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O que aprender com a apresentação tecnológica da Sony no E32014

Uma apresentação tecnológica começa muito antes do telão. Quer criar uma? Veja aqui como nós do MonkeyBusiness fazemos as nossas!

Sempre fui fã de videogame. mas não tanto quanto alguns amigos, que chegavam a desligar o aparelho apenas de madrugada. Além disso, ao priorizar minha carreira certamente tive que abrir mão de algumas coisas. Videogame incluso. Hoje um objeto de decoração para pegar pó na prateleira de casa. Apesar disso, ontem tive interesse em assistir a apresentação tecnológica da Sony no E32014, e foi simplesmente sensacional.

Sob o viés profissional, minha atenção estava para o estilo de apresentação tecnológica que eles escolheram utilizar no evento. Característica que certamente chama a atenção mesmo na foto que ilustra esse post. Dois telões, um acima do outro, ambos com tecnologia Spyder. Uma projeção panorâmica com capacidade de alcançar até 24 metros de largura sem perder luminosidade e definição, Full HD.

Além da qualidade gráfica, o design para apresentar cada jogo, produto ou serviço certamente carregava a identidade da Sony. Tanto pela paleta de cores quanto pelas animações. Imagine que, para um profissional da Sony que precisa se apresentar e uma empresa que criou nada mais que o PlayStation, sua apresentação não poderá ser feia. E o uso de uma apresentação tecnológica é até bastante natural.

Percebi um ponto alto durante o evento ontem à noite, quando eles anunciaram o novo jogo do Batman e passaram o trailer exclusivo para o evento e seus participantes. Claro que estamos falando de uma personagem conhecida universalmente, o que torna a retenção da atenção mais fácil, porém houve um momento ímpar na apresentação que surpreendeu a todos.

Assista ao vídeo abaixo da apresentação tecnológica  da Sony e fique atento depois dos 3’45’’:

[se você não assistiu ao vídeo acima, a partir desse ponto descreverei o momento ímpar]

Reparem que no meio do trailer do jogo ele começa a travar, tanto na imagem quanto no som, e quando esse problema se agrava as luzes do evento também apresentam problemas. O que começa a soar como um problema técnico (algo infelizmente possível de acontecer em qualquer evento, independente de sua grandiosidade e profissionalismo), na verdade fazia parte da apresentação: o vilão do jogo aparece no telão, como se tivesse interferido naquele momento, para fazer uma declaração.

Depois disso, vieram as palmas e os gritinhos dos mais empolgados com aquele momento, aquela experiência. Agora, por que eu julgo a apresentação da Sony um exemplo a ser seguido por todo profissional que precisa se apresentar bem?

Identidade Visual

A Sony de fato se preocupou, do começo ao fim, com uma apresentação que carregasse a identidade da empresa. Ou seja, cores, tipografia, animações, fotografia e outros detalhes que podem compor a imagem de uma empresa, tudo presente. Será que sua apresentação, quando vai representar a empresa onde trabalha (ou até mesmo a sua), consegue expressar visualmente a identidade da empresa?

A César o que é de César

A audiência estava ansiosa pelos lançamentos da Sony, e ela entregou justamente o que todos esperavam. Eles queriam novidades do PlayStation, e eles mostraram. Eles queriam saber mais sobre os jogos, e eles passaram os trailers. Assim, não houve enrolação, não houve tentativas de entregar algo que não pertencesse aos desejos da audiência – a Sony conhecia a expectativa de todos para o evento, e entregou tudo com sucesso.

Surpresa

É um pouco comum vermos roteiros que apresentem um elemento surpresa, ou o famoso plot twist: a personagem que era boa de repente é a vilã, o segredo que o protagonista procurou o filme inteiro era uma farsa, Darth Vader revelou-se pai de Luke e assim por diante. O vídeo com o lançamento do jogo do Batman certamente utilizou o elemento surpresa ao simular um defeito técnico para introduzir um conteúdo diferente (porém relacionado) ao que a audiência estava assistindo. Quebrou o ritmo e as expectativas, apresentando algo novo, interessante e, principalmente, curioso – muitos ali certamente estarão ansiosos para comprar o jogo e conhecer mais.

No slide, apenas o que importa

Admita, de uma vez por todas: você não precisa encher seus slides de conteúdo. O que você precisa é se comunicar bem, e quantidade definitivamente não é qualidade. Se a Sony queria mostrar um jogo, durante o trailer eles apresentavam o logo daquele jogo no telão debaixo; se precisavam apresentar o PS4 na versão branca, bastava uma foto dele, e assim por diante.

As características acima foram popularmente identificadas nas apresentações de Steve Jobs, profissional que levava as apresentações tão a sério quanto os produtos que lançava pela Apple, recorrendo a neurociência e técnicas de retórica para poder comunicar bem, fixar uma mensagem na audiência e, principalmente, engajar.

Seja uma apresentação para um grande evento como o E32014, seja para uma apresentação interna com quatro diretores ou uma palestra para um grupo de estudantes de uma universidade, lembre-se: a primeira impressão é a que fica. Que impressão você quer passar de você e sua empresa quando for apresentar na próxima vez?

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