Uma apresentação de sucesso tem várias características. Por exemplo, podemos falar de criatividade, design, animação, movimento, motion design. Mas a simplicidade e a brevidade da informação é mais importante.
Simplicidade parece ser, de fato, o assunto da semana. Surgiu naturalmente aqui na agência e creio estarmos no caminho certo. Ao ler a Fast Company, encontrei uma matéria falando sobre a brevidade na comunicação. De acordo com Joseph McCormack, autor do livro Brief: Making a Bigger Impact by Saying Less, “brevidade é uma importante habilidade capaz de impulsionar a carreira de um profissional em uma época onde as pessoas para as quais estamos comunicando estão sobrecarregadas”.
Ser breve funciona para tudo na vida, aprendi isso quando estive em Portugal e conheci Manuel Forjaz. Ele então, me fez entender que a forma como os portugueses se comportavam nas reuniões de negócios não era frieza, apatia ou desinteresse. E sim brevidade, objetividade, foco no essencial. Essenciais para qualquer apresentação de sucesso.
E com apresentações? Sim, lá vem eu falar de apresentações novamente 🙂
Mesmo que você já tenha encontrado o objetivo de sua apresentação, a particular de acordo com a mensagem que precisa transmitir. Todas as apresentações do mundo terão um objetivo em comum: captar (e reter) atenção da audiência. Que tal algumas dicas? Reescrevi elas pensando na perspectiva de um apresentador. Essa é a base estratégica para qualquer apresentação de sucesso.
Prepare-se
Brevidade não é uma habilidade fácil de se conquistar, portanto é preciso de muito tempo para investir na mudança de sua forma em se comunicar em apresentações. Quando separar esse tempo, encontre tudo que for desnecessário ou redundante e elimine.
Prove seu valor
Quer mostrar quão esperto é? Ou então, quão correta é sua abordagem naquele assunto que está apresentando? Vá direto ao ponto, sem perder o foco. Pois ao comunicar essa parte da mensagem com agilidade, você entregará a sua audiência uma razão para eles acreditarem no restante que apresentará.
A audiência está cansada
As pessoas tem capacidade de absorver por volta de 750 palavras por minuto, mas só conseguimos falar cerca de 150 no mesmo tempo. Isso significa que, matematicamente, sobram umas 600 palavras flutuando e divagando no espaço. Quanto menos sua audiência precisar se esforçar para compreendê-lo, melhor.
Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentação de Sucesso.
Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.
Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!
MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas
Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.