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Apresentação de metas e o segredo do engajamento

Uma apresentação de metas não pode focar apenas na meta propriamente dita. É o momento de se conectar e engajar com o público. Veja aqui algumas dicas de como fazer.

Apresentação de metas: “O que você quer ser quando crescer?”

Essa é uma pergunta que ouvimos desde muito novos e que projeta sonhos na cabeça de toda criança. Astronauta, jogador de futebol ou policial, o que nunca nos ensinaram em nosso pretérito nada perfeito foi que o verdadeiro benefício em estabelecer metas não é alcançar nossos objetivos, mas o que fazemos e quem nos tornamos a fim de realizá-lo.

A definição da palavra “meta” tem algo de muito poderoso em si: fornecer foco. As metas moldam nossos sonhos. Nós vivemos projetando nosso futuro em um horizonte distante, mas vivendo à curto prazo. Sonhamos para o futuro e vivemos no presente.

Parece difícil falar de tempo, mas é falta de análise. Enfrentamos barreiras no presente, mas quando estabelecemos uma meta criamos visão de longo prazo das nossas vidas. Simplificando: objetivos de longo alcance superam obstáculos de curto prazo. E as conquistas são sempre mais poderosas, não é?

Uma apresentação de metas não só mostra o objetivo, mas deve mostrar também o caminho para o atingir, mixando informações com emoção para engajar a audiência: porque uma uma boa apresentação de metas também trabalha com motivação. Veja algumas dicas para criar a sua apresentação de metas:

01. Presente: quem sou eu?

A única maneira de alcançarmos o futuro é reconhecermos o nosso estado atual. Quem é você no presente? Você está ok com isso? São perguntas que devem sondar nossa mente para nos conhecermos melhor, faz com que você saiba onde está e para onde deseja ir.

Portanto, comece sua apresentação de metas explicando o cenário atual e situando cada integrante da sua audiência nele. Relembrar fatos, desafios, acontecimentos causam emoção nesse momento e funciona bem para engajar seu público. É um bom momento para criar conexões e lembrar das habilidades de cada um da audiência que serão importantes para se alcançar aquela meta. O uso de vídeos na apresentação e do motion design nessa hora é bastante importante, pois seu poder de emocionar é ainda maior.

02. O que você quer ser agora que cresceu?

No passado, o ser humano inventou a lança para abater animais e consumi-los, e por necessidade criou também o fogo para se esquentar, e cozer a carne para melhor consumo. E depois criou outra coisa, e mais uma. E foi criando desejos materiais e caminhos para chegar até eles. O ser humano criou sonhos. E o sonho não é algo que você tenha ou que você fez, mas o que você quer. O que faz seu sangue se mover? O que quer realizar? O que você tentaria se tivesse a garantia do sucesso? Grandes pensamentos movem grandes sonhos. Mova-se em direção à ação.

Esse é o momento de mostrar onde queremos chegar, estipular as metas, e mostrar como fazer. Mas não fique apenas mostrando gráficos. É preciso colocar a plateia naquela realidade, trazer contexto e significado para todos. Quais são os passos do sucesso? Seja o guia da sua apresentação de metas, além de um ponto de motivação: mostre as responsabilidades de todos com um discurso de união.

03. Específico, mensurável, realista e que calcula tempo

– Metas incompletas miram para futuros incompletos. Seja específico.

1+1=2  Defina metas mensuráveis e mostre que elas são factíveis. Quanto? Quão pouco? Mais isso. Menos aquilo. Mensure.

– Metas realistas são questão de quão longe vão seus sonhos. Está longe? Persiga. Está perto? Agarre. Mais importante do que sonhar longe é manter um dos pés no chão, conhecer o contexto atual, pesquisar.

– Tempo: objetivos demandam tempo. Nós temos um prazo de vida curta, e nossos objetivos profissionais estão no tempo do mercado, um tempo mais perecível que o nosso. Pense mercadologicamente.

Uma boa apresentação de metas leva em conta não só os números e a própria meta em si, mas também o engajamento. Por um lado, é preciso ser frio e analítico. Por outro, emocional e que cria conexões. Lembre-se: ninguém se engajará com suas metas se não estiver emocionado com elas. Portanto, pense em maneiras de emocionar e unir o seu público.

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