“Existe vida depois da apresentação presencial?” Essa é a questão que muitos se fazem nos tempos onde precisamos inovar e reaprender a apresentar: agora com uma apresentação à distância.
Foi o que todos indagaram – em voz alta ou em silêncio – ao perceber que a realidade de seus trabalhos jamais seria a mesma depois da onda pandêmica da Covid-19.
Mas muito embora seja evidente que todos os meios de vida estão passando (e ainda passarão) por uma série de mudanças ao longo desse período de incertezas, existe uma “ramificação no asfalto” que promete instaurar uma nova dinâmica de trabalho para todos aqueles que dependem de apresentações profissionais para falar sobre produtos, serviços, metas e resultados. Essa fagulha – que aparece no horizonte como uma forma mais abrangente e proveitosa de se conectar com o público é a apresentação à distância.
Apresentação à Distância: uma nova esperança
Muito embora tenhamos pleno conhecimento de quão efetivas são as plataformas disponíveis – sobretudo quando paramos para analisar os benefícios do Hangouts Meet – não foi tão simples chegar à conclusão de que uma apresentação à distância poderia ser tão efetiva como qualquer outra. Muito menos publicar essa afirmação aqui no blog com tanta convicção.
Mas é em momentos como esse que devemos parar, sentar, pegar uma caneta e um papel de rascunho e começar a fazer uma listinha de prós e contras. Simples assim.
Primeiro, os contras (que já foram reavaliados e transformados em prós)
Refletimos muito sobre os impactos negativos de trocar os palcos e salas de reunião pelas telas. A começar pelo elemento que sempre nos pareceu fundamental para que uma apresentação expressasse todo o potencial de seu impacto: o “olho no olho”.
Seja em grandes convenções ou em pequenas reuniões institucionais, em grandes telões ou telas convencionais, a presença do apresentador sempre pareceu algo indissociável daquilo que é apresentado. Talvez seja algo intrínseco à nossa cultura, ou talvez seja apenas uma forma um tanto emotiva de ver as coisas, mas a proximidade entre as pessoas envolvidas no projeto sempre foi vista como a única maneira não apenas de oferecer uma comunicação sem ruídos, como de transmitir a força da mensagem de maneira mais palpável e próxima.
A falta de proximidade era, em suma, nosso grande argumento contra as apresentações à distância.
Mas nada como uma boa “maiêutica socrática” para começarmos a nos perguntar sobre o motivo de continuarmos resistindo ao fato de que os tempos mudaram.
E quando dizemos que “os tempos mudaram”, não é sobre a Covid-19 que estamos falando. E sim sobre os avanços da tecnologia.
Os prós nem sempre foram prós, mas graças à tecnologia, agora são
Sempre pareceu haver algo de não muito prático na tentativa de reunir muitas pessoas diante de um evento empresarial online. Mas quando pensávamos nisso, talvez nos viesse à cabeça a internet de alguns anos atrás – um ambiente marcado por interrupções de conexão, rostos pixelizados, bocas fora de sincronia e ruídos ininteligíveis que saíam de microfones precários.
Mas, como nós mesmos já apontamos, essas todas são características de uma internet que ficou para trás. Hoje, já chegamos a um patamar tecnológico confortável o suficiente para que consigamos falar com uma outra pessoa através de aplicativos de vídeo-chamada que nos fazem até esquecer que aquela pessoa está longe.
E quando paramos para pensar no quanto as plataformas de reuniões corporativas à distância evoluíram em termos de funcionalidades e organização, conseguimos ver que, na verdade, elas podem ajudar o nosso dia a dia no trabalho muito mais do que poderíamos imaginar.
Fazer uma apresentação à distância é trazer o mundo inteiro para a sua tela
Verdade seja dita, as apresentações à distância potencializam ainda mais a abrangência da mensagem que estamos querendo transmitir. Com elas, é possível estabelecer uma comunicação direta e de qualidade entre pessoas que estejam localizadas literalmente em qualquer lugar do mundo.
Ou seja, se é de uma convenção comercial que estamos falando, não é preciso que todas as pessoas convocadas se desloquem para um mesmo ambiente. Basta que tenham um computador, tablet ou smartphone e que tenham acesso a uma rede estável.
A conclusão que chegamos, enfim, é que muito embora nem sempre uma apresentação à distância seja o ideal para que você se conecte com o seu público, ela é uma alternativa prática, flexível e abrangente, que permite que os seus negócios continuem em pleno funcionamento independentemente de qualquer contratempo.
Aqui no Monkey, somos especialistas em apresentações – sejam elas presenciais ou à distância. Então, se estiver precisando de uma mãozinha para estabelecer uma nova estratégia nesses tempos tão desafiadores, entre em contato conosco! Temos certeza de que podemos construir um projeto incrível juntos.
Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações à Distância.
Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.
Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!
MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas
Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.