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Aprenda storytelling do jeito mais fácil! Com trailers de filmes

Aprender a contar histórias pode ser fácil. Assista a trailers de filmes e aprenda storytelling naturalmente!

Aprenda storytelling em apresentações com filmes! Antigamente as pessoas tinham acesso aos trailers quando iam ao cinema ou então alugavam algum filme na locadora. Era aquele momento de oferecer algo novo para o espectador, assim, prendendo sua atenção e despertando interesse suficiente para ele querer assistir.

Isso te parece algo comum? Para mim sim. Pois é a mesma mecânica das apresentações que diversas startups desenvolvem diariamente para seus (futuros) investidores. Ou seja, um breve momento onde cada empreendedor precisa cativar suficientemente para gerar interesse do investidor em continuar a conversa. E, dando tudo certo, oferecer uma proposta. Essa é a base: aprenda storytelling com filmes e você conseguirá fazer igual!

Analisando brevemente, nós temos o formato de comunicação (apresentação), o público-alvo (investidores), e o objetivo (patrocínio/investimento). A partir daí você define a mensagem.

Voltando para os trailers. Eles precisam selecionar as cenas que despertarão o interesse da audiência. Porém sem entregar o final ou informações cruciais (pois a curiosidade, antes de matar o gato, prendeu sua atenção), e essa não é uma tarefa fácil. John Long, co-fundador da Buddha Jones, contribuiu para a Fast Company com algumas dicas do que ele chama de mini-storytelling. E, creio eu, totalmente adaptáveis às apresentações profissionais. Aprenda storytelling aqui:

Comece rápido, encerre grandiosamente

A mensagem precisa ser breve e concisa. Portanto não perca tempo tentando contar uma história grandiosa sobre sua empresa ou você mesmo (segura o ego, cowboy). E trabalhe as informações gradativamente, de forma dosada. Uma informação de cada vez, apenas o necessário, conduzindo a audiência até o momento final. Esse é o momento onde você encerrará com a melhor mensagem. De acordo com Long, o cérebro humano primeiro lembrará do final para, depois, lembrar das mensagens anteriores. por isso é bom que você saiba encerrar bem sua apresentação.

Coração da Apresentação (rimou)

Um exemplo de apelo emocional é o trailer do filme O Lobo de Wall Street. Onde Long decidiu trabalhar com a linha Shakespeariana da vida da personagem. Ascensão e queda. O que certamente fará a audiência ter maior empatia e identificação com a personagem. Em uma apresentação a linha estratégia está justamente em focar na audiência e pensar como farei ela ter empatia com minha mensagem. Ou, em outras palavras, fazer com que ela se interesse e se importe com sua mensagem.

Não pense de forma linear

Uma das formas mais populares de se construir uma apresentação é pensando no começo, meio e fim. Necessariamente nessa ordem. Mas você pode inovar e começar pelo meio. Por exemplo, uma startup que oferece um aplicativo para economizar combustível. Ela pode começar a apresentação falando sobre o dinheiro gasto mensalmente com combustível. Então apresentar alguns dados sobre o assunto (tanto o combustível quanto economia). E, ao final, apresentar a solução (seu aplicativo). Fechando, ele apresenta “mas quem é a empresa por trás da ideia?”.

Eficiência

Você tem pouco tempo para apresentar e muita informação, basicamente o trabalho de Long na Buddha Jones: você tem (quase) um filme e precisa encaixa-lo no tempo de um trailer. Com sua apresentação será o mesmo dilema e, para isso, precisará selecionar pragmaticamente quais informações são realmente necessárias e valiosas para estarem presente naquele momento. Lembre-se: nem toda apresentação tem a obrigação de passar todas as informações, mas sim despertar interesse para continuar uma conversa, relacionamento ou até mesmo uma negociação.

Inovação

Preste atenção em outras apresentações, veja como as pessoas apresentam suas mensagens e procure se diferenciar. Long diz que uma das características de seu trabalho é a referência no mercado para, quando for desenvolver um trailer, ele lembrar se aquela ideia já foi usada por alguém ou, ainda, se ficará igual a outros trailers. Essa dica vale bastante para quem se apresenta em eventos e busca destaque: entregue algo novo, alinhado com o que a audiência espera (obviamente) e certamente sua apresentação será memorável.

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