MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Aprenda aqui os 10 erros comuns em apresentações

Muitos executivos tem medo de apresentar. E acabam cometendo erros comuns em apresentações. Aprenda aqui para não cair nessa armadilha.

Depois de passar por diversos eventos que ofereciam apresentações, pude perceber os principais erros que os profissionais cometem na hora de se comunicar com uma grande audiência. O triste disso tudo? Eles geralmente representam uma grande empresa. Assim, suas apresentações não fazem jus a qualidade daquela que os empregam, em alguns casos o único efeito que causam é vergonha alheia. Sim, conhecer os erros comuns em apresentações é importante para não comete-los.

O lado bom é que os erros comuns em apresentações são tão simples que são facilmente compreendidos. E, principalmente, evitados. Ou você já se acomodou com apresentações profissionais onde ninguém pergunta nada, ninguém vem falar com você. E, principalmente, não transmite qualquer tipo de mensagem?

Veja abaixo os 10 erros comuns em apresentações cometidos por muitos profissionais:

1. Tratar a apresentação como um mapa

Geralmente esse erro acontece com slides que possuem muito conteúdo, distintos entre si. Como slides que possuem texto, gráfico e imagem, por exemplo.

a. Problema: o palestrante precisa conduzir a atenção das pessoas apontando – literalmente – para as partes que está falando.

b. Solução: separar os assuntos por slides. Ou seja, um por slide, apenas. Assim, a atenção estará 100% na informação que se deseja transmitir naquele momento. Sem possibilidades de outros conteúdos desviarem a atenção.

2. Mostrar novidade como se fosse conhecimento popular para um público popular

O assunto abordado possui muitos termos desconhecidos popularmente. Mas o palestrante simplesmente prossegue sua apresentação sem qualquer preocupação.

a. Problema: quebra de informação. As pessoas que assistem não conseguirão assimilar toda a informação, podendo prejudicar na compreensão geral da apresentação. Além de constranger a audiência (que não está entendendo nada).

b. Solução: de acordo com o tempo de apresentação, é necessário ou explicar os termos ou traduzi-los para uma linguagem que as pessoas possam compreender com maior facilidade.

3. Falar com a equipe técnica durante a apresentação

O palestrante está passando seus slides. E, enquanto isso, trocando informações – aos gritos – com a equipe técnica. Ou então ele decide fazer uma atividade com a audiência. Mudando todo o planejamento, e então começa a mobilizar a equipe para realizar sua vontade.

a. Problema: desordem, que ocasiona atraso e dispersão da atenção.

b. Solução: combinar antes com a equipe como será a dinâmica no palco. Por exemplo: se haverá vídeo, música, alguma intervenção ou qualquer outra ação que vá ocorrer.

4. Criar slide de resumo

O famoso slide onde o palestrante retoma todo o assunto falado durante sua apresentação. Ele é recorrente nos erros comuns em apresentações. Geralmente acontece em apresentações extensas.

a. Problema: se o palestrante conseguiu resumir toda a apresentação em um slide, para que serviram as centenas anteriores que entediaram as pessoas?

b. Solução: se você perceber que sua apresentação se resume a um único slide, então certamente você poderá retrabalhar o conteúdo para uma comunicação mais ágil e, principalmente, assertiva.

5. Cacoetes verbais

“Hum”, “Tipo”, “…né?”, “ahm….” e outras expressões sonoras são comuns em erros comuns em apresentações. Geralmente utilizadas durante um pensamento. Quando o palestrante tenta lembrar de uma informação, elaborando uma fala ou ainda, simplesmente, é um cacoete, um vício.

a. Problema: é incômodo ouvir um palestrante que, ao final de cada frase, entoa um “né?” (acrônimo de “não é?”), ou quem inicia toda frase com “tipo”, “querendo ou não” etc.

b. Solução: treinar, e muito, de diversas formas – sozinho, gravando a si mesmo, depois filmando sua apresentação (e, ao final, analisar seu comportamento e forma de falar).

6. Cases infinitos

Alguns publicitários adoram mostrar os cases de sua agência – mesmo que ele não tenha participado de uma vírgula de sua concepção. E são tantos cases…

a. Problema: além de virar um momento jabá (só falta anunciar o 1406 para os novos clientes ligarem), muitos cases inseridos sem planejamento viram apenas um prolongamento desnecessário da apresentação.

b. Solução: selecionar poucos cases, que sejam distintos entre si e que, principalmente, sirvam de exemplo literal sobre o que está defendendo.

7. Anunciar o slide seguinte

Enquanto o palestrante está em um slide, ao final de sua fala ele anuncia o que virá no próximo slide, ou então durante um assunto ele fala algo como “nós veremos isso daqui a pouco em outro slide”.

a. Problema: eliminar o elemento surpresa da apresentação, desperdiçando qualquer possibilidade de surpresa por parte da audiência

b. Solução: para que anunciar? Planeje sua apresentação para que o fluxo dela naturalmente conduza as pessoas para cada informação e, principalmente, a conclusão.

8. Slide com informações desnecessárias

O palestrante apresenta um slide cheio de conteúdo, fala de apenas 10% e já passa para o próximo.

a. Problema: dispersão de atenção, espaço no slide e de informação – a audiência fica focada no slide, aguardando explicações e, de repente, essa expectativa é quebrada.

b. Solução: apenas deixe no slide a informação que será usada naquele momento e, o que não for, delete. Afinal, para que ele ainda estava no slide, certo?

9. Culpar o tempo

Quem nunca viu palestrante falar que a culpa é do tempo por ele não conseguir apresentar tudo que gostaria?

a. Problema: a apresentação não foi planejada para durar o tempo real no palco, ou seja, o que era para ser 30 minutos vira 1 hora, ou até mais.

b. Solução: planejar a apresentação – bem como ver com quem organiza o evento (ou reunião) quanto tempo você terá para apresentar e, com essa informação, você saberá quanto de informação será possível transmitir na apresentação.

10. Terminar antes do tempo e enrolar para cumprir o tempo

Quando o palestrante encerra sua apresentação e percebe que falou em menos tempo do que lhe foi dado, preocupa-se em permanecer em destaque e então começa a improvisar conteúdo.

a. Problema: confusão, tanto para o palestrante quanto para a audiência – a apresentação não havia acabado mesmo?

b. Solução: relaxar – terminar uma apresentação antes do tempo não é algo ruim, o importante é ter cumprido com o objetivo: ter comunicado tudo que desejava.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Storytelling em Apresentações Profissionais.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.