Caramba, você está com cara de quem está prestes a fazer uma grande descoberta em relação à sua apresentação comercial!
Calma, não se preocupe. Não precisa colocar a fita isolante na webcam, na verdade precisa sim, mas não por nossa causa é só que a maioria das pessoas que passa por aqui geralmente está procurando a mesma coisa que você: a apresentação comercial perfeita.
Bom, pelo menos de uma coisa você pode ter certeza: essa apresentação não só existe, como pode ser traduzida em um planeta inteiro. Vasto, cheio de vida, forma, conteúdo e movimento. Nós já vimos esse planeta de perto muitas vezes e, pra sua sorte, ele nem está tão longe assim!
Maaaaas, para conhecê-lo, talvez seja melhor deixar de lado esse velho telescópio (que parece estar com a lente levemente embaçada, por sinal) e partir em uma aventura espacial junto conosco pra vê-lo de perto, com os seus próprios olhos.
Está pronto para embarcar na nossa nave da curiosidade?
Pois muito bem: saímos rapidamente da atmosfera terrestre e seguimos firmes rumo ao nosso objetivo. E por falar em objetivo, essa é a palavra que define todo o intuito de uma apresentação comercial.
Isso porque uma apresentação sempre busca comunicar algo. Pode ser um produto, um serviço, um conceito. Mas o que realmente importa, nesse caso, é que o interlocutor – no caso, o seu prospect – seja encantado por aquilo que você busca comunicar. E para que isso aconteça da forma mais assertiva possível, precisamos estar atentos aos desafios do percurso.
Observe adiante: você vê esse cinturão de asteroides? Eles representam todos os obstáculos que teremos de passar até chegar ao nosso destino. Mas confie, nós vamos conseguir!
O primeiro obstáculo da apresentação comercial é o ruído
Imagine o seguinte: você, numa sala de reuniões, arrasando na eloquência do discurso, nadando e tirando uma onda entre os tubarões do segmento, quando, de repente – entra alguém na sala com um aspirador de pó de 1997 fazendo um barulho descomunal. Ou, pior! Um estagiário entusiasta da cena new rave ouve uma música de estourar os tímpanos em seu headphone no fundo da sala e desbaratina todo o seu fluxo de pensamento.
Essas situações ilustram o que podemos chamar de ruído. E na apresentação comercial não é diferente.
Se as suas telas apresentam uma grande quantidade de conteúdo – seja em forma de texto, gráficos, elementos visuais – ela pode causar um ruído. Por isso, é de extrema importância que ela mantenha a concisão em todos os aspectos. Lembre-se daquilo que o excelentíssimo e monossilábico chef Henrique Fogaça diz em todos os episódios de MasterChef: menos é mais.
Surgiu um ponto de atenção no nosso painel de controle: o encantamento da sua apresentação comercial
Experimente entrar em uma sala de cinema para ver um filme da Marvel e, ao invés de olhar para a tela, olhe para a plateia. Você perceberá uma série de reações aparentemente orquestradas ao longo da sessão. Da tensão ao pulo na cadeira, do riso ao choro. Isso porque filmes como Vingadores, por exemplo, seguem fórmulas infalíveis de encantamento. E essa montanha-russa de emoções é possibilitada por um conceito muito específico: a estrutura.
A formulação dessa estrutura começa pelo roteiro. E embora a sua apresentação comercial provavelmente não cause na sua plateia o mesmo grau de comoção que um filme da Marvel, ela pode – e deve – ser construída para encantar o seu público. E para que isso aconteça, é preciso pensar em uma série de variáveis: qual é a sua principal mensagem? Qual é o tom de voz ideal para comunica-la? E, principalmente, qual é a ordem lógica das telas para contextualizar o prospect e engajá-lo naquela jornada?
Reflita sobre esses pontos e você estará sempre pelo menos uma unidade astronômica à frente de todo mundo.
Olha só! O nosso planeta de destino já está muito mais visível do que antes. E, nossa, como ele é lindo!
E por falar em beleza…
Uma apresentação comercial deve encher os olhos de quem vê. Assim, quando pensar no encantamento, pense não apenas na estrutura, mas em como aquele material pode se destacar ante a qualquer outro. Como pode ser visto como uma coisa de outro mundo. Uma nebulosa, uma supernova!
Para isso, pense em metáforas visuais que representem o seu tema, mas que fujam do que outras pessoas do ramo normalmente colocariam ali. Pense em algo único e cheio de vida. Enfim, transforme o seu assunto em um verdadeiro evento de imagens, cores e design em movimento.
Chegamos a um novo mundo: cheio de voz e originalidade
Viu só? Juntos, nós ultrapassamos todos os obstáculos e chegamos a um canto pouco explorado do Cosmos. Fique à vontade para explorar a fundo todas as facetas dessa terra tão fértil chamada Apresentação Comercial. Não há pressa! Deixe a sua curiosidade guiar os seus passos diante das múltiplas possibilidades que você tem à sua frente. E se tiver dúvidas, lembre-se: nós já estivemos aqui antes, e podemos mostrar a você tudo o que já descobrimos sobre o assunto.
E que tal se, depois daqui, partíssemos juntos em uma nova aventura? Nós já estamos prontos! E você?
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