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Aprenda a apresentar melhor com esses 8 dicas de Abraham Lincoln

Para você que busca criar melhores apresentações, vá fundo na criatividade. Aprenda a apresentar melhor com dicas que ninguém mais usa. Por exemplo, essas 8 dicas de Abraham Lincoln.

Conhecido pelo seu rápido discurso ainda admirado por muitos e considerado um dos melhores discursos da história. O décimo sexto presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, possuía características marcantes em sua forma de falar. Todo palestrante ou profissional que precisa se apresentar deveria entender. Ou ao menos se inspirar. Aprenda a apresentar melhor com essas 8 dicas de Abraham Lincoln:

Início forte

Seu discurso começou com uma frase de impacto. Assim como Martin Luther King com o seu envolvente “I have a dream”. Dentro do contexto de sua apresentação, busque fugir do marasmo das apresentações tradicionais. E inicie sua apresentação com força. Seja um fato, uma imagem ou uma curta história que prenda a atenção.

Contexto permanente

Quando você trabalha um contexto, é preciso manter-se nele até o final. Uma das técnicas conhecidas do storytelling que facilmente envolve a audiência. Assim como no discurso de Abraham Lincoln: “We are met on a great battlefield of that war. We have come to dedicate a portion of that field, as a final resting place for those who here gave their lives that that nation might live.”

Humildade

Lincoln manteve o foco de seu discurso nos soldados, e não se preocupou em falar dele, de seus intentos ou esforços. Ao passar essa lição para apresentações, lembre-se de que um dia você já foi parte de uma audiência que presenciou o palestrante falar sempre dele e nunca dar atenção necessária a quem mais importa: a quem está assistindo.

Engajamento

Analisando o discurso de Abraham Lincoln (em português), você encontrará sempre menções a “nós” e nunca verá ele falando de si mesmo. E não apenas nesse famoso discurso. Mas em diversos documentos encontrados ele mantinha essa linha de comunicação. Que automaticamente o envolvia e colocava no meio de sua audiência. Como se todos compartilhassem de um mesmo momento. Aprenda a apresentar melhor com essa pequena mudança: citar nós gera empatia com o público.

Passado, Presente e Futuro

Considero importante rever um pedaço da história de acordo com o contexto de sua apresentação para aumentar o panorama da audiência sobre o assunto que está apresentando. Da mesma forma, fazer sua projeção sobre o futuro de acordo com o que você está apresentando naquele momento (presente). Assim, você conduzirá a audiência a uma linha de raciocínio completa, e proverá mais informações.

Feche o círculo

Considere que o fluxo de sua mensagem está traçando um círculo. Onde você começa a falar sobre um assunto (o principal de sua apresentação), passa pelos detalhes necessários e, ao final, é preciso encerrar o assunto. Fechar o círculo. Assim, a mensagem estará completa e sem brechas onde as pessoas poderão ter dúvidas ou sentirem-se perdidas.

Seja breve

E isso não significa faltar com informações, mas sim saber selecionar o que é importante para o momento e descartar o resto. O discurso de Lincoln foi bastante curto, passou a mensagem e tocou em pontos importantes, certamente ele poderia ter estendido para mais de uma hora, mas não precisou. E olha que ele estava falando com soldados, imagine você prolongando sua palestra com sua audiência?

Autenticidade

Os discursos e documentos eram escritos por ele próprio, e na época não existiam empresas para cuidar desse material (pelo menos não como atualmente é, por exemplo o Obama, que fez lições sobre comunicação em público para discursar melhor).

Atualmente você pode contar com agências especializadas (como nós!). E pode até escolher terceirizar seu roteiro, mas aconselhamos manter sua essência e, pelo menos, garantir que os principais pontos que você planejou façam parte do material final. E, claro, nunca tente ser outra pessoa. As pessoas percebem facilmente a diferença entre a espontaneidade e uma cópia. Aprenda a apresentar melhor e tire esses problemas da sua vida. Uma boa apresentação não cai em clichês. Não segue modelos. Não usa templates.

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