uso de apresentações. Diante do isolamento social, as empresas se viram frente um dilema. Como fazer com que essas grandes convenções ocorram mesmo diante de um cenário distópico como o que estamos vivendo? Foi então que se iniciaram as convenções online.

As convenções online eram muito distintas daquelas que ocorriam fisicamente. Nessa troca, alguns elementos acabaram se perdendo. A grandiosidade da coisa, por exemplo, foi uma das características que sumiu quando levaram para o digital. A verdade é que ver uma apresentação em uma tela de LED gigantesca, com uma multidão que grita, feliz, e luzes coloridas para todos os lados, é uma sensação de difícil reprodução. E o resultado está em criar Apresentações à distância.

Quando perdemos em um aspecto, porém, podemos encontrar uma forma para compensar.

As apresentações online não possibilitavam uma grandiosidade física, mas permitiam que o meio fosse explorado de forma mais dinâmica, trazendo um outro tipo de grandiosidade.

Em Apresentações à distância, podemos colocar artifícios, por exemplo, que remetam a uma gameficação, reforçando o sentimento de interação e engajamento com o público.

A cultura de games é uma cultura completamente online e que tem ganhado extrema importância na história. Muitos até a consideram como a décima forma de arte. Isso é porque o jogo digital mistura diversas características comuns em outros meios, como a narrativa, comum da literatura, e a fotografia, proveniente do cinema. Trazer o jogo para uma apresentação é demonstrar para o seu espectador a modernidade por trás do seu trabalho.

Em um momento de pandemia, todos nós precisamos inovar. E nessa caso, é com as apresentações à distância

Outro momento importante da convenção é a forte presença do discurso do palestrante, que acompanha a tela de maneira animada e ajuda a trazer energia e força para as suas palavras. Como os shows de rock, a presença de palco de um palestrado pode ser essencial. Alguns argumentarão que um show via internet perde um pouco do seu charme. Entretanto, o que acabamos observando muito durante a pandemia é o número crescente de “lives” de artista com incríveis níveis de visualização.

Se um show de música consegue ser igualmente relevante ao se transformar em uma experiência digital, porque uma apresentação não seria?

O que você não sabe é que, em momentos como esse, muito desses artistas acabam construindo um storytelling para os seus shows. Isso faz com que o público crie uma identificação mais intensa e cause uma emoção semelhante, se não maior, do que aquelas que vivemos ao vivo, nos shows.

O segredo de tudo está no storytelling. Tanto das apresentações dessa grande empresa, como o livro do escritor, como a nossa própria história.

Às vezes, ao ver o mundo como uma ficção, tudo pode se tornar mais fácil.

Transformando o mundo real em um conto de ficção, a criatividade rola solta e encontramos soluções possíveis para todos os problemas reais.

O importante é criar um distanciamento do objeto e tentar ser o escritor da nossa própria história.

Ou, chamar a gente para escrever essa história para você, não tem problema!

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações á Distância.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.