Confeccionar uma apresentação profissional é um minucioso processo artístico. Poderíamos inclusive dizer que esse processo, depois de concluído, se assemelha muito às composições de uma grande orquestra sinfônica.
A analogia pode soar um tanto hiperbólica, mas basta fazer um breve comparativo para perceber que, assim como a orquestra, uma apresentação profissional depende da união de diversos talentos para compor uma mesma obra – talentos que ficam responsáveis por dar ao objeto de criação uma harmonia, uma progressão rítmica e um sentido que provoque impacto no espectador. Tudo isso sempre guiado por um maestro, que no caso da apresentação profissional é o próprio apresentador.
Compondo a sinfonia da sua apresentação profissional
Mas é claro que com grandes analogias vêm grandes responsabilidades. Diferente de qualquer outra ferramenta de apoio profissional – como o cartão de visitas, por exemplo – a apresentação profissional não depende apenas da voz e do poder de ação de quem a conduz, muito embora estes também sejam elementos fundamentais para seu sucesso.
Antes disso, é preciso pensar em todas as etapas de desenvolvimento: das bases do conteúdo aos movimentos e representações visuais que tornam o entendimento da mensagem mais palatável.
O roteiro é a sua partitura
A partir do roteiro de uma apresentação, é possível definir seu ritmo, sua intenção emotiva, a cadência de informações e a maneira como seus espectadores são impactados por elas. O roteiro é, em suma, o elemento que conduz de maneira harmônica tudo aquilo que você busca comunicar para a sua audiência – seja um treinamento, um lançamento de produto, uma apresentação institucional, ou qualquer outro projeto corporativo.
Isso porque o roteiro tem a função de estruturar os seus pontos argumentativos de maneira mais clara e objetiva. Ao invés de misturar informações em slides que podem acabar ficando perdidas no meio de tantas outras, você pode separá-las de forma hierárquica, de modo que, desde o início, haja uma progressão natural da mensagem.
Mas escrever um roteiro não significa, necessariamente, encher os slides com textos enormes. Na verdade, o desafio é justamente o contrário – comunicar os assuntos da maneira mais concisa e objetiva possível, mesmo que esses assuntos sejam complexos.
Inclusive, é muito recomendado que os slides de uma apresentação profissional apostem mais em elementos gráficos do que em textos. Afinal, é como dissemos alguns parágrafos atrás: a voz de quem conduz é um fator determinante para captar a atenção do espectador e mantê-lo interessado no desenvolvimento da apresentação. Portanto, o apresentador deve conduzir o conteúdo, e não o contrário.
Os elementos gráficos são as cordas, madeiras e metais
Uma vez estabelecidas as bases harmônicas da sua apresentação profissional, é hora de deixar a melodia tomar conta do ambiente. E isso só é possível a partir de uma troca entre aqueles talentos capazes de transformar elementos gráficos em música para os olhos.
Tudo começa no “ensaio”, quando talentosos designers definem todas as cores e padrões gráficos da apresentação. Aqui no Monkey, chamamos essa etapa de Direção de Arte (ou DA), um primeiro olhar sobre o conceito criativo que guiará todo o processo.
Sob o alinhamento desse “diapasão gráfico”, a apresentação profissional pode finalmente começar a ganhar vida e ressoar pelos quatro cantos do mundo. Através de elementos em motion graphics, todos aqueles elementos dispostos na tela adquirem ainda mais potência ao ganhar movimento. Pode-se dizer, inclusive, que o grande diferencial das apresentações profissionais de impacto é justamente a vitalidade do seu visual.
Non Dvcor, Dvco: com todo esse suporte, o maestro tem finalmente uma apresentação profissional de sucesso
Ao convocar um talentoso time de artistas dedicados a elevar ao máximo a capacidade de impacto dessa grande sinfonia que é a apresentação profissional, o maestro – ou apresentador – demonstra ser, também, uma pessoa dotada de grande talento e lucidez.
Por isso, na hora de elaborar a sua própria apresentação profissional, não se esqueça que aqui no Monkey temos toda uma orquestra de talentos para ajudar você a conquistar a sua audiência.
Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentação Profissional.
Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.
Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!
MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas
Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.