MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Apresentação para investidores: 10 slides essenciais

Fazer uma apresentação para investidores é uma tarefa que requer muito planejamento. Sempre falamos da importância do planejamento em uma apresentação profissional aqui no blog, e essa importância fica ainda mais forte quando o assunto é apresentação de startup.

Para muitas startups, o aporte financeiro de um investidor é essencial para o desenvolvimento do negócio: muitas ideias dependem de investimento em tecnologia, equipe ou talentos para vingarem. E é aí que entra a importância de uma apresentação para investidores.

A pergunta que você deve se fazer ao criar uma apresentação para investidores é: como eu passo pelos obstáculos da comunicação e me torno interessante para esse público de investidores? Não é qualquer apresentação que faz isso para você. Por isso você precisa se lembrar desses 10 slides essenciais para o sucesso da sua apresentação para investidores:

1 . Proposta de Valor

Aqui você faz uma proposta ao seu público do porquê é importante para eles prestarem atenção na sua apresentação. Tem que ser forte, tem que começar convincente. Descreva o seu negócio em termos simples. Responda à seguinte pergunta: qual problema do mundo a minha solução resolve?

2 . Solucionando o problema

Você apresentou o problema que resolve. Isso cria tensão na sua apresentação, fazendo com que a audiência agora busque querer saber qual é a solução. Nesse momento, o uso de uma narrativa se faz importante, porque através dela você consegue contar uma história para exemplificar como esse problema é importante e como acontece a solução. Transforme o seu USP – Unique Selling proposition ou Proposta de Valor da Marca – em uma história, que facilite a compreensão da solução.

3 . Entrando no jogo

Agora é preciso mostrar aos investidores qual será o seu papel no mercado. Como conquistar clientes, como conviver com a concorrência e como se destacar nesse ambiente. Seja específico sobre o mercado que pretende atuar. Mostre números. Mas seja realista. Não infle demais as possibilidades. Nesse slide a paixão fala mais baixo que a realidade.

4 . Aplicando a solução

Dado o mercado e sua posição nele, agora você deve mostrar como sua solução funciona nesse ambiente. A ideia aqui é aplicar a solução que você colocou no slide 02 da sua apresentação no mercado real. Seu objetivo aqui é mostrar adequação da solução. Sem maquiagens e esperanças infundadas. Jogue com números reais e respeite o mercado.

5 . Financeiro

Agora é a hora de abrir números da sua empresa. Taxas. Valores. Lucro. Depois de mostrar como a solução funciona no mercado, coloque os aspectos financeiros da sua startup para o entendimento dos investidores. Assim eles terão uma ideia do tamanho da oportunidade que estão a frente.

6 . Validação

Para aquelas startups que já estão operando, aqui é o momento da sua apresentação onde você revela suas histórias de sucesso. Valide sua ideia com o sucesso do seu modelo de negócio e projete o futuro com ele. Mas não vá muito longe: investidores precisam ter a sensação do retorno a curto e médio prazo.

7 . Marketing

Falando de futuro, agora é a hora de abrir suas estratégias de conquista de mercado. Então responda como a sua startup vai atrair novos clientes? Como vai deixar o negócio mais e mais rentável? Como vai deixa-lo escalável?

Para esse slide funcionar mantenha-se firme na compreensão do comportamento do seu cliente. Conhecer bem o cliente e o prospect é uma clara vantagem sobre seus adversários.

8 . Finanças

O que investidores querem ao assistir sua apresentação de startup? Querem ganhar dinheiro. E eles conseguem isso investindo em empresas que mostrem que vão mudar o jogo. Investir em uma ideia que está começando, mas que se mostre rentável a médio prazo. Você consegue mostrar isso para sua plateia?

Preocupe-se em trabalhar seus dados para que ele tenha fácil compreensão. Use gráficos e outros recursos visuais para mostrar essas informações de maneira fácil e rápida.

9 . Show me the money!

Ao passar por todos esses slides você está próximo de alcançar o seu objetivo com a apresentação: pedir dinheiro? Não exatamente. Você se qualificando para uma chance de obter financiamento para sua ideia. Pensar assim muda completamente a sua mente.

Aqui você abre o quanto precisa e quais são seus planos para esse dinheiro. Como vai investi-lo, e como vai alcançar resultados com esse investimento. Mostre um plano sólido de recompensas para você e principalmente para seus investidores.

10 . Call to action da sua apresentação para investidores

Esqueça o slide de “obrigado.” Encerrar uma apresentação para investidores é um momento crucial, portanto, convide-os a participar da sua ideia e reforce os pontos positivos do seu planejamento, visão de negócios e de mercado futuro, cruzando-os com o seu plano de utilização do investimento, prevendo um final feliz para todos. Leia também o post Como encerrar uma apresentação.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentação para Investidores.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.