MonkeyBusiness
Peça o seu orçamento aqui!

Aprenda a planejar apresentações com storyboard em 10 passos

Planejar uma apresentação é crucial para a garantia do seu sucesso. Aqui no MonkeyBusiness, etapa primordial para podermos desenvolver um material criativo, mas também assertivo. Ou seja, tem que ser interessante, diferente e impactante. Mas tem que dar resultados. Assim, desenvolvemos a técnica de planejar apresentações com storyboard.

Para você entender melhor como funciona o processo, faça um exercício de imaginação. Pense que sua apresentação não é um simples PowerPoint. Ela é um filme. Sim, precisamos pensar que slides são cenas, ilustrando as principais ideias que entrarão neles. Esse processo é intuitivo, criativo e vai te ajudar a alcançar melhores ideias.

Para te ajudar a planejar apresentações com storyboard, colocamos os 10 passos que você deve seguir. Com eles, você conseguirá estruturar ideias melhor e coloca-las na ordem certa. Planejar apresentações com storyboard te ajuda não apenas a chegar a novas e melhores ideias. Como também a poder compartilha-las com suas equipes antes mesmo de abrir o Powerpoint. Vamos aos 10 passos de como planejar apresentações com storyboard:

01. Configure o espaço

Um dos grandes motivos pelos quais planejamos apresentações com storyboard é a possibilidade de colaboração que ele oferece. Assim, abuse dela! Afinal, se a sua equipe precisa validar sua apresentação, esse é o momento! Encontre uma sala onde as pessoas possam colaborar, com uma lousa grande. Trabalhem juntos desenhando os slides das suas apresentações com storyboard!

02. Escolha as pessoas certas

Como falamos antes, uma apresentações com storyboard é uma atividade colaborativa. E, assim como uma sessão de brainstorming, é preciso de gente. Mas não de qualquer um! Você precisa das pessoas certas! Geralmente aqui no MonkeyBusiness nós trabalhamos com grupos entre 2 a 4 pessoas para o planejamento das apresentações com storyboard. Busque pessoas que contribuam com boas ideias e pessoas que conhecem o assunto. Assim como pessoas com habilidade para contar uma boa história. Um integrante mais crítico também é ótimo, para vetar ideias que não funcionem.

03. Desenhe as caixas (slides) e observe o espaço para trabalhar dentro delas

Entenda o número de slides que sua apresentação terá. Faça isso de acordo com o conteúdo que deve transmitir cruzando com o tempo de apresentação que irá dispor. Assim, desenhe o número de caixas no quadro branco, papel ou postit. Tente fazê-las no formato 16×9. Não esqueça de um espaço para anotações dentro e ao redor de cada caixa. É aqui que as ideias das suas apresentações com storyboard aparecerão.

04. Transforme seu conteúdo em slides e ideias

Prepare-se para trabalhar! É nesse momento que todo aquele conteúdo que você separou deve virar ideias. Assim sendo, anote todos os argumentos, histórias, gráficos, etc que quer comunicar. Discuta com sua equipe quais são mais relevantes. As mais votadas viram cenas de storyboard. A princípio, anote a ideia principal no seu slide para sabermos do que ele se trata. Nesse momento, recomendamos que essa anotação seja fora da caixa. Apenas para sabermos o assunto daquele slide em especial.

05. Entenda a dinâmica da sua apresentação dentro do storyboard

Primeiro você precisa entender a linha de argumentação principal que você vai usar e distribuir seus slides nesse sentido. Começar por onde? Terminar como? Agora é o momento de testar várias ordens e chegar naquela que funciona melhor para você. Distribua assim seus papeias na lousa, mesa, etc. É assim que montamos estruturas das apresentações com storyboard aqui no MonkeyBusiness.

06. Estrutura principal. E estrutura secundária.

Lembra da ideia principal que você vai escrever no topo dos seus slides? Agora, com essa ordem distribuída e validada, vamos entender o que mais é preciso entrar de informações para sua apresentação funcionar.Lembre-se que já determinamos a linha principal de argumentação. Portanto, agora é “abrir espaços entre esses slides” e colocar informações novas e que endossem, expliquem ou exemplifiquem essas principais.

Esse também é o momento de avaliar o que não funciona nos seus slides e cortar. Então, perceba que, ao mesmo tempo que colocamos novas informações, também tiramos outras.

07. Escreva a mensagem de cada slide

Adicione as mensagens do slide principal em cada caixa. Enquadrá-lo como um pensamento do investidor. Por exemplo:

Depois de adicionar todas as mensagens de slide, recue e veja se elas funcionam juntas. Se não, mude as mensagens ou mova-as.

08. Tempere cada slide com conteúdo

Coloque seu conteúdo. Mas não precisa se atentar em colocar exatamente tudo nessa etapa de storyboard. Enfim, inclua apenas pontos aproximados e indicações de conteúdo. Considere o que melhor comunica sua mensagem em cada slide. Mate qualquer coisa que não funcione. Agora é a hora de ser eficiente!

09. Represente graficamente esse conteúdo

Agora é a hora de entender graficamente o que vai em cada slide. Como eu ilustro cada etapa do meu conteúdo? Assim sendo, atente-se às mensagens de cada slide e pense qual é a melhor representação gráfica para aquela comunicação em especial. Podem ser imagens, ícones, fotos, ou somente texto. Você define o visual da sua apresentação nesse momento.

10. Validar, validar e validar. Só então Powerpointar

Como falamos, uma das vantagens da criação das apresentações com storyboard é poder validar. Isso vai te dar grande poder de tempo, porque não precisará refazer slides no powerpoint. Afinal, apagar ideias da lousa é muito mais fácil do que refazer slides no software.

Somos o MonkeyBusiness: Estúdio de Motion Design! Produtora de Vídeo, Estúdio de Animação e Agência de Apresentações Criativas. Apaixonados pelo poder de comunicação do Motion Design e especialistas em Apresentações com Storyboard.

Conte com o MonkeyBusiness. Somos um estúdio de Motion Design completo. Uma Produtora de Vídeo de São Paulo. Um Estúdio de Animação. Uma Agência de Apresentações criativas.

Temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e motion design especialistas. Todos eles dedicados a criar vídeos, animações e apresentações. Com o objetivo de transformar conteúdo corporativo em audiovisual. Estamos prontos para trabalhar no seu próximo projeto em Motion Design. Seja ele em vídeo, animação ou apresentação. Clique aqui e vamos falar sobre sua próxima animação, vídeo ou apresentação!

MonkeyBusiness: seu estúdio de animação. Produtora de vídeo. E agência de apresentações criativas

Estúdio de animação. Produtora de vídeo. Agência de apresentações criativas com Motion Design. Acreditamos na estratégia, roteiro e motion design para uma comunicação mais eficiente, inteligente e, logicamente, animada. www.monkeybusiness.com.br. Veja mais nos nossos canais do Vimeo e Youtube.

 



® 2009 MonkeyBusiness LTDA

Estúdio de motion design de São Paulo SP
Produtora Audiovisual / Estúdio de animação / Agência de apresentações profissionais especializados em produção de vídeos, criação de animações e de apresentações criativas

Termos de uso / Privacidade
Fechar
Fechar
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade. Ou entre em contato diretamente pelo e-mail do nosso time de atendimento comercial especialistas em motion design corporativo aqui: contato@monkeybusiness-com-br.umbler.net.
Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.